Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História
A Kia foi fundada a 1 de Dezembro de 1944 como Kyungsung Precision Industry e inicialmente dedicava-se à produção de tubos de aço para a estrutura de bicicletas e outros componentes de bicicleta. Rapidamente a empresa começou a exportar componentes para Hong Kong, o que fez da Kyungsung a primeira empresa coreana a exportar qualquer tipo de mercadorias. Após a guerra da Coreia a Kyungsung mudou o seu nome para Kia Industrial Company, que significa "saindo da Ásia", e começou a produzir a primeira bicicleta a ser produzida em massa na Coreia do Sul, em 1952. Devido ao grande volume de vendas e procura uma nova fábrica foi construída.
A década de 1970 foi uma década de crescimento económico para a Coreia e marcou os primeiros passos na montagem de automóveis por outras empresas locais, tais como a Daewoo e a Hyundai. A Kia começou a dedicar-se à montage de carros em 1970 e em 1973 a empresa decidiu que seria um bom momento para investir numa nova planta de produção, fazendo da Kia a primeira empresa automóvel coreana a produzir os seus próprios motores. O primeiro carro da Kia foi o Kia Brisa S-1000, um sedan de 4 portas que sendo, na verdade, uma versão do Mazda 1000 foi um sucesso.
Apesar do sucesso crescente da Kia, em 1981, o governo coreano, a fim de ganhar algum controlo sobre a indústria automóvel coreana, instruiu a Kia a parar a produção de automóveis e a dedicar-se a veículos comerciais ligeiros. E assim a produção do Kia Brisa terminou em 1981. No entanto, em meados de 1980 as restrições do governo foram retiradas e a Kia conseguiu voltar à produção automóvel. O primeiro carro a ser produzido depois do recuo da restrição do governo foi o Kia Pride em 1986 baseado no Mazda 121.
Durante a década de 1990 a Kia expandiu-se e planeou abrir uma segunda fábrica para finalmente investir na produção de modelos totalmente concebidos por si. Em 1992 começou a ser produzido na nova fábrica o primeiro modelo verdadeiramente da Kia, o Kia Sephia, um sedan de 4 portas vendido como Mentor no Reino Unido. Novos modelos seguiram-se como o Potentia, o Sportage em 1993 e o Avella, em 1994. A Kia começou a exportar para o Reino Unido em 1991 e para a Europa continental e EUA em 1993. Em 1997 a Kia adquiriu os direitos de design para o Lotus Elan.
A crise económica de 1997-98 também atingiu a economia da Coreia e com a recessão a situação da Kia transformou-se para o pior, tendo sido, todavia, "resgatada" pela Hyundai, a única empresa automóvel coreana que foi capaz de se manter numa posição forte. Deste modo, a Kia juntou-se ao Grupo Hyundai em 1998, que apesar de partilhar plataformas e motores tem permitido que ambas as empresas mantenham uma separação saudável, ao continuarem a produzir nas suas fábricas originais.
Entretanto a Kia tem vindo a expandir-se e já estabeleceu fábricas de produção na China, Brasil e Eslováquia.
top
[ reportar isto ]