Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O antigo CEO da VolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
4535 fotografias
6 vídeos
Stefan Jacoby acredita que só dentro de 15 anos é que os veículos exclusivamente eléctricos vão ter a sofisticação suficiente para serem bem-sucedidos em relação aos carros convencionais.
"Tornei-me impopular anteriormente por dizer isso, mas não acredito que eles (véiculos elétricos puros) tenham uma aplicação mainstream no futuro próximo", referiu Jacoby.
Jacoby aponta o elevado preço, a curta autonomia e a vida útil da bateria, especialmente em climas frios, como os pontos fracos dos veículos elétricos atualmente.
"Pensa em como te sentes quando o teu telemóvel fica sem bateria e não há nada que possas fazer. A sensação de estar num carro que ficou sem bateria seria muito pior", considera Jacoby.
O antigo CEO admite que há situações em que os veículos elétricos são os mais indicados como carros de cidade.
"Algumas aplicações de nicho vão ter sucesso, como os táxis de curta distância, mas no geral não acredito que os veículos elétricos tenham um papel significativo nos próximos 10 a 15 anos", afirma.
No entanto Jacoby considera que os híbridos vão desempenhar um papel mais importante já que permitem emissões mais baixas, maior economia de combustível, são relativamente acessíveis e convenientes de utilizar.
As previsões de Jacoby parecem certamente acertadas tendo em conta o panorama atual no mercado automóvel. Os veículos elétricos têm sido um falhanço na Europa e as coisas não têm corrido muito melhor na América do Norte. No entanto, os híbridos continuam a ganhar popularidade.
EnciclopédiaVolvo |