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considera as atuais baterias instaladas em carros híbridos e elétricos são de terceira geração, enquanto que as baterias dos híbridos e elétricos de meados de 2004 eram consideradas de primeira geração. Nos oito anos que separam estas três gerações, as baterias tornaram-se 50% mais leves e apresentam uma relação volume/potência melhorada em 40%.
É fantástico que sejam mais leves e eficientes, mas isso não significa nada se as baterias não forem igualmente fiáveis. A Ford desenvolveu um procedimento de teste para colocar as suas baterias sob o equivalente a 10 anos e 241.402 quilómetros de desgaste em 10 meses.
O teste permite aos engenheiros simular o efeito de mover a bateria pelo veículo, ajustar as temperaturas, aceleração e tráfego. Os testes submetem as baterias a temperaturas de 60° para simular as temperaturas mais quentes nos EUA e depois alternam para -40° para simular as temperaturas mais baixas.
"Estudos recentes mostram que os consumidores estão a manter os seus veículos durante mais tempo e as normas em algumas regiões exigem agora que as baterias tenham seguros para maiores distâncias. Felizmente, os nossos testes têm em consideração as distâncias e condições que vão muito além desses requisitos normais", declarou Dan Layden, diretor dos programas de veículos elétricos da Ford.
A Ford tem 1000 engenheiros dedicados a trabalhar em eletrificação e já investiram 103 milhões de euros para criar a sua mais recente gama de carros híbridos.
... Com zero emissões e custos de funcionamento reduzidos. Mas e a ansiedade de autonomia? Poderá alguém superar esta preocupação? E será que oferecem um valor decente pelo seu preço elevado?
A nossa lista apresenta uma visão geral dos veículos elétricos atualmente no mercado, bem como as novidades do futuro.
O Twizy destaca-se graças à sua aparência pouco comum e preço acessível. Apesar das suas pequenas dimensões, o Twizy apresenta uma aceleração no trânsito urbano comparável à de uma scooter. O mini elétrico debita uma potência de 20cv. A bateria de iões de lítio é carregada em três horas e meia e oferece uma autonomia de 100 km. Um passo ousada da Renault e um produto de nicho.
O Zoe chega no final de 2012. Os preços para Portugal ainda não foram anunciados, mas devem começar acima dos 20.000. A autonomia é de 210 km, mas com o frio pode reduzir para 100 km. Uma desvantagem é o pagamento do aluguer da bateria de €79 por mês durante 3 anos. A bateria é recarregada num máximo de 9 horas. O carregamento rápido de 22kW dura apenas 1 hora.
Na terceira posição no que toca ao preço está o smart EV com os seus 74cv e uma velocidade máxima de 120 km/h. A bateria dura sete horas e a autonomia é de 145 km. Tendo em conta que o smart é realmente um carro citadino, parece-nos que poderá fazer muitos quilómetros com ele. Mas ai ai: o elétrico é cerca de 2 vezes mais caro do que a versão base da gama!
A Renault está a criar uma reputação como pioneira na mobilidade elétrica e oferece VEs que funcionam para famílias e empresas. O Fluence ZE atinge uma velocidade máxima de 135 km/h e tem uma autonomia de cerca de 180 km. O preço abaixo dos 30.000 parece tentador, mas faz as contas: tal como com o Zoe ainda tens que pagar 79€ por mês pela bateria!
Com uma capacidade de carga de 1300 litros e zero litros de consumo de gasolina, a carrinha Kangoo ZE parece uma boa opção para as empresas que têm os seus clientes num perímetro de 170 km. Tal como acontece com o Fluence ZE a bateria não está incluída no preço e deve ser alugada por um custo mensal. Será que compensa? Não estamos convencidos.
Mais acima no segmento dos preços vem o i MiEV de cinco portas. De acordo com a Mitsubishi tem uma autonomia de 160 km e atinge os 130 km/h. O tempo de carregamento é de cerca de 14 horas a partir de uma fonte de alimentação de 110 volts e 30 minutos a partir de uma estação de carregamento rápido. Maior do que um smart e com a bateria incluída, esta parece ser uma opção mais oportuna.
De seguida temos o Nissan Leaf, o primeiro carro livre de emissões do mundo a ser comercializado em massa. O Leaf é alimentado por um motor elétrico que obtém a sua energia de uma bateria de iõs de lítio de 24 kW-h que debita até 120 cv. Notável: O Nissan Leaf recebeu, como o primeiro veículo totalmente elétrico, uma classificação de segurança de cinco estrelas da NCAP.
O Citroën C-ZERO é o resultado de uma cooperação entre a Mitsubishi e a fabricante francesa. Tecnologicamente idêntico ao i-MiEV, o motor elétrico fornece 67cv, é alimentado por baterias de íões de lítio e tem uma velocidade máxima de 130 km/h, já a aceleração dos 0 aos 100 km/h acontece em 15 segundos. A autonomia do carro é de 130 km.
O iOn é outro modelo baseado no i-MiEV, alimentado por um motor elétrico com 67 cv que atinge uma velocidade máxima de 130 km/h. O iOn é alimentado por uma bateria de 16 kWh que fornece uma autonomia de 150 km. A recarga completa é feita em seis horas ao utilizar uma fonte doméstica de 220 V. A recarga rápida através de uma fonte de 380 V demora 15 minutos.
O SLS AMG Coupé Electric Drive é um super desportivo e o mais potente veículo de alto desempenho AMG de todos os tempos. Quatro motores elétricos produzem uma potência total de 552 kW. O SLS elétrico acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Este sim é um carro elétrico verdadeiramente sexy!
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