Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A CaterhamCaterhamReino Unido, 1973 > presente9 modelos
354 fotografias
1 video
é um nome que continua a ser repetido, apesar do facto de estarem normalmente na parte de trás da grelha da Fórmula 1 e de todos os seus carros de estrada serem uma evolução de um design com origem no final dos anos 50 anos. No entanto, o proprietário Tony Fernandes quer expandir a marca e a forma para fazer isso é através da criação de joint ventures com marcas mais estabelecidas. A Caterham ganha acesso aos motores de que precisa e as marcas maiores recebem uma equipa de engenharia muito experiente relativamente barata.
A ideia já deu frutoscom a criação da joint venture da Caterham com a Renault para o relançamento da AlpineAlpineFrança, 1955 > 199414 modelos
219 fotografias
. A RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
vai fornecer os motores enquanto que a Caterham vai ficar responsável pelo chassis e ambas as marcas são acionistas da fábrica de Dieppe.
O próximo passo para Fernandes será a avaliação de outras marcas que gostassem de trabalhar com ele. O empresário confessa que gostaria especialmente de desenvolver um SUV ou um carro citadino.
"Tem que ser através de joint ventures. Quando começamos a AirAsia não nos podíamos dar ao luxo de comprar aviões, tivemos que os alugar. Com uma joint venture automóvel, nós, de certa forma estamos a alugar a tecnologia a outras pessoas, compartilhando plataformas e utilizando as fábricas que já foram construídas", explicou Fernandes.
Os futuros modelos não serão apenas veículos de outras marcas com o símbolo da Caterham. Fernandes tenciona remodelar os veículos para dar-lhes uma identidade distinta.
"Queremos mantê-los acessíveis, mas como uma pequena marca não o podemos fazer sozinhos", concluiu.
EnciclopédiaCaterham |