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Tudo começou em Paris há mais de 50 anos atrás. O ThunderbirdFord ThunderbirdEstados Unidos da América, 1954 > 200511 gerações
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já nos ofereceu coupés de dois lugares clássicos, roadsters acarinhados, cabriolets e modelos de quatro portas, bem como hardtops e sedans excitantes, num total de mais de 4 milhões de unidades. Passou pelo aspeto "quadrado", o look "projétil", o design mais parecido com aviões a jato e o aspeto luxuoso. Mas a viagem não foi sempre fácil e este clássico americano esteve perto da extinção, mas foi a sua singularidade, individualidade e inovações que lhe garantiram um lugar nas páginas douradas da história da indústria automóvel.
Depois de uma visita ao Grand Palais, em Paris, em 1951, os executivos da Ford Lewis D. Crusoe e George Walker aperceberam-se que a marca precisava de um carro desportivo e assim nos meses que se seguiram os engenheiros trabalharam neste novo modelo.
Quando foi decidido que o carro estava pronto para o lançamento, ainda faltava uma coisa, um nome. Foram sugeridos uma grande variedade de nomes, diz-se que estiveram na mesa quase 5.000 nomes, como Beaver, Detroiter, El Tigre ou Coronado. Mas Crusoe não ficou satisfeito com nenhum deles e chegou a oferecer um fato novo no valor de 195€ a quem o surpreendesse com o nome certo. Essa pessoa viria a ser um jovem designer da Ford chamado Aiden Giberson que, entre outros nomes, sugeriu o nome Thunderbird. O nome Thunderbird tem origem nos desertos do Arizona e do Novo México e de acordo com as lendas dos nativos americanos era uma divindade que ajudava o Homem.
E assim o primeiro Thunderbird de dois lugaresFord ThunderbirdEstados Unidos da América, 1954 > presente1 photo
fez a sua estreia pública a 20 de fevereiro de 1954, no primeiro Salão de Detroit do pós-guerra. Apesar de ter reunido comentários e apreciações muito positivas entre os especialistas e clientes, a vida do Thunderbird original de dois lugares não iria durar muito tempo, uma vez que foi rapidamente substituído por uma variante de quatro lugaresFord ThunderbirdEstados Unidos da América, 1958 > presente3 fotografias
mais comum, devido à realidade da procura por parte dos clientes.
Os anos passaram-se e o Thunderbird continuou a evoluir, do clássico de dois lugares ao estilo quadrado e do look projétil ao estilo mais ousado a partir dos anos 70. E na década de 80, se tivesses problemas de imaginação para escolher as prendas de Natal a cadeia de lojas Neiman Marcus oferecia versões "para ele e para ela" do Thunderbird no seu catálogo.
Depois de uma ausência temporária do mercado, o modelo foi ressuscitado em 2001, com o modelo de 2002Ford Thunderbird Gen.11Estados Unidos da América, 2002 > 20052 versões
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. O novo T-bird era claramente inspirado na primeira geração e era reminiscente do antigo glamour dos carros clássicos.
Em 2004 a Ford comemorou 50 anos do Thunderbird e 50 anos a representar os valores e estilo americano que ajudou o modelo a tornar-se num dos carros mais populares da marca, com cerca de 1,2 milhões de unidades vendidas.
Este carro foi o reflexo do estilo de vida americano por excelência, prático, divertido, porém elegante e único. O Thunderbird cativou os corações dos amantes de carros e irá certamente permanecer na história americana. Uma coisa é certa, não sabemos o que o futuro reserva para o Thunderbird. Talvez a Ford o vá ressuscitar novamente um dia. Quem sabe!
O protótipo do Thunderbird surgiu quando Louis D. Crusoe e George Walker, ambos a serviço da Ford, visitaram o Grand Palais, em Paris, em 1951. Quando viram modelos mais desportivos sabiam que a Ford tinha que ter algo semelhante. Quando voltaram aos EUA já havia um novo modelo em preparação.
Em 1954 o recém-nascido Thunderbird foi apresentado no Salão de Detroit. Acabou por ser mais um carro pessoal do que desportivo e as funcionalidades de luxo tornaram-no num dos modelos mais vendidos do segmento durante anos. O Thunderbird foi um sucesso instantâneo e nos primeiros 10 dias em que o carro chegou ao mercado a Ford recebeu mais de 3.500 encomendas.
Apesar de ser um sucesso, o volume de vendas não cresceu como o esperado. O que se relacionou com o facto de que um carro com dois lugares não era uma escolha ideal para as famílias. A Ford chamou-lhe o fim de uma era. A segunda geração revelada em 1958 tinha quatro lugares. A revista Motor Trend nomeou-o Carro do Ano, tendo sido o primeiro modelo individual a receber o galardão.
Em 1961 a Ford lançou a 3ª geração do T-Bird com styling melhorado e que esteve presente no desfile inaugural do Presidente dos EUA, John F. Kennedy. Esta geração introduziu inovações como o volante "Swing Away", um retrovisor traseiro no tejadilho e pneus opcionais com capas brancas. Durante os 3 anos de produção, um total de 214.375 unidades saíram da linha de montagem.
O Sports Roadster foi lançado em 1962 e foi uma série de produção limitada que oferecia jantes de arames da autoria de Kelsey Hayes. A edição especial oferecia, ainda, crachás especiais e uma tampa para a bagageira em fibra de vidro que cobria o banco de trás e dava a ilusão de estar num carro de dois lugares. Elvis Presley foi um orgulhoso proprietário de um Sports Roadster.
A quarta geração do Thunderbird foi lançada em 1964. Agora ostentava um visual mais quadrado e estava longe de ser um carro desportivo, já que precisava de 11 segundos para atingir os 100km/h. A versão de 1964 foi imortalizada no filme de Ridley Scott, Thelma e Louise, em 1983 no filme The Outsiders de Francis Ford Coppola e no filme Wild at Heart de David Lynch.
Devido à estreia de um coupé semelhante e mais barato com o nome de Ford Mustang em 1964, a marca foi forçada a reposicionar o Thunderbird num segmento superior. E assim, a quinta geração recebeu a sua segunda maior renovação, agora era maior e mais semelhante aos carros da Lincoln. Em 1968 foi introduzido um novo motor V8 com um aumento significativo de potência.
Em 1971 a Ford lançou a sexta geração do T-bird, a maior do modelo. A plataforma utilizada foi a mesma usada no Lincoln Continental MK IV. Grande eram também os motores, um 7.0 ou um opcional V8 7.5. O peso, dimensões e motores traduziam-se em enormes valores de consumo de combustível e quando a crise do petróleo de 1973 atingiu os EUA, a Ford foi forçada a torná-lo mais eficiente.
Considerada a mais popular da história do Thunderbird, a sétima geração nasceu em 1977 e foi produzida até 1979. Era mais pequeno, mais quadrado e mais agressivo e em 3 anos vendeu 955.032 unidades. Em 1978 a Ford produziu uma edição especial Diamond Jubilee para comemorar o 75º aniversário da empresa como fabricante que oferecia todas as opções disponíveis a quase ao dobro do preço.
O tamanho do Thunderbird foi novamente reduzido em 1980, com a introdução da oitava geração. Pesava 363 kg a menos do que a série anterior, e era 432mm mais curto. Usava uma nova plataforma que se traduzia em carros mais eficientes. No entanto, esta geração não fez jus à expectativa e não foi bem recebida pelos clientes, as vendas começaram a cair significativamente.
A nona geração do Thunderbird foi lançada em 1983 e revelou um carro mais aerodinâmico. Durante esta geração a Ford lançou também a variante Turbo Coupé com um look desportivo e características que incluiam controlo de condução automático, travões anti-lock e um motor turbo com intercooler, semelhante ao utilizado no Mustang SVO.
O Thunderbird entrou nos anos 90 totalmente revisto. Era mais aerodinâmico, um pouco mais curto do que o seu antecessor e foi equipado com um motor Essex V6 3.8l OHV. Após duras críticas da equipa de gestão da Ford, a versão de 1991 recebeu um motor Windsor V8 4.9l que debitava 200cv. Em 1994 o exterior recebeu algumas mudanças e, em 1996, o modelo foi atualizado pela última vez.
Depois de um hiato de 5 anos, o T-bird voltou com a nova plataforma DEW da Ford e um estilo retro inspirado nos anos áureos do modelo. Esta decisão baseou-se na tendência atual dos revivalismos, como o New Beetle, o MINI Cooper e outros. A Ford tinha grandes expectativas, mas o objetivo de vender 25,000 unidades nunca se cumpriu. As vendas caíram ano a ano até a produção ser cancelada.