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A McKinsey and Company publicou um estudo no qual prevê que os custos das baterias de iões de lítio, usadas na maioria dos carros elétricos, deverão registar uma queda dos atuais 410 a 491 euros por kW/h para cerca de 164 euros por kW/h em 2020 e para cerca de 131 euros por kW/h em 2025.
O efeito que isso terá sobre a indústria automóvel é enorme. Primeiro, os veículos elétricos vão simplesmente ficar mais baratos. Por exemplo, o NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
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tem atualmente uma bateria de 24kWh. Assumindo um custo de 410 euros por kW/h significa que a bateria tenha um custo de cerca de 9800 euros. Se este estudo estiver correto e os preços caírem, então a mesma bateria passaria a custar cerca de 3935 euros. Isto significa também que pelo mesmo preço a Nissan poderia equipar o Leaf com uma bateria de 60kW/h, assumindo que teria espaço para ela.
Em segundo lugar, se o custo da bateria baixar o suficiente, isto significará que um sistema híbrido moderado que atue simplesmente em paralelo com o motor de combustão interna poderá ser incluído em mais modelos. Estes sistemas não oferecem uma tão grande redução de consumos como nos veículos puramente híbridos, mas permitem reduzir as emissões e aumentar a economia de combustível.
A McKinsey refere que a redução de custos surgirá de processos de fabrico mais eficientes, standardização e uma maior produção para dividir o custo. Também foi previsto que a capacidade da bateria venha a aumentar entre 80% a 110% com as novas tecnologias.
"Em última análise, é preciso conseguir entusiasmar uma pessoa para que compre o veículo. Penso que os fabricantes de peças e as marcas ou os designers [têm de] descobrir qual a forma de armazenamento de energia é o mais entusiasmante para a pessoa que está a comprar o carro. Pode ser a autonomia, pode ser a aceleração, pode ser de armazenamento a bordo. Vamos ter de esperar que o mercado consiga descobrir isso", referiu um dos co-autores do estudo, John Newman.
Uma questão que está a impulsionar esta pesquisa é o preço do petróleo. Com o aumento dos preços dos combustíveis, o investimento nestas tecnologias será mais valioso e a construção de novas fábricas de baterias parecem mais valiosa.
Fonte: Automotive News
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