Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Christopher Bruce2013-02-08 11:31:39

Júri elege as lendas de Le Mans

Onze carros representam a história da prova e estarão em exposição na corrida de 2013

 
 
Slideshow
Eleição recebeu 20,000 votos através da Internet

Um júri composto por antigos pilotos das 24 Horas de Le Mans, representantes da FIA e os fãs na internet votaram em 11 carros (um por cada década e uma dupla empatada) para representar a história das 24 Horas de Le Mans. Os 11 carros estarão em exposição na Aldeia das 24 horas durante a corrida e vão estar expostos durante a visita às boxes, conhecida como "pit walk".

Os 20.000 eleitores de Internet selecionaram os finalistas de cada década e o júri selecionou os vencedores. Entre o júri estavam antigos vencedores da prova como Emanuele Pirro e Yannick Dalmas, Yojiro Terada que participou por 30 ocasiões na prova, o presidente da FIA Jean Todt, presidente da ACO Pierre Fillon, o ator Patrick Dempsey entre outros. O objetivo era selecionar um carro por cada década da corrida que representasse o melhor de cada uma delas.

A razão pela qual houve um empate na década de 90 foi porque a Mazda continua a ser a única fabricante de automóveis japonesa com uma vitória absoluta em Le Mans, e o 905 venceu por duas vezes consecutivas, em 1992 e 1993.

Aqui estão as escolhas do júri:

Década de 2010: Audi R18 Quattro E-tronR18 e-tron quattroAudi R18 e-tron quattroAlemanha, 2012 > presente8 fotografias
2 vídeos

Década de 2000: Audi R10 TDIR10 TDIAudi R10 TDIAlemanha, 2006 > presente4 fotografias

Década de 90: Mazda 787B e o Peugeot 905905 Evo 1 BisPeugeot 905 Evo 1 BisFrança, 1992 > presente1 photo
(empate)

Década de 80: Porche 956956Porsche 956Alemanha, 1982 > 19851 photo
1 video

Década de 70: Porsche 917917KPorsche 917KAlemanha, 1971 > 19713 fotografias

Década de 60: Ford GT40GT40Ford GT40Reino Unido, 1966 > presente3 fotografias
1 video

Década de 50: Jaguar D-TypeD-TypeJaguar D-TypeReino Unido, 1954 > 19572 fotografias

Década de 40: Ferrari 166mm166 MMFerrari 166 MMItália, 1948 > presente1 photo

Década de 30: Alfa Romeo 8C8C 2900 B Le Mans BerlinettaAlfa Romeo 8C 2900 B Le M...Itália, 1938 > presente2 fotografias

Década de 20: Bentley Speed ​​SixSpeed 6Bentley Speed 6Reino Unido, 1928 > presente1 photo

Há alguns meses atrás o Autoviva também tinha preparado a sua própria listagem das lendas de Le Mans. Compara as duas e descobre as diferenças.

Bentley Speed 6

O Bentley Speed 6 é o carro de corrida mais bem sucedido da Bentley de todos os tempos ao ter conquistado duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1929 e 1930. Este carro marcou também a era dos Bentley Boys - Woolf Barnato, Tim Birkin e Glen Kidston.

Alfa Romeo 8C 2300 Le Mans

O 8C 2300 Le Mans participou pela primeira vez na corrida de 24 Horas em 1931 conduzido por Henry Birkin, que imediatamente o levou a vitória. O carro continuou a vencer as 24 Horas de Le Mans nos anos seguintes até 1934, alcançando um total de 4 vitórias.

Jaguar D-Type

Depois de um começo difícil em 1954, o D-Type conquistou a vitória nas 24 Horas de Le Mans em três temporadas consecutivas, entre 1955 e 1957. Enquanto que a vitória de 1955 foi controversa devido ao trágico acidente, 1957 foi ano de maior sucesso, ao conseguir cinco das seis primeiras posições na classificação geral.

Ferrari 250 Testa Rossa

No início da década de 60 a Ferrari dominou as 24 Horas de Le Mans com os seus Testa Rossa. O 250 TR venceu a corrida em 1958, 1960 e 1961. O sucesso lendário no automobilismo faz com estes modelos sejam também alguns dos carros mais desejados dos colecionadores em todo o mundo.

Ford GT40

O Ford GT40 é o resultado da enorme rivalidade entre Enzo Ferrari e Henry Ford. O americano convenceu-se que iria quebrar o domínio da Ferrari no automobilismo e desenvolveu o carro que iria finalmente consegui-lo em 1966. Até 1969, o Ford GT40 permaneceu invicto em Le Mans e, portanto, é um dos carros de resistência mais bem sucedidos de sempre.

Porsche 917

O Porsche 917 foi um protótipo extremamente bem sucedido e competiu pela primeira vez em 1969. Apesar de não ter obtido bons resultados na primeira temporada, mudanças no carro fizeram com que vencesse a prova em 1970 e 1971. O Porsche 917 marca o início do domínio da Porsche nas 24 Horas de Le Mans que se prolongou até à década de 80.

Porsche 956

A Porsche é a marca mais bem sucedida da história de Le Mans. Das dezasseis vitórias da Porsche, quatro foram conquistadas pelo 956 entre 1982 e 1985, o que o torna um dos carros de Le Mans mais bem sucedidos da história da corrida. Depois de um acidente fatal de Stefan Bellof em 1985, as preocupações com a segurança levaram a Porsche a substituí-lo pelo modelo 962.

Mazda 787B

Apesar de só ter conquistado uma vitória em Le Mans, o Mazda 787B não deixa de ser um ícone das corridas de resistência. Foi, até hoje, o único carro japonês a triunfar no circuito francês e também o único a vencer com um motor rotativo wankel.

Audi R8

Apesar da Porsche ainda deter o recorde de vitórias em Le Mans, com 16 troféus, a Audi tem trabalhado no duro para alcançar a marca compatriota. O R8 fez a sua parte, ao conquistar o título por cinco vezes: 2000, 2001, 2002, 2004 e 2005. Com este historial o R8 é até hoje o carro mais bem sucedido que alguma vez competiu em Le Mans.

Audi R10 TDI

O Audi R10 TDI pode ser considerado um clássico moderno da história recente das 24 Horas de Le Mans. Não só foi o primeiro carro com motor a diesel a vencer a corrida de resistência, como se manteve invicto durante 3 anos consecutivos: 2006, 2007, 2008. Em 2009 foi substituído pelo R15 TDI.

1 comentário

mantaray
O GT40 é um mito!!
08.02.2013 @ 13:56
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Le MansTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar