Baseado na plataforma modular EMP2 do Grupo PSA a segunda geração 3008 teve direito a uma antevisão no Salão Automóvel de Paris de 2014 através do protótipo
Quartz. O modelo mantém as linhas musculares desse veículo, alterando a forma de MPV elevado para ser transformar num modelo SUV. O peso foi reduzido até um máximo de 100kg, dando ao carro praticamente as mesmas dimensões dos seus principais rivais
Kia Sportage e
Hyundai Tucson. Embora a distância ao solo tenha sido aumentada em 50 milímetros, a altura total do modelo permaneceu inalterada.
O interior foi desenvolvido de acordo com o mais recente conceito i-Cockpit da Peugeot e inclui um ecrã digital de 12.3 polegadas bem como um sistema de infoentretenimento com um ecrã touch de 8.0 polegadas independente. Ambos podem ser configurados pelo condutor de acordo com as suas preferências e necessidades.
Uma das grandes mudanças no novo 3008 é o aumento da capacidade de carga, que vai até aos 1824 litros com os bancos traseiros rebatidos. A nova bagageira está equipada com uma seção de piso deslizante que permite ajudar o carregamento de volumes de maior dimensão para o interior do compartimento.
Com uma melhor economia de combustível e menores emissões de CO2 do que a , o novo 3008 vai estar disponível com uma gama de dois motores a gasolina e quatro opções diesel. O 1.2l PureTech com 130cv e o 1.6l THP com 165cv vão ser as opções a gasolina disponíveis (com caixas manual e automática de seis velocidades disponíveis). A gama diesel será composta por versões de 100 e 120cv do motor 1.6l BlueHDi, enquanto que o motor 2.0l BlueHDi vai ser oferecido em duas opções de potência (150 e 180cv).
Na altura do lançamento o 3008 vai estar à venda com três níveis de acabamento: Access, Active e Allure.