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Mercedes-Benz 300 SL

Mercedes-Benz 300 SL (Alemanha, 1955-1989)

Mercedes-Benz > [W 198]
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História do modelo

 

O primeiro 300 SL foi lançado em 1952 como um automóvel de corridas de estrada que, na verdade, alcançou alguns resultados notáveis ​​em algumas dessas corridas. Este "Sport Light" (SL) restaurou a reputação da Mercedes-Benz de apresentar carros desportivos potentes após o fim da Segunda Guerra Mundial.
O "300" representa a cilindrada do seu motor, que é de 3 litros, e "SL" seria o início da classe roadsters da Mercedes-Benz. Para além disso, este foi o primeiro automóvel a gasolina na história a ter injeção direta de combustível.

No entanto, a Mercedes decidiu produzir um carro de estrada normal a partir do 300 SL e, deste modo, em 1954 foi lançado o 300 SL Coupé como um "Gran Turismo" desportivo que já não se restringia apenas a competição. A empresa Daimler-Benz foi persuadida pelo seu importador oficial americano, Maximilian E. Hoffman, a começar a vender o 300 SL ao público comum como um modelo desportivo. Este prometeu-lhes um enorme sucesso no mercado dos EUA.
Em contraste às apresentações de outros modelos Mercedes-Benz em solo europeu, o Coupé foi lançado em 1954 no Salão Automóvel de Nova Iorque.

Este novo 300 SL tem sido conhecido como "Gullwing" desde o seu lançamento devido às suas portas de abertura para cima, também conhecidas como asas de borboleta, que claramente se parecem com as asas de pássaros quando abertas.
Estas "asas" não foram incluidas simplesmente como uma opção de design, a realidade é que foram bastante condicionadas pela forma tubular e peculiar do chassis do carro. No entanto, foram claramente por causa delas que o 300 SL se tornou um veículo emblemático e revolucionário para a sua época.

A versão "Gullwing" do 300 SL esteve disponível apenas até 1957, quando foi substituída pela versão roadster que seria a responsável pelo status do SL como uma família de roadsters. Nessa época este era o carro mais rápido do mundo em produção.
No ano em que a produção foi encerrada, em 1963, o 300 SL tinha-se tornado num cabriolet vertiginosamente rápido, inevitavelmente apenas ao alcançe dos clientes mais ricos.
Foram produzidas um total de cerca de 1400 unidades, mais de 80% das quais foram vendidas nos Estados Unidos devido às condições económicas mais favoráveis nesse país depois do pós-Guerra.

Este carro de meados do século XX seria eleito "carro desportivo do século" em 1999.



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Motor e Transmissão

O 300 SL foi construído com um motor dianteiro SOHC de 3.0 litros, com uma potência desenvolvida de 200 a 240 cv e uma velocidade máxima de até 260 km/h.
Este modelo de tração às rodas traseiras foi assistido por uma transmissão manual de 4 velocidades.



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Chassis
Plataforma O 300SL é baseado na plataforma Mercedes-Benz W198.   Suspensão A suspensão independente nas quatro rodas só foi ligada ao diferencial, em vez de ser diretamente ligada às rodas. Apesar da condução suave que se poderia ter, este foi um carro de pouca confiança para ser conduzido a velocidades elevadas ou num piso acidentado. Foi feito um pequeno ajuste na versão roadster de 1957 com o objetivo de melhorar a sua segurança.   Direção Esferas recirculantes.   Travões Este carro vinha originalmente com travões de tambor, mas em 1961 estes foram substituídos por travões de disco embutidos nas quatro rodas.

 



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Carroçaria e Design

O engenheiro de desenvolvimento sénior, Rudolf Uhlenhaut, e o chefe de construção da German Railways, Nallinger, foram os homens responsáveis pelo conceito da carroçaria do primeiro 300 SL (a versão de corrida), que foi lançado em 1952.
O Mercedes 300 SL é um desportivo de dois lugares e duas portas, inicialmente disponível como o coupé com portas gullwing e depois como um roadster aberto.

A aerodinâmica foi a característica mais importante a dar a este modelo, uma vez que foi especificamente concebido para atingir grandes velocidades na estrada com a menor resistência possível. Por esta razão as "sobrancelhas" horizontais tão características acima das rodas foram colocadas neste carro aerodinâmico e o revestimento da carroçaria poderia ser na sua maioria de aço ou em alumínio (80kg a menos).
As linhas elegantes deste carro fizeram dele um veículo inovador e avançado, para além de se ter tornado num ícone de design.



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Automobilismo

No 1º e 2º anos de produção (1952 a 1953), o 300 SL era um carro de corrida, tendo arrecadado um bom número de vitórias e posições no pódio. Apenas no ano de 1952, o 300 SL participou no Mille Miglia, no 24 Horas de Le Mans, no Berne-Bremgarten, na corrida Eifelrennen em Nürburgring e no Carrera Panamericana no México.

As características aerodinâmicas juntamente com o baixo peso estimulou a competitividade e fiabilidade do 300 SL nos circuitos, melhorando as suas hipóteses de vencer.



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Trivia

Curiosamente o Mercedes série "300" original era, na verdade, um conjunto de grandes limusines de luxo.
O 300 SL foi apelidado de "Widowmaker" ou "produtor de viúvas" por ter vitimado vários pilotos do sexo masculino quando sofriam acidentes.



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Mercedes-Benz


A Mercedes-Benz é uma marca pertencente ao Grupo Daimler AG, desde sempre reconhecida pela qualidade e durabilidade dos seus veículos. O Grupo Daimler AG foi fundado em 1924 quando as fábricas Benz & Cie. e a Daimler se fundiram numa única empresa.

O nome Mercedes ficou a dever-se ao austríaco Emil Jellinek que pediu à Daimler que o nome da s...  mais

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