Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

autoviva2013-03-08 12:39:26

Alpine de regresso a Le Mans 35 anos depois

Marca vai participar com um protótipo LMP2 com o apoio da equipa Signatech

 
 
Slideshow
Alpine vai participar com protótipo apoiado pela equipa Signatech

A RenaultRenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
acaba de anunciar que a AlpineAlpineAlpineFrança, 1955 > 199414 modelos
219 fotografias
vai participar na temporada de 2013 do European Le Mans Series e que irá competir nas 24 Horas de Le Mans. Esta decisão tem como principal objetivo “alimentar” a imagem da marca.

Depois de ter surpreendido tudo e todos no Mónaco com a apresentação do protótipo Alpine A110-50 no final do ano passado, a Renault decidiu relançar a marca Alpine no quadro de uma parceria com a britânica Caterham. A nova Société des Automobiles Alpine Caterham já está a desenvolver um novo modelo que deverá começar a ser comercializado em 2016. A participação em Le Mans é um novo passo de recordação da marca e no sentido de abrir caminho para a comercialização de um novo modelo da marca.

Para Carlos Tavares “o regresso da Alpine, já em 2013, às 24h de Le Mans, é o início de uma nova aventura. A grande paixão que nos guiou apoia-se, também, no envolvimento dos nossos parceiros e dos fãs da marca que aproveito para saudar. Etapa a etapa tudo faremos para escrever uma nova página na história desta grande marca Francesa de automóveis desportivos que é a Alpine”.

De salientar que a história da Alpine em Le Mans remonta às décadas de 60 e 70, sendo que entre 1963 e 1978 a Alpine participou onze vezes nas 24 Horas de Le Mans. Neste período os seus modelos venceram por sete vezes a classe, enquanto que o protótipo Alpine A442B, pilotado por Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi, venceu a geral das 24 Horas de Le Mans de 1978.

A Alpine vai associar-se à equipa Signatech no regresso à competição e vai participar com um protótipo LMP2 Alpine, com um motor Nissan de 500 cv, nas cinco provas do Campeonato ELMS, cuja primeira etapa se realiza em Silverstone, no próximo dia 13 de Abril. Os pilotos serão Pierre Ragues e Nelson Panciatici.

O ponto mais alto deste regresso da Alpine será a participação do novo protótipo nas 24 Horas de Le Mans. O terceiro piloto para esta prova será anunciado na apresentação do protótipo, marcada para o dia 24 de Março de 2013, no circuito de Paul Ricard.

Lendas Alpine

A Alpine foi fundada em 1955 por Jean Rédélé e o primeiro modelo, o A106, baseado no chassis Renault 4CV. Os modelos seguintes, em particular o A110, tiveram grande sucesso em ralis e em 1968 a empresa era quase o braço desportivo da Renault. Mas a crise do petróleo fez cair a procura de carros desportivos e a Alpine foi salva pela Renault. A empresa nunca recuperou e em 1994 deixou de existir.

Alpine A106

Em 1954, Jean Rédélé e o amigo Louis Pons venceram Coupe des Alpes com um 4CV modificado. Em homenagem a este evento escolheu o nome "Société des Automobiles Alpine" para a nova empresa onde desenvolveria carros por conta própria. Começou com o Alpine A 106 , que fez parar o Salão de Paris em 1954. A designação A 106 deriva do sistema de designação de motores da Renault.

Alpine A108

Baseado no Renault Dauphine, o A 108 foi introduzido em 1958 como descapotável, seguindo-se em 1959 uma versão fechada. O A 108 Berlinette Tour de France de 1960 é, com um peso de apenas 530 kg, o carro ideal para corridas e ralis. Não só ganhou vários troféus, como criou o ADN do lendário modelo A 110, o modelo seguinte na história da Alpine.

Alpine A110

Em 1962, o público de Paris vê pela primeira vez o novo Alpine A 110, com muitos componentes do R8. Com o seu design extremamente plano e construção leve, o A 110 torna-se num ícone dos rális. Com o sucesso, a cooperação entre Alpine e Renault intensifica-se e os modelos Alpine passam a ser vendidos por vendedores da Renault e a pequeno marca torna-se na equipa oficial de rális da Renault.

Alpine A310

Mas na década de 1970 a marés virou. O Alpine A 310 foi lançado no Salão de Genebra de 1971, com o orçamento da marca a ser todo gasto no desenvolvimento do substituto do A 110, mas o momento da estreia não podia ser pior. A crise do petróleo atingiu o mercado automóvel em 1973 e a procura de carros desportivos caiu e a Renault entrou em cena para adquirir a sua jovem parceira em dificuldades.

Renault Alpine GT

Com a compra da Alpine por parte da Renault em 1973, a sua influência sobre o desenvolvimento de carros desportivos Alpine aumentou. O resultado surgiu no início de 1985 no Salão Automóvel de Genebra com o Alpine GT. Com um motor V6 de 158cv que chegava aos 235 km/h, o Alpine GT era o carro mais rápido do Grupo Renault. A marca era pela primeira vez fabricante oficial de um carro Alpine.

Renault 5 Alpine

A compra da Alpine ampliou as possibilidades da Renault em termos de modificações de carros de estrada. No final de 1975 chegou o Renault 5 Alpine com 93cv. Feito com peças Renault melhoradas, o pequeno carro chegava em dez segundos aos 100 km/h e a uma velocidade de 173 km/h, com um peso de apenas 840 kg. Em apenas sete anos, mais de 70.000 Renault 5 Alpine encontraram comprador.

Renault Alpine A 610

O último modelo produzido foi o Alpine A 610 . Quando a Renault decidiu abandonar o emblema Alpine em 1994, 849 unidades do modelo foram produzidas. O A 610 só estava disponível com um motor turbo de 250cv e que levava o carro a uma velocidade máxima de 265 km/h. Com o A 610 terminou a era Alpine na Renault. Hoje, a fábrica da Alpine em Dieppe é usada para produzir modelos da Renault.

Renault Alpine A110-50

Para comemorar o 50º aniversário da marca Alpine, em 2012, o diretor de design da Renault Laurens van den Acker criou um protótipo Alpine moderno para celebrar a marca. O Alpine A110-50 recebeu o design do protótipo Renault DeZir. Van den Acker redesenhou a frente do carro para se parecer mais com os clássicos Alpine A110, incluindo os faróis de nevoeiro LED que relembram o carro original.

Enciclopédia
AlpineAlpine

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir

evento relacionado

24 Hours of Le Mans
24 Hours of Le Mans em Le Mans 24 Heures
fechar