Audi prepara-se para apresentar na edição deste ano do Salão Automóvel de Frankfurt um protótipo elétrico: o e-tron quattro. De acordo com a marca alemã o veículo serve de antevisão ao novo Q6 totalmente elétrico que a Audi pretende lançar em 2018 para competir com o Tesla X.
O protótipo tem dimensões entre o
Q5 e o
Q7 e está na fase final de construção em Ingolstadt. O modelo que será construído e lançado a partir do e-tron quattro irá tornar-se no primeiro produto de grande escala da Audi, com a condução de zero-emissões a não comprometer o prazer.
O modelo elétrico que está a ser preparado pela Audi está a ser pensado como um opositor direto do já confirmado Tesla X. O programa de desenvolvimento está a ser fomentado e liderado pelo diretor de investigação e desenvolvimento da Audi, Ulrich Hackenberg.
A chegada da versão de produção do e-tron quattro aos mercados está a ser equacionada para 2018 e pretende oferecer uma autonomia elétrica de pelo menos 500km. O modelo será construído com base na plataforma MLB, aquela que está na origem da recém-lançada segunda geração do Q7.
Utilizando os conhecimentos adquiridos com R8 e-tron o e-tron quattro conta com três motores elétricos, um montado na transmissão e dois traseiros, cada um posicionado numa das rodas. Com o primeiro a distribuir potência para o eixo dianteiro o protótipo oferece tração integral, daí a designação quattro.
A energia será fornecida por uma bateria de iões-de-lítio colocada na zona inferior da plataforma, ajudando a reduzir o centro de gravidade do veículo e a balancear a distribuição de peso sobre os eixos.
Mais informações serão fornecidas mais próximo do Salão Automóvel de Frankfurt que decorre entre os dias 17 e 27 de setembro.