Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A natureza fundamental de alguns carros induzem forçosamente à violação das regras de trânsito. Bombas com mais de 300 cavalos de potência não são apenas feitas para cumprir os modestos limites de velocidade de 120 km/h, algo que podem duplicar ou até triplicar com uma simples pressão no acelerador.
Portanto deve ser um anacronismo que algumas forças policiais espalhadas pelo mundo, cujo trabalho é fazer cumprir essas regras nas vias públicas, tenham por vezes de conduzir, elas próprias, estas bombas do outro mundo. Pelo menos eles têm um ponto a seu favor: é que às vezes não há outra forma apanhar os criminosos!
Temos muita inveja destes agentes - que trabalho de sonho!
Nos anos 60 e 70 os criminosos franceses enfrentaram grandes perseguições policiais quando o Alpine A 110 chegou à frota da Gendarmerie. O veterano carro de rális com motor de 1500cc e 215km/h de velocidade máxima sprintava como mais nenhum para apanhar ladrões, mas também era um transporte desconfortável que chegava quase a ser uma tortura.
O Honda NSX que se juntou à brigada Crime Stoppers, injetou certamente uma boa dose de respeito a qualquer criminoso. 280cv e uma impressionante velocidade máxima de 280 km/h atiram este coupé policial para o modo de perseguição. Quem quiser jogar à apanhada com este, tem de aparecer com algo que lhe consiga fazer frente.
A Polícia inglesa deve ter ficado muito feliz quando ficou a saber deste. Nenhum polícia teria alguma vez a possibilidade de ser dono de um Ferrari 612 Scaglietti, mas para alguns sortudos, tornou-se num dever diário conduzir pelo quarteirão ao bom estilo italiano. Não, é óbvio que não estamos com inveja...
A Caparo criou um protótipo para a Polícia Met, que, provavelmente, fez salivar um bom punhado de agentes fãs de automóveis. Guiar o T1 numa patrulha pelas ruas de Londres parece incrivelmente divertido, talvez demasiado divertido para um assunto tão sério! Segurança rodoviária pode ser outra preocupação com esta bomba que atinge 329 km/h com 583cv.
Outra arma poderosa da polícia britânica na sua luta contra o crime é este Mitsubishi Lancer Evolution. Este carro atinge a estrada com 280cv e ao mesmo tempo ainda transporta até 5 pessoas, tornando-o num veículo realmente prático em situações normais de detenção.
A frota da polícia italiana está abençoada com supercarros. Pátria dos Lamborghinis e outros que tais, a Polícia do Estado recebeu como donativo, entre outros, este Gallardo LP560-4. Com 560cv e uma velocidade máxima de 326 km/h, vai perseguir quaisquer mafiosos que se atrevam a mexer com o poderoso touro furioso.
A presença na via pública e o tamanho são a especialidade do Hummer H3. O seu ponto forte pode não ser nas clássicas perseguições policiais, mas o H3 tem outras virtudes, como as de bloquear instantaneamente uma estrada, de todo-o-terreno e muito espaço no caso de várias capturas.
Será que a polícia britânica usa este carro apenas em ocasiões especiais? Talvez para as detenções de fugas ao fisco da classe alta em Chelsea? O Jaguar XF vai definitivamente dar um ar de classe a qualquer cena de crime e o polícia que tiver a sorte de conduzir esta viatura, tem com certeza um escritório do qual se pode gabar!
Os Carabinieri italianos têm supercarros, a Polícia inglesa têm os carros de luxo e a Polizei alemã tem carros tuning. Onde preferias combater o crime? O TechArt 911 modificado tem 355cv mas apesar da enorme quantidade de potência faz parte de uma campanha de segurança rodoviária de tuning do Ministério Alemão de Infra-estrutura. Mesmo assim, guiá-lo na Autobahn deve ser bem divertido!
Outro dos carros da polícia a promover o tuning seguro nas estradas alemãs é o Brabus Rocket. Se é eficaz a passar a mensagem é questionável, já que o seu motor de 750cv dispara até uns alucinantes 360 km/h. Será que a segurança rodoviária ainda está garantida a esta velocidade? Temos as nossas dúvidas.
Neste caso os italianos e os ingleses estão a trocar elogios. Numa manobra diplomática sofisticada, a Lotus entregou um dos seus Evora S aos Carabinieri. Pode não se comparar em termos de valores de desempenho a um Gallardo, mas uma condução inteligente pode acabar por ser a melhor opção nas ruas congestionadas de Roma.
O ABT R8 GTR é outra visão alemã de tuning de segurança. Em números: 620cv e 320 km/h estão à disposição da polícia. Esta é a arma apropriada para se certificarem de que realmente perseguem até o mais rápido dos ladrões e não deve só assustar os criminosos, mas também o polícia que ontem conduzia o carro patrulha VW Passat e a quem acabaram de entregar as chaves desta bomba.