Para assinalar o 100º aniversário da primeira vitória da Peugeot na corrida Indianápolis 500, a marca francesa decidiu lançar um novo protótipo: o L500 R Hybrid. O veículo celebra as aventuras automobilísticas da Peugeot que recuam até ao início do século XX.
Foi no
L45 e na equipa Charlatans, que venceu a prova em 1916, que a Peugeot se inspirou para criar o L500 R Hybrid, um veículo com um design vanguardista com tecnologia híbrida. O triunfo do L45 em Indianápolis foi apenas o início da história de sucesso da marca no automobilismo. Uma das principais diferenças entre o L45 e o L500 R Hybrid é certamente a altura já que ao contrário do carro histórico o protótipo tem apenas um metro de altura e pesa 1000kg.
A Peugeot recorreu à tecnologia híbrida para movimentar o L500 R Hybrid. O protótipo monolugar está equipado com um motor a gasolina de 271cv e ainda dois motores elétricos. Em conjunto os motores totalizam uma potência de 500cv e 730Nm de binário. De acordo com a marca francesa o L500 R Hybrid consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em 2.5 segundos.
Através de um veículo escultural, elegante e tecnológico a Peugeot tentou mostrar a sua visão para o futuro do automobilismo mas, apesar de ser pouco provável que com o seu design futurista o L500 R Hybrid venha a ser produzido, fica claro que faz parte dos planos da marca francesa a aposta na utilização crescente da tecnologia elétrica nos seus veículos de estrada e de corrida.
EnciclopédiaPeugeotL500 Hybrid | Motor -- Cilindrada -- Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima 271 cv Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina / Electricidade Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |