Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Carros e Países: Japão

O Toyota Corolla é o modelo mais vendido de todos os tempos com mais de 37 milhões de unidades vendidas ao longo de cinco décadas

O que posso escolher para o Japão? Como todos os países que são grandes produtores de automóveis existem inúmeras opções. Talvez o HondaHondaHondaJapão, 1948 > presente102 modelos
2419 fotografias
10 vídeos
NSXNSXHonda NSXJapão, 1992 > 20062 gerações
11 versões
22 fotografias
3 vídeos
? Não, é um carro demasiadamente de nicho. Ou deveria escolher um dos Hondas com tecnologia V-Tech? Importante, mas não vai ao encontro do objetivo que pretendemos. Em vez disso resolvi escolher o humilde ToyotaToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
4570 fotografias
10 vídeos
CorollaCorollaToyota CorollaJapão, 1966 > presente11 gerações
179 versões
108 fotografias
.

Mais de 37 milhões Corollas foram vendidos até agora, o que é uma verdadeira façanha. Na verdade, é o carro mais vendido no mundo ... de sempre. Se isso não o torna no carro que melhor representa o Japão, então não sei qual o fará.

Eu escolhi o Toyota PriusPriusToyota PriusJapão, 1997 > presente4 gerações
62 versões
149 fotografias
2 vídeos
como o carro da década há já algum tempo em 2010, mas o Corolla tem uma história muito mais longa e provavelmente incorpora as qualidades pelas quais o Japão é famoso, mais do que qualquer modelo mais moderno.

É difícil fazer com que o Corolla soe excitante. Na verdade, na maior parte dos casos não é ... de todo. Mas a Toyota levou o Corolla para os rális e, num dos momentos mais famosos do automobilismo, Carlos Sainz atirou o capacete pela janela traseira do seu Corolla em chamas. O piloto não pode ser acusado já que ficou a 500 metros da linha da meta, que uma vez cruzada teria significado o terceiro título mundial de rális. Não admira que estivesse zangado.

Se Sainz tivesse cruzado a linha da meta será que a imagem sombria do Corolla mudaria assim tanto? Duvido, mas isso prova que a Toyota tem um bom apoio de engenharia e que o Corolla era realmente um carro de rális muito bom.

E de facto é nisso que o Corolla é um carro muito bom. Faz todas as coisas que um carro precisa e tem-no feito consistentemente desde que a Inglaterra ganhou o Campeonato do Mundo de futebol (o que já foi há muito tempo).

Para aqueles que não se lembram quando é que a Inglaterra ganhou o Campeonato do Mundo foi em 1966, ou seja, o Corolla tem saído da fábrica ao longo dos últimos 50 anos e a atual geração é a 11ª do modelo.

O nome Corolla foi construído com base na fiabilidade e na qualidade de fabrico. Isso pode já não ser essencial hoje em dia quando estamos tão acostumados a carros de desempenho impecável e com excelentes dinâmicas de chassis. Mas nos dias da British Leyland e dos primeiros fabricantes de Detroit foi um argumento contundente.

O facto de o Corolla continuar a utilizar o mesmo nome quando tantos outros caíram no esquecimento sugere que o modelo continua a atrair os fiéis da Toyota. E isso também não se deve apenas e só às vendas. Cada vez que é lançado um carro novo uma marca reúne grupos de análise e realiza pesquisas de forma a avaliar a qualidade da sua marca - e o nome do modelo faz parte dessa análise.

Mas existe quem não o veja com muito bons olhos e a Toyota até tentou vender o Corolla como AurisAurisToyota AurisJapão, 2006 > presente3 gerações
177 versões
258 fotografias
em alguns países europeus - mas quantas pessoas sabem realmente o que é um Auris? Não me surpreenderia que o nome Corolla voltasse a ser utilizado aqui.

Quem sabe quanto tempo mais irá perdurar o nome Corolla, e com a China a entrar na produção de automóveis da forma como está e com as aspirações da VW, é muito possível que os 37 milhões de unidades do Corolla (e continuam a subir) sejam retiradas do topo da lista. Mas para que tal aconteça ainda vão ser precisos mais alguns anos.

A incontornável verdade é que, para a maioria das pessoas ir do lugar "A" para o lugar "B" é a função de um carro e é isso que o Corolla faz, e fez, de forma mais consistente do que qualquer outro carro alguma vez produzido. É por isso que o Toyota Corolla tem que ser o carro que representa o Japão.

1ª Geração - 1966-1970

O Corolla E10 foi lançado no Japão em novembro de 1966 no Toyota Corolla Store. O seu principal concorrente era o Datsun 1000, lançado alguns meses antes do Corolla. Esta geração foi vendida até 1970 nas variantes coupé, sedan e carrinha.

Segunda Geração - 1970-1978

Enquanto que o Corolla original era um carro muito bom, sólido e fiável, muitos consideraram-no um carro um pouco pequeno e com pouca potência. A Toyota rapidamente reconheceu a necessidade de tornar o Corolla maior e dotá-lo de mais potência. Assim a segunda geração do Corolla chegou em 1970.

Terceira Geração - 1974-1981

A Terceira Geração do Corolla foi lançada em 1974, e apresentava uma secção central elevada na grelha que era extendida nas carroçarias mais angulares. O modelo contava na altura cinco variantes, incluindo sedans de duas e quatro portas, um coupé de 2 portas, o desportivo SR5 e a carrinha de 5 portas.

4ª Geração - 1979-1984

A quarta geração foi lançada em 1979 no Japão, e foi a última geração a ter toda a gama com tração traseira. Com um novo chassis o Corolla tornou-se num carro mais sofisticado e satisfatório do que qualquer Corolla anterior. Também mudou de uma suspensão traseira de molas para um sistema mais compatível de molas helicoidais.

5ª Geração - 1983-1987

O Corolla da quinta geração é geralmente considerado o mais popular quando comparado com os seus contemporâneos, e no total foram produzidas cerca de 3,3 milhões de unidades. Este modelo de 1983 mudou o Corolla para a tração dianteira. No entanto, o SR5 Coupé, o Liftback e a carrinha mantiveram os chassiss de tração traseira da quarta geração.

6ª Geração - 1987-1992

Em 1987, a Toyota introduziu a 6ª geração do Corolla procurando reduzir os sons que se formavam e sentiam no interior e converter esses ruídos em sons agradáveis. De forma geral esta geração tem um toque mais refinado do que  os Corollas anteriores e outros subcompactos mais velhos. A maioria dos modelos tinham tracção dianteira, em conjunto com algumas versões 4WD All-Trac

7ª Geração - 1991-1998

Em junho de 1991 o Corolla recebeu um redesign e tornou-se num carro maior, mais pesado, com a forma completamente arredondada e aerodinâmica dos anos 90. O Corolla passou para a classe compacta e o coupé continuou a estar disponível como Corolla Levin AE101.

8ª Geração - 1995-2002

Introduzida em maio de 1995, a 8ª geração partilhou a plataforma (portas, em alguns modelos) com o modelo antecessor. Devido a uma recessão, a Toyota ordenou ao chefe de desenvolvimento do Corolla, Takayasu Honda, para cortar custos. A versão europeia do hatchback de 3 portas foi a base do Corolla Rally Car (WRC)

9ª geração - 2001-2008

Em 2001, a 9ª geração do Corolla foi introduzida no Japão, com um design mais ousado e mais tecnologia. Comercializado como sedan compacto premium ou um hatchback acessível, o Corolla foi concebido como um modelo "Global" para atender às diferentes necessidades do mercado, tornando-se um dos modelos mais versáteis e mais popular da Toyota de sempre.

10ª Geração - 2006-presente

O Corolla E140 é a décima geração de carros vendidos pela Toyota com o nome Corolla. Foi lançado em 2006 e desenvolvido para ser mais desportivo, com um interior maior, um chassis mais largo e motor mais económico e mais potente de 1.8-litros.

 

Outros artigos desta série:

Carros e Países: França
Carros e Países: Itália - Ferrari F40
O carro que melhor representa a Alemanha: o Porsche 911 Turbo

 

Enciclopédia
ToyotaToyota
CorollaCorolla

2 comentários

PauloPaixao
Pessoalmente escolheria o Prius, acho que foi um carro marcante e um símbolo do japão e da sua tecnologia
19.10.2012 @ 17:18
mantaray
Um sucesso internacional. Um carro robusto e fiável apesar de nunca ter conhecido uma grande reputação em termos de estilo. Um carro de confiança e feito para durar.
03.01.2013 @ 11:28
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
fechar