Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Muitas pessoas já se devem ter questionado sobre o significado que alguns dos emblemas das marcas de automóveis do mundo mais famosas encerram. Mas embora haja questões no ar talvez nunca se tenham dado ao trabalho de procurar porque é que o emblema da FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
tem um cavalo negro empinado, ou por que é que o touro é o símbolo da LamborghiniLamborghiniItália, 1963 > presente32 modelos
1447 fotografias
19 vídeos
e porque é que o logótipo da CitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
5346 fotografias
11 vídeos
tem dois "V" invertidos.
Foi a pensar nessas pessoas que o Autoviva foi à procura dos significados mais recônditos de algumas das marcas de automóveis mais conhecidas do público em geral.
Queremos saber a vossa opinião e qual foi o simbolismo que mais vos surpreendeu.
São quatro as argolas que compõem o logótipo da Audi. Cada uma destas argolas representa uma das quatro marcas alemãs que formaram a Auto Union, em fundada em 1947. Estas marcas são a Horch, Audi, Wanderer e DKW.
O emblema da Alfa Romeo é composto por dois elementos principais: um brasão um homem a ser devorado por uma serpente. O brasão é o da cidade de Milão, onde nasceu a marca italiana, enquanto que a figura da serpente a devorar o homem é o símbolo da família real milanesa.
O símbolo da BMW faz uma analogia a uma hélice de avião em movimento, relembrando os anos da marca como construtora de aviões. No entanto as cores azul e branca têm inspiração na bandeira da Baviera, estado alemão onde se encontra sedeada a marca.
Conhecido em França com “Deux Chevron”, os dois “V” invertidos são inconfundivelmente o emblema da Citroën desde 1930. Este símbolo é uma homenagem à engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.
O cavalo negro empinado é uma das imagens de marca do logótipo da Ferrari e foi introduzido nas 24 Horas de Spa em 1932. O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário ás da força aérea italiana durante a I Guerra Mundial. Ao cavalo negro junta-se o fundo amarelo, a cor símbolo da terra natal de Enzo Ferrari, Modena.
A Lamborghini é famosa pelo seu logótipo com o touro dourado. O emblema da marca italiana de carros desportivos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touros, das quais era um verdadeiro aficionado. Aliás, até hoje os carros da marca recebem nomes de touros famosos.
O elemento simbólico principal do logótipo da Maserati é o tridente de Neptuno em cor vermelha. A sua utilização deve-se ao facto de este ser o símbolo de Bolonha, cidade onde foi fundada a Maserati em 1914.
A Mercedes-Benz é famosa pela sua estrela de três pontas. Este logótipo surgiu em 1909, a partir de uma ideia dos filhos de Gottlieb Daimler, Paul e Adolf. Cada uma desta pontas da estrela representa um de três elementos: terra, ar e mar.
O emblema da Mitsubishi é composto por três diamantes, um símbolo que veio do nome da marca, já que “Mitsu” significa três em japonês e “Bishi”, diamante. O logótipo acaba por ser um simbolismo para a durabilidade e beleza dos seus produtos, além de representar domínio do ar, da terra e dos mares, áreas em que o grupo Mitsubishi atua.
A Peugeot é reconhecida pelo emblema do leão que é utilizado desde 1919. A escolha deste símbolo é uma homenagem à cidade francesa Belfort, local onde foi produzido o primeiro modelo da marca francesa.
O emblema da Porsche é uma combinação de dois brasões, o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Estugarda, sede da empresa. As riscas pretas e vermelhas são referência à região alemã e o cavalo preto empinado é símbolo da cidade de Estugarda, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local.
O logótipo da Subaru é composto por uma constelação. Isto porque em japonês o nome Subaru significa plêiade, um conjunto de estrelas.
O símbolo da Toyota é composto por três elipses entrelaçadas que representam o coração dos clientes, o coração do produto e o coração do progresso tecnológico. A combinação das elipses vertical e horizontal simboliza o "T" de Toyota.
O emblema da Volkswagen é composto pelas letras V e W. Estas são as iniciais das palavras alemãs “volks” (povo) e wagen (carro), que em conjunto significam carro do povo, ou popular. Foi com esse propósito que a Volkswagen foi criada, dar a oportunidade de a população em geral ter acesso a um automóvel.