A Renault Sport apresentou no passado fim-de-semana no Mónaco o mais rápido veículo dos seus seus 40 anos de história. O Clio RS16 é um protótipo com 275cv e teve direito a uma demonstração especial a alta-velocidade ao circuito do Grande Prémio do Mónaco com o piloto de Fórmula 1 da Renault, Kevin Magnussen, ao volante.
Com este protótipo a Renault Sport pretende demonstrar e confirmar a sua reputação de capacidade de criar versões mais desportivas baseadas no Clio. O veículo combina a carroçaria compacta e leve do Clio RS bem como o motor 2.0 litros turbo, com 275cv e 360Nm de binário, e a caixa manual do
Mégane RS 275 Trophy-R. Além disso o RS16 recebe ainda equipamento especial RS, incluindo elementos da sua gama de competição. A Renault espera que no futuro este veículo siga as pisadas de sucesso do
R5 Turbo e do
Clio V6.
O nome do protótipo está ligado ao
RS16, carro que marca o regresso da Renault à Fórmula 1 enquanto equipa oficial. A marca francesa construiu duas unidades do RS16. Uma delas será utilizada para as apresentações oficiais e a outra será utilizada nos testes que serão levados a cabo pela equipa de desenvolvimento da Renault Sport.
Apesar de ainda não ter recebido luz-verde oficial é muito provável que o venham a ser produzida uma série bastante limitada e exclusiva do Clio RS16. A sua produção deverá acontecer na fábrica Alpine em Dieppe com uma duração aproximada de quatro a seis meses. Caso se venha a verificar, o RS16 deverá começar a ser produzido ainda este Verão.
EnciclopédiaRenaultClioClio Gen.4Clio RS16 | Motor -- Cilindrada 122 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima 275 cv Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |