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A MazdaMazdaJapão, 1920 > presente80 modelos
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acaba de apresentar a quarta geração daquele que é o detentor do Recorde do Guinness do carro desportivo de dois lugares mais vendido de sempre: o MX-5. 25 anos depois da estreia no Salão Automóvel de Chicago (EUA) a 9 de Fevereiro de 1989 a Mazda reconstruiu do zero o novo modelo sem nunca pôr de parte as raízes que fizeram do MX-5 um ícone da indústria automóvel mundial.
Entre as novidades da nova geração encontram-se um novo chassis de tração traseira, que será partilhado com um novo roadster da Alfa RomeoAlfa RomeoItália, 1910 > presente108 modelos
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, para além de dois novos motores a gasolina SkyActiv.
A Mazda descreve esta quarta geração do MX-5 como “o regresso aos objetivos originais do modelo, mantendo o fundamental prazer de conduzir um automóvel ligeiro, desportivo e descapotável, num produto que serve as necessidades atuais.”
Ao contrário do que aconteceu em gerações anteriores, o novo MX-5 é mais pequeno e mais leve do que o carro que substitui. A Mazda avança que a redução de peso situa-se perto dos 100kg, o que significa que o veículo vai pesar pouco mais de uma tonelada. Esta redução foi possível graças à tecnologia Skyactiv de redução do peso do chassis e à utilização de alumínio no capot, na mala e nas asas dianteiras. A capota também utiliza uma estrutura mais leve.
Em termos de dimensões o novo MX-5 é mais pequeno do que a terceira geração. O veículo é 105 milímetros mais curto, com uma distância entre eixos 15mm mais curta. Além disso o modelo é 20mm mais baixo e 10mm mais largo.
Motores e Suspensão
Até ao momento a Mazda apenas confirmou o lançamento de um novo motor SkyActiv para a nova geração do MX-5. No entanto é possível que sejam utilizados dois novos motores a gasolina de injeção direta de 1.5-litros e 2.0-litros. Estes motores devem ter cerca de 140 e 180cv de potência, respectivamente.
A Mazda apostou na melhoria do prazer de condução e manteve a suspensão dianteira de duplo braço triangular e a traseira multi-link. No entanto o motor encontra-se na nova geração colocado mais abaixo e para trás, o que permite baixar o centro de gravidade. Desta formao MX-5 tem agora um perfeito equilíbrio de peso 50:50.
Design
Sob a direção de Ikuo Maeda, o design do novo MX-5 foi desenvolvido na sede japonesa da Mazda. Segundo a marca o novo modelo faz uma nova interpretação da linguagem Kodo, mas desta feita com um look mais simples e esculpido do que os mais recentes modelos Mazda.
O interior continua a seguir a filosofia de anteriores MX-5. O veículo continua a ser um dois lugares com uma capota manual que pode ser colocada com apenas uma mão. Apesar do condutor continuar a ter uma posição baixa dentro do carro, a Mazda afirma que a visibilidade foi melhorada já que o capot foi rebaixado e os pilares A e os caixilhos do pára-brisas são mais estreitos.
Tal como em modelos anteriores o interior do carro tem poucos botões e fáceis de utilizar. A novidade é o ecrã do sistema de info entretenimento, derivado do Mazda3Mazda Mazda 3 Gen.3Japão, 2013 > presente56 versões
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. Tal como outros modelos Mazda é controlado por um botão giratório, colocado junto ao travão de mão convencional.
Houve igualmente uma melhoria em termos de cabine com a utilização de materiais de maior qualidade e mais espaço de arrumação. Além disso a Mazda afirma que se esforçou em melhorar o conforto dos passageiros em condução descapotável.
O novo Mazda MX-5 chega ao mercado português no segundo semestre de 2015.
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