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Carros Clássicos

Design do Classe S: evolução pontuada de revolução

A Mercedes revoluciona o design do modelo aproximadamente de três em três gerações

 
 
Slideshow
O mais recente W222 Classe S é baseado no design do chassis W220 lançado em 1999

A MercedesMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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lançou o novo Classe SS-Class 6Mercedes-Benz S-Class 6Alemanha, 2014 > presente39 versões
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na semana passada e apesar do carro não ultrapassar os limites atuais do design automóvel é uma evolução considerável do design do Classe SS-ClassMercedes-Benz S-ClassAlemanha, 1972 > presente6 gerações
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.

O design é importante ao comprar um carro que custa tanto como algumas casas. Os clientes ricos não querem necessariamente exibir-se, mas o carro não deixa de precisar de ser algo imponente.

A interpretação moderna do Classe S foi introduzida na década de 50. Apesar da Mercedes ter vindo a produzir sedans de luxo praticamente desde que foi fundada, o nome Classe S só apareceu pela primeira vez em 1951 com o modelo 220220 Gen.2Mercedes-Benz 220 Gen.2Alemanha, 1956 > 19595 versões
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. O carro tinha um design de três caixas que ainda se reflete no Classe S atual. Além disso, também tinha os faróis integrados no design do pára-choques. Os carros receberam o apelido de "pontões" por causa dos grandes pára-lamas dianteiros e traseiros arredondados.

Na mesma altura que o 220, a Mercedes tinha o seu 300Type 300 Gen.1Mercedes-Benz Type 300 Gen.1Alemanha, 1951 > 195712 versões
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que representava o seu carro de luxo. Estes carros estavam em pé de igualdade com os modelos da Rolls-RoyceRolls-RoyceRolls-RoyceReino Unido, 1904 > presente31 modelos
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ou de outras marcas de luxo de topo. A Mercedes intrometeu-se neste segmento várias vezes desde então, com carros como o 600600 Gen.2Mercedes-Benz 600 Gen.2Alemanha, 1964 > 19796 versões
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e os MaybachMaybachMaybachAlemanha, 1909 > presente15 modelos
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A grande mudança seguinte no design do Classe S220 Gen.4Mercedes-Benz 220 Gen.4Alemanha, 1959 > 19656 versões
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foi a forma dos fins traseiros que foi introduzida em 1959. O design foi inspirado nos carros americanos dos anos 50, com grandes aletas na traseira baseadas nos aviões militares da 2ª Guerra Mundial. Os fins traseiros da Mercedes nunca foram tão exagerados como o dos carros norte-americanos, mas a inspiração estava lá.

Estes carros também tinham faróis verticais. A combinação dos fins traseiros, dos faróis verticais e muitos cromados para um carro europeu naquela época tornaram o Classe S de 1959 a 1968 num dos designs barrocos mais bonitos daquela altura.

Este Classe S foi também o primeiro veículo desenvolvido com zonas de deformação. Também tinha uma célula de passageiros definida que havia transitado da geração anterior para aumentar ainda mais a segurança.

O carro280 Gen.3Mercedes-Benz 280 Gen.3Alemanha, 1968 > 197315 versões
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recebeu um facelift em 1965 que suavizou muitas destas características que incluiu a redução dos fins e da quantidade de cromados.

Em 1972, a Mercedes substituiu a geração anterior com o primeiro design exterior totalmente novo desde o lançamento do carro de 1951. A forma geral do W116 Classe SS-Class Gen.1 [W 116]Mercedes-Benz S-Class Gen.1 [W 116]Alemanha, 1972 > 198023 versões
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definiria o aspeto de um Classe S até ao ​​W220S-Class Gen.4 [W 220/ V 220]Mercedes-Benz S-Class Gen.4 [W 220/ V 220]Alemanha, 1998 > 200531 versões
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em 1999. Apesar de ter havido três gerações entre 1972 e 1999 o design exterior foi atualizado várias vezes ao longo dos anos mas a sua forma principal nunca foi alterada.

Os carros abandonaram os pára-lamas "pontão", os fins traseiros e os faróis verticais por um design monolítico. Os carros parecem agora grandes e imponentes, com menos cromados e com painéis de chapa metálica mais plana.

O W126 Classe SS-Class Gen.2 [W 126/ V 126]Mercedes-Benz S-Class Gen.2 [W 126/ V 126]Alemanha, 1979 > 199183 versões
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foi introduzido em 1979, mas manteve o mesmo design básico exterior. Os pára-choques foram integrados na carroçaria e coberto em plástico e foram acrescentados painéis de plástico nas laterais. Para além disto houve poucas alterações.

O W140 Classe SS-Class Gen.3 [W 140/ V 140]Mercedes-Benz S-Class Gen.3 [W 140/ V 140]Alemanha, 1991 > 199844 versões
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de 1990 foi o primeiro a apontar para uma mudança de design. O visual ainda era inspirado pelo W116, mas a grelha estava inclinada para trás para melhorar a aerodinâmica. A traseira também recebeu algumas modificações importantes. No entanto, de perfil o carro era basicamente igual.

Por fim, o ​​W220S-Class Gen.4 [W 220/ V 220]Mercedes-Benz S-Class Gen.4 [W 220/ V 220]Alemanha, 1998 > 200531 versões
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revolucionou o design do Classe S quando foi colocado à venda em 1999. A nova geração mudou completamente todos os aspetos do design do modelo com melhor aerodinâmica e um design muito mais elegante. Um facelift em 2003 tornou o carro ainda mais elegante. O W221S-Class Gen.5 [W 221/ V 221]Mercedes-Benz S-Class Gen.5 [W 221/ V 221]Alemanha, 2005 > 201373 versões
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aprimorou ainda mais o design em 2005, mas acrescentou pára-lamas maiores.

A mais recente geração W222 Classe SS-Class 6Mercedes-Benz S-Class 6Alemanha, 2014 > presente39 versões
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continua a mesma linha de design do W220. Recebeu uma nova forma dos faróis de LED e os pára-lamas maiores desapareceram, mas foram substituídos por reentrâncias côncavas que se estendem pelas laterais do carro.

O Classe S gosta de evoluir lentamente, ao longo das décadas, e depois dar um salto enorme em termos de design. Se a história servir de indicação, a próxima geração do Classe S deverá ter direito a um design verdadeiramente revolucionário depois de três gerações de carros inspirados no W220.

Mercedes-Benz 300 (W 186/W 189, 1951-1962)

Lançado em 1951, o prestigiado Mercedes 300 (W 186) era o mais rápido e maior carro a ser produzido em série na Alemanha e o standard pelo qual outros veículos de luxo eram avaliados. Tornou-se conhecido como o "Adenauer Mercedes", porque era o carro oficial favorito do chanceler alemão Konrad Adenauer.

Mercedes-Benz 220 (W 180 de 1954 a 1956)

A geração seguinte chegou em 1954: o modelo 220 foi o primeiro carro da Mercedes de seis cilindros com um design de carroçaria numa só peça. A carroçaria ultramoderna de "pontão" oferecia níveis de conforto nunca antes vistos. O eixo de balanço de junção única tinha um ponto de pivô baixo e fora criado para os carros de corrida da Mercedes.

Mercedes-Benz 220 SE (W 111 de 1959 a 1965)

Os modelos "tailfin" lançados em 1959 receberam a alcunha graças às linhas que decoravam as asas traseiras. A série 111/112 representou um marco na história da indústria automóvel já que esta foi a primeira vez que a cápsula de segurança de Béla Barényi fora colocada em prática num carro de produção em série.

Mercedes-Benz 600 (W 100, de 1963 a 1981)

Em 1963 a Mercedes-Benz lançou o modelo 600 (W 100), que seguiu a tradição do Super Mercedes. Este veículo exclusivo topo-de-gama estava disponível como limusina com uma distância entre eixos normal ou longa, ou numa versão landaulet. A grande quantidade de apontamentos refletia o auge do que era tecnologicamente possível naquela altura.

Mercedes-Benz 280 SEL 3.5 (W 108, 1965 a 1972)

Os sedans elegantes e intemporais da geração 108/109 - os sucessores dos "tailfins" - fizeram a sua estreia em 1965. Um destaque desta geração do Classe S foi o 300 SEL 6.3 que surgiu em 1968. Este veículo topo de gama usava o mesmo motor potente V8 que o modelo 600 e tinha uma performance em pé de igualdade com carros desportivos.

Mercedes-Benz Classe S 116 (1972 a 1980)

Em 1972 a geração 116 estabeleceu novos padrões com um design moderno e recursos de conforto e segurança. Foi a primeira geração a ter o nome oficial de Classe S, embora a letra S tenha sido muito utilizada internamente pela Mercedes como designação de veículos de luxo. Em 1978 o 116 tornou-se no primeiro carro de série do mundo com travões anti-lock.

Mercedes-Benz Classe S 126 (1979 a 1991)

Lançado em 1979, a geração 126 tinha um design clean e moderno, que trocou os tradicionais pára-choques cromados pelos de plástico. Os 126 subiram a fasquia em relação à aerodinâmica, conforto de condução e segurança. Por exemplo, o airbag fez a sua estreia neste modelo em 1981, tal como o airbag dianteiro de passageiro em 1988.

Mercedes-Benz Classe S 140 (1991 a 1998)

Introduzido pela Mercedes-Benz em 1991, o Classe S, série 140, oferecia o máximo de conforto e desempenho. O 600 SE e o 600 SEL foram os primeiros sedans da Mercedes-Benz a estarem equipados com um motor V12. Em 1995, o ESP® (Programa de Estabilidade Eletrónica) foi instalado de fábrica nas versões V12 - uma estreia mundial.

Mercedes-Benz Classe S 220 (1998 a 2005)

Em 1998 o S-Class, série 220, chegou como o modelo topo de gama da Mercedes-Benz. Ficou marcado pelo design mais estreito do que o antecessor. As inovações neste Classe S incluíam o sistema de controlo e exibição COMAND, Active Body Control (a partir de 1999) e o sistema de proteção preventiva dos ocupantes PRE-SAFE (2002).

Mercedes-Benz Classe S 221 (2005 a 2013)

Em 2005 a Mercedes-Benz apresentou o seu conceito de segurança integral na geração 221 do Classe S. Em 2009 o modelo tornou-se no primeiro modelo de luxo da Mercedes-Benz a ter uma versão híbrida - ao mesmo tempo o S 400 HYBRID tornou-se no primeiro carro de produção em série a ser equipado com uma bateria de iões de lítio.

  • Mercedes-Benz 300 (W 186 / W 189, 1951 to 1962)
  • Mercedes-Benz 220 (W 180, 1954 to 1956)
  • Mercedes-Benz 220 SE (W 111, 1959 to 1965)
  • Mercedes-Benz 600 (W 100, 1963 to 1981)
  • Mercedes-Benz 280 SEL 3.5 (W 108, 1965 to 1972)
  • Mercedes-Benz S-Class 116 series (1972 to 1980)
  • Mercedes-Benz S-Class 126 series (1979 to 1991)
  • Mercedes-Benz S-Class 140 series (1991 to 1998)
  • Mercedes-Benz S-Class 220 series (1998 to 2005)
  • Mercedes-Benz S-Class 221 series (2005 to 2013)

Enciclopédia
Mercedes-BenzMercedes-Benz
Classe SClasse S

1 comentário

l_fontes
Um carro de classe à parte. Adoro a forma como a Mercedes optou por amadurecer um design ao longo de mais do que uma geração de forma a que os clientes criem uma ligação forte com o modelo. O exc...
mais
24.05.2013 @ 11:30
Anonymous

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