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A segunda geração do 308 foi lançada em 2013.
O 308 destina-se diretamente ao segmento C do mercado europeu que corresponde a cerca de 33% das vendas de automóveis. O carro utiliza a nova plataforma Efficient Modular Platform 2 (EMP2) que lhe permite reduzir 140 kg ao carro atual e rolar sobre uma distância entre eixos mais longa.
O design do carro foi alterado, mas não de forma significativa. A maior distância entre eixos significa saliências mais curtas na frente e atrás. O novo modelo recebe uma grelha de duas peças com uma secção inferior mais larga, ao contrário do design atual. A frente do carro também é mais expressiva do que a geração atual. Caso contrário, o carro é relativamente simples, com as laterais planas e janelas grandes. O 308 provavelmente não vai ganhar nenhum concurso pela sua aparência, mas oferece mais espaço interior ao carro com o mesmo comprimento do que a geração anterior.
Além de reduzir o peso total, a plataforma EMP2 também permite uma nova configuração da suspensão e a introdução da mais recente geração do controlo de estabilidade. Além de reduzir o peso, diminui as saliências, baixa o centro de gravidade e introduz a direção assistida elétrica.
O carro foi lançado com cinco variantes de motores a gasolina e diesel com algumas versões a estarem disponíveis com uma nova transmissão automática de seis velocidades.
Em 2014 o carro está disponível com motores diesel atualizados Peugeot BlueHDI que combinam redução catalítica e filtragem de partículas para reduzir as emissões de NOx em 90%. A versão do 308 é a mais limpa oferecida com 82g/km de emissões de CO2.
As novas versões topo de gama do 308 vêm de fábrica com faróis totalmente em LED.
O interior recebe o i-Cockpit da Peugeot, que inclui um volante mais pequeno e um painel de instrumentos elevado com um sistema de infotainment touchscreen de 9.7 polegadas. O novo modelo também oferece novos sistemas de segurança como a monitorização do ângulo morto, cruise controle adaptativo, alerta de emergência de colisão e travagem de emergência automática.
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O 308 SW foi totalmente redesenhado tendo por base a versão hatchback lançada em 2013 em Frankfurt. A variante beneficia de uma redução de peso, semelhante à registada no hatchback, e perde 140 kg em comparação ao antigo 308 SW.
No lançamento, o Peugeot 308 SW está disponível com uma gama de motores Euro 6 a gasolina e a diesel. Nas versões a gasolina as potências variam entre os 130 e os 155cv com emissões mínimas de 109g/km de CO2. A gama inclui mais tarde os novos três cilindros turbo a gasolina, com versões de 110 e 130cv.
A potência dos motores a gasóleo varia entre os 92 e os 150cv com valores de CO2 que não ultrapassem os 111g/km. Uma das versões mais populares é o novo 1.6 litros diesel BlueHDi de 120cv que, combinado com uma caixa manual de seis velocidades e pneus de baixa resistência, tem consumos médios de 3.0l/100km e emissões de 85g/km, um recorde no segmento.
Além do 1.6 BlueHDi de 120cv, a gama de motores BlueHDi inclui mais dois motores, o 1.6 BlueHDi de 100cv combinado com uma caixa manual de cinco velocidades e o 2.0 BlueHDi de 150cv, disponível com uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática de seis velocidades.
O design do 308 SW é uma versão esticada do 308 hatchback e pretende ter linhas suaves e elegantes. A única grande mudança é a introdução de uma janela na área de carga traseira. A simplicidade é levada para o interior com bancos que dobram totalmente com um único movimento, de resto o interior é idêntico ao da versão padrão do 308.
O 308 SW tem 610 litros de capacidade de carga traseira com os seus 4.58m de comprimento e 1.47m de largura.
Tal como acontece com o 308 hatchback, o sistema de infotainment i-Cockpit da Peugeot será instalado de fábrica no SW, permitindo que o condutor e passageiros possam regular o aquecimento, rádio e outros sistemas no interior do carro utilizando um ecrã touch de 9,7 polegadas.
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O 308 GT foi apresentado em 2014 e está disponível nas variantes hatchback e carrinha.
Os 308 GT estão disponíveis com dois motores, um 1.6-litros THP de 205cv, com sistema Stop&Start e uma caixa manual de seis velocidades, e um motor 2.0-litros BlueHDi de 180cv com uma caixa automática de seis velocidades.
De acordo com a Peugeot, o motor THP tem um consumo médio de 5.6l/100km e emissões médias de 130g/km. Com 285Nm de binário, esta versão atinge os 100km/h em 7.5 segundos. A versão diesel BlueHDi apresenta um consumo médio de 4.0l/100km e produz 103g/km.
O 308 GT recebe algumas modificações de design que o tornam facilmente identificável. A frente desta versão dinâmica tem agora o leão na grelha de três lâminas horizontais em ambos os lados do emblema e iluminação LED. O 308 GT foi equipado com faróis topo-de-gama composta por clusters com 62 LEDs.
Os piscas também recebem um design distinto nas versões 308 GT. O funcionamento sequencial dinâmico, do interior para o exterior, dão ao carro uma maior identidade tecnológica. Estes elementos foram colocados acima das novas entradas de ar que fornecem ao motor ar adicional.
O 308 GT recebe espelhos retrovisores pretos que se fundem com os vidros fumados. Os veículos recebem ainda jantes de diamante de 18 polegadas equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 3.
A versão desportiva do 308 também recebeu algumas atualizações na suspensão para tornar a condução mais desportiva. A distância ao solo foi reduzida em 7mm à frente e 10mm atrás.
O interior do 308 GT também foi atualizado e conta agora com costuras vermelhas e detlahes em alumínio nos pedais e no acabamento das portas.
A Peugeot transpôs o design “i-Cockpit” para o 308 GT, mas inclui um novo grafismo GT no sistema de infotainment e no painel de instrumentos do condutor. O som do motor é mais audível no interior da cabine.
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Peugeot
A primeira fábrica da Peugeot foi construída em Sochaux, perto de Montbéliard, em França, de onde a família era natural. Armand Peugeot era o membro da família mais interessado na indústria automóvel e teve de convencer a família que aquele era um negócio lucrativo durante doze anos. O primeiro veículo produzido pela Peugeot, em 1889, tinha ... mais