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teve um ano fantástico em 2012. A marca italiana acaba de divulgar os seus resultados financeiros do último ano e as vendas unitárias e as receitas atingiram valores recorde. Além disso, a Ferrari foi nomeada a marca mais forte do mundo numa pesquisa anual da BrandFinance.
"Estamos todos muito orgulhosos de terminar o ano com este tipo de resultados, apesar do cenário económico desfavorável em muitos países europeus, e distintamente hostil em Itália", referiu o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo.
A Ferrari obteve em 2012 o seu melhor ano desde 2008 tendo vendido 7318 carros, um aumento de 4,5%, e obtido um faturamento total de 2,433 mil milhões de euros, um crescimento de 8%. Os lucros líquidos foram de 244 milhões de euros, uma subida de 17,8% face a 2011. Por cada carro vendido a Ferrari obteve um lucro médio de 14,4%.
A marca italiana tem vindo a investir em tecnologia para o futuro e gastou mais de 324 milhões de euros, um valor superior aos 280 milhões gastos em 2011.
As vendas foram sem dúvida muito fortes para a Ferrari em 2012. Pela primeira vez na sua história, a Ferrari vendeu mais de 2000 unidades na América do Norte, com um total de 2058 carros vendidos, um aumento de 14,6% em relação a 2011. A Ferrari não revelou o valor total de vendas na Europa, mas referiu que as vendas aumentaram no Reino Unido (20,4%), na Suíça (17,4%) e na Alemanha (8,2%). As vendas em Itália caíram 46% em 2012 para 318 carros. No Médio Oriente as vendas subiram 4,5% para 556 carros, na China cresceram 4%, para 784 carros e as japonesas subiram 14,4% para 302 carros.
A Ferrari também lucrou 50 milhões de euros com a marca e o licenciamento do seu nome, mais 40% do que em relação a 2011.
No relatório de 2013 do Top BrandFinance Global 500, um relatório anual que mede as marcas mais valiosas e mais fortes em todos os setores em todo o mundo, a Ferrari surge como a marca mais poderosa do mundo. O rating é baseado nos valores que a BrandFinance atribuiu às marcas naquele ano, em comparação com o ano passado, para além dos seus resultados financeiros.
Segundo o relatório, a marca Ferrari vale em 2013 cerca de 2.7 mil milhões de euros em comparação com os cerca de 2.47 mil milhões de euros de 2012. A Ferrari bateu marcas como a Google, a Coca-Cola, a PricewaterhouseCoopers e a Hermès no ranking das cinco marcas mais poderosas.
As marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o relatório de 2013, são a Apple, a Samsung, a Google, a Microsoft e a Wal-Mart.
A BrandFinance ainda não divulgou o restante relatório de 2013.
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