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está a tornar-se numa escolha popular entre os serviços de táxi em toda a Europa por causa dos seus baixos custos de manutenção e da capacidade de circular dentro dos centros urbanos sem emissões. O carro já está a ser utilizado na Holanda, Suíça, Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido. No entanto, as frotas ainda são pequenas em comparação com os táxis a diesel.
"Existem poucas dúvidas de que o Nissan Leaf é um veículo ideal para os operadores de táxi. É barato de conduzir e de fácil manutenção. Conduz-se bem e os passageiros gostam do espaço e do conforto", referiu Jean-Pierre Diernaz, Diretor de Veículos Elétricos da Nissan na Europa.
A grande vantagem para os operadores de táxi está na redução das despesas de combustível e nos custos de manutenção mais baixos do veículo elétrico. As operadoras anunciam uma poupança de 5900 euros em combustível por ano, mais de metade dos gastos com um táxi a diesel.
Um fator importante para os carros elétricos é a disponibilidade de estações de carregamento. Amsterdão tem uma pequena rede de carregadores rápidos que permitem que os táxis da cidade façam um carregamento rápido duas a três vezes por dia. A Taxi-E é uma empresa com sede em Amsterdão que tem uma frota de 13 táxis Leaf.
Até ao final do ano estarão a trabalhar mais dez táxis Leaf em Zurique, na Suíça, que irão usufruir de uma nova rede de carregadores rápidos. A cidade tem uma meta traçada de ter 15% da frota de táxis da cidade elétrica até 2015.
No Reino Unido, a Phoenix Taxis tenciona ter 15 táxis Leaf a funcionar até ao próximo verão.
Fora da Europa, o Leaf é usado como táxi em Nova Iorque, Rio de Janeiro e Japão.
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