Faz deste make teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
smart

smart

Alemanha Alemanha (1994 - presente)
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
conteúdos:

História


adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História

A origem da smart remonta aos finais dos anos 90 quando Nicolas Hayek, CEO da SMH, empresa detentora da fabricante de relógios Swatch, começou a desenvolver a ideia de criar um automóvel que tivesse por base as mesmas estratégias de produção e de personalização dos relógios Swatch.

A ideia passou rapidamente a ser conhecida como “Swatchmobile” e a empresa privada de Hayek, a Hayek Engineering AG, começou a desenvolver o novo carro para a SMH com lugar para dois passageiros e motor híbrido.

Hayek sabia que as marcas de automóveis se podiam sentir ameaçadas pelo Swatchmobile, portanto, em vez de competir diretamente com elas, decidi e ir ao encontro delas para encontrar a cooperação de uma marca no projeto. Depois de várias tentativas Hayek chegaria a um acordo em Julho de 1991 com a VolkswagenVolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
para partilhar o desenvolvimento do novo projeto.

Smart Roadster

Smart Roadster

© imagem cedida por: smart

Mas a parceria com a Volkswagen não estaria segura com a chegada de Ferdinand Piëch ao lugar de CEO da Volkswagen em 1993. O novo CEO penso imediatamente em cancelar o projeto porque a Volkswagen estava já a trabalhar no futuroLupoLupoVolkswagen LupoAlemanha, 1998 > 20054 versões
12 fotografias
, que a marca achava ser um melhor produto para o mercado.

Com a possibilidade de ver cancelado o projeto, Hayek decidiu estabelecer novos contactos com outras marcas apresentando o projeto Swatchmobile. Depois de ter sido rejeitado pela BMWBMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
8471 fotografias
43 vídeos
, FiatFiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
4864 fotografias
35 vídeos
, General MotorsGMGMEstados Unidos da América, 1998 > presente8 modelos
240 fotografias
e RenaultRenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
, Hayek conseguiria um acordo informal com a Daimler-Benz AG, detentora da Mercedes-BenzMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
.

O novo acordo entre as duas partes foi anunciado a 4 de Março de 1994, numa conferência de imprensa na sede da Mercedes-Benz em Estugarda. Nascia assim a Micro Compact Car AG (MCC).

O início

Uma das primeiras controvérsias no seio da MCC foi o nome do modelo. Enquanto Nicolas Hayek insistia que o nome Swatch deveria permancer de qualquer forma, a Daimler recusava-o e pretendia um nome neutro. Foi assim que surgiu o nome smart, um acrónimo para Swatch Mercedes Art.

Com 74 possíveis locais de produção do smart, em Dezembro de 1994 a MCC acabou por optar por instalar a “Smartville” em Hambach, na França. Para o modelo de produção Tomforde, membro da direção da MCC, insisti na criação de um sistema modular de produção do smart de forma a que alguns fornecedores também tomassem parte ativa, reduzindo assim os custos de produção mas também de desenvolvimento para a marca. Assim a MCC assinou contratos com empresas como a Faurecia, para os assentos, a VDO para os interiores, o chassis e os módulos das portas passaram a ser responsabilidade da Magna enquanto que os painéis das portas e a suspensão eram assegurados pela Dynamit Nobel e pela Krupp, respetivamente.

Apesar desta grande divisão de custos a MCC seria ainda assim obrigada a fazer uma recapitalização, na qual a Daimler-Benz aumentou a sua parcela na empresa, passando a deter 81% dos ativos.

Smart Forfour

Smart Forfour

© imagem cedida por: smart

O lançamento do smart City-coupesmart cdi city coupésmart smart cdi city coupéAlemanha, 1999 > presente61 fotografias
aconteceu em Outubro de 1998, simultaneamente para nove países europeus. Pouco depois a Daimler-Benz comprou os restantes ativos da empresa à SMH, passando a ser totalmente detida pelo grupo alemão.

Em 1999 a MCC GmbH mudou de nome para MCC smart GmbH e em 2000, deixou para trás quaisquer vestígios da ligação com a SMH, com a marca a chamar-se simplesmente smart GmbH.

Expansão da gama

A oferta de modelos da smart foi aumentada com o lançamento do smart roadsterGN VitesseReino Unido, 1922 > 19221 serie
1 Versão
e do ForfourGN TouringReino Unido, 1921 > 19211 serie
, mas os objetivos ambiciosos da marca não foram alcançados. Aliás entre 2003 e 2006 a  smart obteve prejuízos de 4 biliões de euros. Começaram então os planos para absorção da empresa pela, então, DaimlerChrysler.

Depois do cancelar o planeado Formore e a produção do ForFour e do Roadster a Smart foi liquidada e absorvida pela DaimlerChrysler em 2006.

Atualmente a smart opera como parte da Mercedes-Benz e oferece como único modelo o Fortwo.



Voltar ao topotop

contribuidores para esta marca

orebabasss
editou uma marca
12.03.18
orebabasss
editou uma marca
12.03.18
orebabasss
editou uma marca
12.03.18
orebabasss
adicionou algum texto
12.03.18
fechar