Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O Bentley Speed 6 é o carro de corrida mais bem sucedido da Bentley de todos os tempos ao ter conquistado duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1929 e 1930. Este carro marcou também a era dos Bentley Boys - Woolf Barnato, Tim Birkin e Glen Kidston.
O 8C 2300 Le Mans participou pela primeira vez na corrida de 24 Horas em 1931 conduzido por Henry Birkin, que imediatamente o levou a vitória. O carro continuou a vencer as 24 Horas de Le Mans nos anos seguintes até 1934, alcançando um total de 4 vitórias.
Depois de um começo difícil em 1954, o D-Type conquistou a vitória nas 24 Horas de Le Mans em três temporadas consecutivas, entre 1955 e 1957. Enquanto que a vitória de 1955 foi controversa devido ao trágico acidente, 1957 foi ano de maior sucesso, ao conseguir cinco das seis primeiras posições na classificação geral.
No início da década de 60 a Ferrari dominou as 24 Horas de Le Mans com os seus Testa Rossa. O 250 TR venceu a corrida em 1958, 1960 e 1961. O sucesso lendário no automobilismo faz com estes modelos sejam também alguns dos carros mais desejados dos colecionadores em todo o mundo.
O Ford GT40 é o resultado da enorme rivalidade entre Enzo Ferrari e Henry Ford. O americano convenceu-se que iria quebrar o domínio da Ferrari no automobilismo e desenvolveu o carro que iria finalmente consegui-lo em 1966. Até 1969, o Ford GT40 permaneceu invicto em Le Mans e, portanto, é um dos carros de resistência mais bem sucedidos de sempre.
O Porsche 917 foi um protótipo extremamente bem sucedido e competiu pela primeira vez em 1969. Apesar de não ter obtido bons resultados na primeira temporada, mudanças no carro fizeram com que vencesse a prova em 1970 e 1971. O Porsche 917 marca o início do domínio da Porsche nas 24 Horas de Le Mans que se prolongou até à década de 80.
A Porsche é a marca mais bem sucedida da história de Le Mans. Das dezasseis vitórias da Porsche, quatro foram conquistadas pelo 956 entre 1982 e 1985, o que o torna um dos carros de Le Mans mais bem sucedidos da história da corrida. Depois de um acidente fatal de Stefan Bellof em 1985, as preocupações com a segurança levaram a Porsche a substituí-lo pelo modelo 962.
Apesar de só ter conquistado uma vitória em Le Mans, o Mazda 787B não deixa de ser um ícone das corridas de resistência. Foi, até hoje, o único carro japonês a triunfar no circuito francês e também o único a vencer com um motor rotativo wankel.
Apesar da Porsche ainda deter o recorde de vitórias em Le Mans, com 16 troféus, a Audi tem trabalhado no duro para alcançar a marca compatriota. O R8 fez a sua parte, ao conquistar o título por cinco vezes: 2000, 2001, 2002, 2004 e 2005. Com este historial o R8 é até hoje o carro mais bem sucedido que alguma vez competiu em Le Mans.
O Audi R10 TDI pode ser considerado um clássico moderno da história recente das 24 Horas de Le Mans. Não só foi o primeiro carro com motor a diesel a vencer a corrida de resistência, como se manteve invicto durante 3 anos consecutivos: 2006, 2007, 2008. Em 2009 foi substituído pelo R15 TDI.