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autoviva2012-08-24 16:40:52

Greenpeace acusa VW de poder baixar mais o consumo do novo Golf

 
 
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Greenpeace já lidera há algum tempo uma campanha contra o registo ambiental da Volkswagen

Mesmo a tempo do início da campanha de lançamento do novo e sétimo VolkswagenVolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
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GolfGolfVolkswagen GolfAlemanha, 1974 > presente7 gerações
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, a organização ambientalista Greenpeace apontou a mira à marca de automóveis de Wolfsburgo com base no desempenho ambiental dos seus modelos.

Desta vez, o novo Golf está no centro das críticas, sobre o qual têm vindo a público os primeiros detalhes técnicos nos últimos dias. A sétima geração do bestseller da VW vai celebrar a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Paris, em setembro.

Apesar da Volkswagen anunciar a nova geração através do seu consumo de combustível e níveis de emissão melhorados, o novo modelo é 100 kg mais leve, 23% mais económico e as emissões foram reduzidas em 13,9%, este esforço parece não ser de todo suficiente para os ativistas do Greenpeace. O grupo ambientalista exige que o consumo do Golf seja reduzido a 3 litros por 100 quilómetros.

No seu relatório, a Greenpeace argumenta que um consumo de combustível de cerca de 3,4 litros de gasolina ou 3 litros de diesel com emissões de CO2 de 80 gramas seria possível no Golf. Além disso, refere que essa situação deve ser possível através do uso da tecnologia convencional - sem eletrificação e sem comprometer a segurança, o conforto e o desempenho. Uma redução significativa no consumo e emissões seria, portanto, possível através de quatro passos relativamente simples: melhoria aerodinâmica e sistema de transmissão e redução do peso e atrito dos pneus. A Greenpeace põe desta forma em questão o compromisso da Volkswagen com a sustentabilidade ambiental já que as medidas simples não teriam impacto significativo nos custos de produção.

A campanha da Greenpeace teve um timing perfeito e encontrou o ponto fraco da Volkswagen. Atualmente, a maior marca de automóveis europeia está a planear ultrapassar a ToyotaToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
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como a maior do mundo. Devido a este plano ambicioso a empresa enfrenta a questão da verdadeira pegada ecológica dos seus produtos. As estimativas iniciais referem que o sétimo Golf será vendido mais de 1 milhão de vezes nos primeiros quatro anos. Ao longo de um período de 10 anos o Greenpeace reconhece que este número poderá chegar aos cerca de 10 milhões. Apesar dos modelos híbridos e elétricos amigos do ambiente atrairem muita atenção dos meios de comunicação, ainda continuam a ser um nicho de mercado meramente estatístico. Que a pegada ecológica de um modelo popular como o Golf é relativamente mais significativa, é tornada surpreendentemente clara através desta campanha.

As Gerações do VW Golf

O Golf foi lançado pela Volkswagen em 1974 e tem sido, desde então o modelo de maior sucesso da marca alemã, capaz até de superar o lendário Beetle. É atualmente o modelo VW mais vendido de sempre com mais de 21 milhões de unidades produzidas e vendidas. O modelo salvou a empresa no momento em que as vendas Beetle caíam drasticamente.

Golf Mk1, 1974-1984

A primeira geração do Golf foi lançada em 1974, dando início a um novo tipo de veículos para a Volkswagen: carros de tração dianteira com motor com radiador de água dianteiro. Os motores a gasolina variavam entre o 1.1l e o 1.8l com potências entre os 49 e os 110cv. Quanto ao motor diesel, havia as opções 1.5l e 1.6l, com potências entre os 48 e 69cv.

Golf Mk2, 1983-1992

A 2ª geração do Golf lançada em agosto de 1983 era uma versão um pouco maior e mais arredondada. Tanto o interior, as dimensões, como o peso e distância entre eixos aumentaram. O motor mais básico era o 1.3l enquanto que o mais potente era o 2.0l, ambos motores a gasolina. Os motores diesel incluíam apenas a opção 1.6l, que podia ser de aspiração natural ou turbo.

Golf Mk3, 1991-1999

Em 1991, a terceira geração do Golf foi lançada e acabou por ser eleito o Carro do Ano de 1992. Os motores a gasolina variavam entre o 1.4l e o 2.9l, com potência entre os 54 e os 188cv.
Havia apenas um motor a diesel, o 1.9l, mas que estava disponível em algumas variantes como o D SDI e TDI. Os motores tinham potências entre os 63 e 109cv.

Golf Mk4, 1997-2003

Na quarta geração do Golf, a Volkswagen forneceu inovação extra nos motores de alto desempenho, especialmente com a versão R32 de 2002 com o motor VR6 3.2l. A gama da quarta geração incluía também um motor a gás 1.8l turbo, bem como o motor de 12 válvulas 2.8l VR6.

Golf Mk5, 2003-2009

Até 2005, o modelo mais vendido da Volkswagen chegava aos 24 milhões de carros produzidos e vendidos e foi oficialmente declarado o terceiro carro mais vendido no mundo. Os motores do Golf Mk5 incluíam FSIs de injeção direta e TDIs. Os motores a gasolina variam entre um 1.4l - turbo e supercharged - ao 2.0l do GTI e ao 3.2l do R32. Os motores diesel eram um 1.9l TDI e um 2.0l TDI ou SDI.

Golf Mk6, 2008-2012

Até ao lançamento da sexta geração, em 2008, já tinham sido vendidas um total de cerca de 26 milhões de unidades do modelo. A gama de motores na altura do lançamento incluía motores entre os 80 e os 170cv. Os motores a gasolina a partir de 120cv, eram todos TSI enquanto os diesel eram novos motores TDI com common rail.

Volkswagen Golf Mk 7, 2012

O novo Golf foi lançado em 2012. A sétima geração é 56 milímetros mais longa e é 59 milímetros mais largo, mas ao mesmo tempo 100 kg mais leve do que o antecessor e com 23% mais eficiência. A distância entre eixos é 43 milímetros mais longa. O modelo mais ecolóico é o BlueMotion com consumo de 3.2l/100km e 85g/km de emissões de CO2.

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4 comentários

audiquattros1
no entanto estes ambientalistas estrangeiros mas principalmente os nacionais andam a passear em veiculos super economicos como nissan's patrol e navarras, mitsubishis strakar's e pajeros e ainda land ...
mais
25.08.2012 @ 23:13
ricardo.inacio.big
é melhor não cumprirem com as ideias dos ambientalistas ou os franceses da Peugeot metem um processo na comissão europeia por concorrência desleal, tal e qual como fizeram à Hyundai...
26.08.2012 @ 04:15
zemsantos
E cá está de novo a GreenPeace a cavalgar a onda, acho que é de consenso generalizado que estes senhores já não têm qualquer credibilidade. Nos últimos tempos vemos as marcas a lançar produtos...
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26.08.2012 @ 11:53
ricardo.inacio.big
a verdade é que o produto mais reciclado e reciclável do mundo é o automóvel, e ninguém se lembra disso, nem o nosso ministro das finanças!
11.09.2012 @ 18:24
Anonymous

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