Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
A origem da Skoda Auto remonta a 1895. Václav Laurin, mecânico, e Václav Klement, vendedor de livros, compartilhavam uma paixão por bicicletas. Quando Klement tentou obter peças para reparar a sua bicicleta, escreveu ao fabricante em Checo, mas recebeu uma resposta pouco cordial pedindo-lhe para escrever numa língua que pudessem entender. Nesse momento, os dois Checos juntaram-se para fundar a Laurin & Klement que começou a produzir bicicletas sob o nome patriótico: Slavia.
Laurin e Klement construíram motociclos na viragem do século, o que lhes permitiu começar a exportar para a Inglaterra. Esta aventura trouxe-lhe grande popularidade ao ponto de a imprensa afirmar que eram os fabricantes do primeiro motociclo. Mas desde 1905 em diante, que se concentraram na produção carros.
Primeiro Carro
O primeiro carro da Laurin & Klement foi o Voiturette A, que se tornou num sucesso imediato. Isto permitiu que a empresa se estabelecesse internacionalmente.
Após a Primeira Guerra Mundial, a empresa começou a produzir caminhões, aviões, autocarros, entre outros. Em 1924, Laurin & Klement precisava de um parceiro estável e a empresa acabou por ser comprada pela Skoda Works, uma fabricante de armas, também Checa. A partir daí, carros e outros veículos foram produzidos com o emblema da Skoda. Após a depressão, Skoda lançou o modelo Popular, que se mostrou digno do nome ao tornar-se noutro da empresa.
Com a Segunda Guerra Mundial, a Skoda foi forçada a trabalhar para o Governo Alemão e a produção de veículos civis foi limitada. Depois da guerra, a Skoda foi separada da empresa-mãe, tornando-se AZNP em 1946. Durante esse tempo, absorveu as outras empresas de produção automóvel e adquiriu o monopólio de veículos de passageiros.
A Skoda manteve uma boa reputação até ao final da década de 1960. Até aí, tinha lançado no mercado os conhecidos modelos: Skoda 440 Spartak, 445 Octavia e o Skoda 1000 MB, que foram considerados bons carros. Nos anos seguintes, a Skoda não teve nenhum êxito significativo. Foi com o lançamento do Skoda Favorit em 1987 que conseguiu reconstruir a sua reputação.
Skoda Moderna
Em 1990, a Skoda juntou-se ao Grupo Volkswagen, pareleamente com a Audi e a Seat. Desde então, a Skoda tem lançado periodicamente novos modelos. Em 2006, começou a produzir carros na China e no segundo semestre de 2010, a China passou a ser o segundo maior mercado para os automóveis Skoda.
top
Laurin & Klement (1905 - 1925) O logotipo da Laurin & Klement foi usado no primeiro carro feito pela empresa, em 1905. Apresenta as iniciais dos fundadores da empresa no centro, "L" e "K" e está rodeado por folhas de oliveira. Foi usado até 1925. |
|
Skoda (1926 - 1933) A empresa muda de nome para Skoda, mas mantém as folhas de oliveira a envolver o logotipo. |
|
Skoda (1926 - 1990) Este é o mais famoso logotipo da Skoda, foi utilizado durante um longo período. Apareceu pela primeira vez em 1926 e foi utilizado até 1990. Não há nenhuma certeza quanto à origem da "seta alada", mas é ainda usada hoje em dia em alguns componentes dos carros. |
|
Skoda (1990 - 2011) O logotipo preto e verde foi na verdade usado pela primeira vez em 1994. O preto representa o centenário da marca e o verde as preocupações ambientais da empresa. |
|
Skoda (2011 -)
Este é o logotipo atual da Skoda. Mantém o mesmo design do anterior, mas tem um aspeto mais polido. O logotipo foi apresentado no salão de Genebra em 2011. |
top