Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Há poucas décadas atrás, ser dono de um carro não era tão comum como é hoje em dia. Na década de 1930, conduzir, e principalmente fazer grandes viagens pelo país era algo a que nem toda a gente se podia dar ao luxo. Também arrojados e talvez megalómanos podem parecer alguns dos projetos de bombas de gasolina daquela época, em alguns casos autênticos palácios de art déco.
Depois, nos anos de boom económico do pós-guerra, quando os micro carros mais acessíveis começaram a entrar nos mercados dos EUA e na Europa, as massas começaram a saltar para dentro dos seus BeetlesVolkswagen BeetleAlemanha, 1938 > 200339 versões
102 fotografias
3 vídeos
e dos Fiat 500sFiat 500Itália, 1957 > presente15 versões
113 fotografias
para partirem à descoberta do mundo. De repente passou a ser necessária uma infra-estrutura totalmente nova de postos de gasolina ao longo das estradas nacionais e nas autoestradas para abastecer os milhões de carros que passaram a percorrer as estradas de lés-a-lés, pelo que a funcionalidade começou a ser um requisito fundamental.
Aqui ficam algumas das mais marcantes e icónicas bombas de gasolina espalhadas pelo mundo. Com as formas e design mais variados que se possam imaginar estes postos de abastecimento tornaram-se verdadeiros pontos de atração turística para os amantes do mundo automóvel.
O icónico telhado curvo da bomba de gasolina Jack Colker Union faz com que seja um marco da Crescent Drive, em Beverly Hills. A elegante estrutura foi originalmente concebida por Gin Wong para o aeroporto de Los Angeles mas foi reaproveitada para esta bomba em 1965. Surpreendentemente, é um dos poucos postos nesta lista ainda em funcionamento.
Outro marco das bombas de gasolina da Califórnia é a Tramway, construída em 1965 - hoje um centro de visitantes - criada por Albert Frey e considerada um exemplo notável da arquitetura moderna. O edifício em forma de cunha está localizado na Tramway Road, em Palm Springs.
Este posto de gasolina ESSO faz parte da lista de Património Inglês. Construído em 1960 com um desing de cobertura redonda, é a última do género no Reino Unido. O estilo foi originalmente desenvolvido por Elliot Noyle para a Mobil e rapidamente se espalhou e se tornou o aspecto de uma época distinta. O design de cobertura elevada ainda continua a ser utilizado hoje em dia.
A Lindholm Service Station foi criada em 1956 pelo famoso arquiteto F.L. Wright e é ponto de passagem obrigatório em Cloquet, nos EUA. Desde então foram feitas algumas alterações pois originalmente, as bombas foram instaladas no teto e eram puxadas para baixo para o reabastecimento. Diz-se que Wright criou uma comparação à ordenha de uma vaca.
Esta bomba de 1953 foi criada pelo designer industrial e arquiteto Jean Prouvé. A sua concepção funcional é uma estação pré-fabricada, que incorpora a necessidade de aumentar o número de postos de gasolina num curto espaço de tempo. A estrutura simplista parece poder ser montada da noite para o dia e ainda assim ficar impecável.
Criada por W.M. Dudok, esta bomba de gasolina da ESSO de 1953 é um verdadeiro ícone de design dos anos 50. Dudok, considerado um dos mais influentes arquitetos modernos holandeses, desenvolveu a imagem dos postos de gasolina Esso no país. Na época tornou-se comum as gasolineiras contratarem arquitetos para desenvolver um conceito coerente para a rede de postos.
Esta bomba de gasolina remonta a 1937 e foi concebida por Arne Jacobsen, um famoso arquiteto dinamarquês. O seu estilo de design reflete-se nas características minimalistas do edifício, composto por uma loja em forma de caixa e uma cobertura redonda simples. A estação tem sido bem preservada e continua a ser uma das bombas mais funcionais até hoje.
Esta bomba de gasolina moderna "Auto Palace", em Nijmegen, na Holanda, data de 1936. A estrutura do dossel foi criada por B.J. Meerman e J. van der Pijll. É considerada um excelente exemplo do estilo "Nova Objetividade" e é preservada como património nacional. Está fora de serviço desde 1977, foi renovada em 1993 e é hoje em dia utilizada como um escritório de arquitetura.
Esta bomba de gasolina art déco localizada em Shamrock, no Texas, é um ponto de culto para os fãs dos postos de gasolina históricos e extravagantes. O edifício foi criado em 1935, na então chamada Route 66. A estação de serviço histórica, a loja e o café foram restaurados recentemente e agora são utilizados como posto de turismo.
Esta é provavelmente a mais imponente bomba de gasolina do mundo. Erguida em 1938, em Asmara, na Eritreia, pelo italiano Giuseppe Pettazzi, este edifício futurista foi planeado logo à partida como um posto de gasolina. É uma verdadeira relíquia do colonialismo italiano em África em forma de avião e uma obra-prima da arquitetura automóvel.
Aqui ficam outros tops que te podem interessar
Se preferires podes consultar a nossa lista completa de TOPs