Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Nova geração do Mazda MX-5 apresentada

25 anos depois o modelo continua a manter o ADN que o tornou num ícone

 
 
Slideshow
Entre as novidades da nova geração encontram-se um novo chassis de tração traseira e dois novos motores a gasolina SkyActiv

A MazdaMazdaMazdaJapão, 1920 > presente80 modelos
2325 fotografias
7 vídeos
acaba de apresentar a quarta geração daquele que é o detentor do Recorde do Guinness do carro desportivo de dois lugares mais vendido de sempre: o MX-5. 25 anos depois da estreia no Salão Automóvel de Chicago (EUA) a 9 de Fevereiro de 1989 a Mazda reconstruiu do zero o novo modelo sem nunca pôr de parte as raízes que fizeram do MX-5 um ícone da indústria automóvel mundial.

Entre as novidades da nova geração encontram-se  um novo chassis de tração traseira, que será partilhado com um novo roadster da Alfa RomeoAlfa RomeoAlfa RomeoItália, 1910 > presente108 modelos
2257 fotografias
7 vídeos
, para além de dois novos motores a gasolina SkyActiv.

A Mazda descreve esta quarta geração do MX-5 como “o regresso aos objetivos originais do modelo, mantendo o fundamental prazer de conduzir um automóvel ligeiro, desportivo e descapotável, num produto que serve as necessidades atuais.”

Ao contrário do que aconteceu em gerações anteriores, o novo MX-5 é mais pequeno e mais leve do que o carro que substitui. A Mazda avança que a redução de peso situa-se perto dos 100kg, o que significa que o veículo vai pesar pouco mais de uma tonelada. Esta redução foi possível graças à tecnologia Skyactiv de redução do peso do chassis e à utilização de alumínio no capot, na mala e nas asas dianteiras. A capota também utiliza uma estrutura mais leve.

Em termos de dimensões o novo MX-5 é mais pequeno do que a terceira geração. O veículo é 105 milímetros mais curto, com uma distância entre eixos 15mm mais curta. Além disso o modelo é 20mm mais baixo e 10mm mais largo.

Motores e Suspensão

Até ao momento a Mazda apenas confirmou o lançamento de um novo motor SkyActiv para a nova geração do MX-5. No entanto é possível que sejam utilizados dois novos motores a gasolina de injeção direta de 1.5-litros e 2.0-litros. Estes motores devem ter cerca de 140 e 180cv de potência, respectivamente.

A Mazda apostou na melhoria do prazer de condução e manteve a suspensão dianteira de duplo braço triangular e a traseira multi-link. No entanto o motor encontra-se na nova geração colocado mais abaixo e para trás, o que permite baixar o centro de gravidade. Desta formao MX-5 tem agora um perfeito equilíbrio de peso 50:50.

Design

Sob a direção de Ikuo Maeda, o design do novo MX-5 foi desenvolvido na sede japonesa da Mazda. Segundo a marca o novo modelo faz uma nova interpretação da linguagem Kodo, mas desta feita com um look mais simples e esculpido do que os mais recentes modelos Mazda.

O interior continua a seguir a filosofia de anteriores MX-5. O veículo continua a ser um dois lugares com uma capota manual que pode ser colocada com apenas uma mão. Apesar do condutor continuar a ter uma posição baixa dentro do carro, a Mazda afirma que a visibilidade foi melhorada já que o capot foi rebaixado e os pilares A e os caixilhos do pára-brisas são mais estreitos.

Tal como em modelos anteriores o interior do carro tem poucos botões e fáceis de utilizar. A novidade é o ecrã do sistema de info entretenimento, derivado do Mazda3Mazda 3 Gen.3Mazda Mazda 3 Gen.3Japão, 2013 > presente56 versões
87 fotografias
. Tal como outros modelos Mazda é controlado por um botão giratório, colocado junto ao travão de mão convencional.

Houve igualmente uma melhoria em termos de cabine com a utilização de materiais de maior qualidade e mais espaço de arrumação. Além disso a Mazda afirma que se esforçou em melhorar o conforto dos passageiros em condução descapotável.

O novo Mazda MX-5 chega ao mercado português no segundo semestre de 2015.

Enciclopédia
MazdaMazda
MX-5MX-5

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Salão Automóvel de ParisTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar