Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A Deco, associação portuguesa de defesa do consumidor, revelou um novo estudo sobre as oficinas oficiais que mais satisfazem os consumidores e que foi realizado em conjunto com associações congéneres de Espanha, Itália, França e Bélgica. O estudo envolveu um total de 29.665 inquiridos, entre os quais 2189 eram portugueses. Dos consumidores que responderam ao inquérito 82% são homens e a média de idades é de 49 anos.
De acordo com o estudo, a grande maioria dos inquiridos opta por se dirigir às oficinas oficiais enquanto o veículo se encontra na garantia. No entanto, quando esta termina quase metade dos consumidores preferem dirigir-se a oficinas independentes, na procura por uma melhor relação qualidade/preço.
O estudo revela ainda que os três critérios que mais influenciam a satisfação com a oficina são a qualidade e a transparência da informação prestada, a qualidade do trabalho realizada e o tempo de espera para recolher o automóvel. A Deco revelou, ainda, o custo médio de uma revisão nas oficinas oficiais, no entanto, no caso de algumas marcas esse valor não foi revelado.
Fica agora com uma lista das dez marcas que mais satisfazem os consumidores. Concordas com o estudo? Deixa a tua opinião nos comentários no final da notícia, queremos saber a tua experiência.
A Honda é a marca cujas oficinas oficiais são mais apreciadas pelos condutores. Com um preço médio de revisão de 257€, esta parece ser a marca que apresenta uma melhor relação preço/qualidade. No questionário da Proteste a Honda recebeu uma pontuação de 87.
A Mercedes-Benz surge na segunda posição neste estudo da Proteste. As oficinas oficiais da marca premium alemã receberam uma nota de satisfação de 83 pontos. O preço médio de uma revisão periódica ronda os 503€.
A Toyota é a terceira marca que mais satisfaz os seus clientes no que toca a oficinais oficiais. A marca japonesa obteve no estudo 82 pontos e de acordo com os resultados tem um custo de revisão médio de 250€.
Com 81 pontos a Seat é a quarta marca cuja qualidade de atendimento nas oficinas oficias mais agrada aos condutores. A DECO não revela um valor médio pela revisão na marca espanhola.
Os condutores da Audi avaliam as oficinas oficias da marca com uma pontuação de 80 pontos. No caso da marca alemã a DECO volta a não revelar o preço de uma revisão média.
Em sexto lugar no ranking das oficinas oficiais mais satisfatórias surge a BMW. A marca alemã obteve 80 pontos no inquérito da Proteste, com um preço médio por revisão de 354€.
A francesa Citroën surge com os mesmos 80 pontos, o que a coloca entre as dez marcas cujas oficinas oficiais são mais apreciadas. De acordo com a Proteste uma revisão numa oficina custa em média 290€.
A Renault também alcança no estudo da Proteste os mesmos 80 pontos que Audi, BMW e Citroën. Em média um cliente Renault gasta 257€ numa ida à revisão num concessionário oficial.
Com 79 pontos no inquérito, a Nissan é uma das duas últimas marcas a entrar no top 10 das oficinas oficiais com as quais os condutores estão mais satisfeitos. No entanto, não existem dados sobre o custo de uma revisão média.
Com os mesmos 79 pontos a Opel é a última marca a marcar presença no top 10. Segundo o estudo da Proteste, uma revisão numa oficina oficial da marca alemã custa em média 280€.
EnciclopédiaHonda |