Nos últimos anos a Jaguar Land Rover tem feito um grande investimento na investigação de formas alternativas de propulsão de veículos tendo em vista a redução de emissões de carbono. A empresa apresentou no CENEX as mais recentes tecnologias para motores de emissões zero e emissões reduzidas através de dois protótipos baseados no Evoque e no Range Rover Sport, além do protótipo de uma plataforma elétrica.
Através dos três “Concept_e” desenvolvidos internamente, a Jaguar Land Rover apresentou a nova tecnologia de alta performance baseada no Modulo de Acionamento Elétrico eDM (eDrive Module). De acordo com a empresa este novo sistema tem a capacidade de desenvolver o dobro da potência e binário de qualquer motor elétrico atualmente em produção. Esta investigação que teve início em 2013 será a base da criação da próxima geração de Veículos Híbridos e Elétricos.
Liderado pela Jaguar Land Rover, este projeto de investigação, com dois anos de duração, dispõe de 16,3 milhões de libras disponibilizadas parcialmente pela Agência de Inovação do Reino Unido e conta com 12 parceiros tecnológicos do Reino Unido.
“Esta é uma investigação a longo prazo da Jaguar Land Rover, um projeto que explora todos os aspectos do futuro dos modelos híbridos e dos veículos elétricos. Os três “Concept_e” irão permitir-nos desenvolver e testar novas e potenciais soluções tecnológicas que poderão integrar a nossa visão dos veículos de emissões zero e emissões reduzidas em 2020”, refere O Wolfgang Epple, Diretor de Investigação e Tecnologia da Jaguar Land Rover.
São três os
“Concept_e” incluídos na apresentação. O primeiro é um híbrido convencional, ou seja, não Plug-in, chama-se
Concept_e MHEV. Mild Hybrid Electric Vehicle (Veículo Híbrido Elétrico Convencional) e é baseado no Range Rover Evoque. Dispõe de um protótipo de motor diesel (90cv) e um sistema elétrico de 48V. Incorpora um motor de 15kW na cambota dentro de um módulo híbrido com embraiagem de acoplamento intercalada entre o motor de combustão interna e uma caixa de 9 velocidades. O motor-gerador é alimentado por um sistema elétrico avançado de 48 volts e um conjunto de baterias de iões de lítio de 48 volts.
Com uma arquitetura semelhante à do MHEV, mas enquanto híbrido Plug-in temos o
Concept_e PHEV. Plug-in Hybrid Electric Vehicle (Veículo Híbrido Elétrico Plug-In). Este veículo utiliza um protótipo de motor a gasolina (300cv) e caixa de 8 velocidades, ambos montados longitudinalmente num Range Rover Sport. O motor elétrico desenvolve até 150kW e desempenha também a função de motor de arranque. O motor é alimentado por um conjunto de baterias de iões de lítio de 320 volts instalado na bagageira. O sistema híbrido transmite a potência e binário através da caixa de velocidades automática convencional do Range Rover Sport e do sistema de tracção integral permanente de série.
Por fim o
Concept_e BEV Battery Electric Vehicle (Veículo Elétrico a Bateria) serve para exemplificar uma investigação baseada no domínio da arquitectura em alumínio desenvolvida pela Jaguar Land Rover. O piso da carroçaria do veículo foi alterado para a instalação de um sistema de baterias de iões de lítio de 70kWh de Alta Tensão e unidades de acionamento elétrico (EAD). A unidade dianteira conta com uma caixa de apenas uma velocidade acoplada a um motor elétrico de 85kW. A unidade traseira dispõe de uma caixa de duas velocidades com um motor elétrico de 145 kW.