Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

autoviva2014-01-29 15:47:00

Nissan revela motor revolucionário para o Zeod RC

Motor tem um rácio peso-potência melhor do que os novos motores que vão ser utilizados na Fórmula 1

 
 
Slideshow
O Zeod RC vai competir na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans

Além de desbravar novos caminhos com o motor elétrico a bordo do NissanNissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
6957 fotografias
12 vídeos
Zeod RC em Le Mans, este ano a Nissan também vai estrear na corrida de 24 horas um novo motor de combustão interna que, de acordo com a marca, vai revolucionar os padrões de desempenho e eficiência.

O Nissan Zeod RC está prestes a tornar-se no primeiro participante em Le Mans a completar uma volta ao Circuito de la Sarthe apenas com recurso a energia elétrica. O carro vai fazer apenas uma volta elétrica em cada reabastecimento, enquanto que durante o resto da corrida o Zeod RC vai ser alimentado pelo novo motor turbo de três cilindros Nissan DIG-T R de 1.5 litros.

O motor de pequena dimensão pesa apenas 40kg, mas produz uns surpreendentes 400cv. Este novo motor tem apenas 500 milímetros de altura, 400 milímetros de comprimento e 200 milímetros de largura. O principal foco da Nissan com o Zeod RC foi redução de dimensões e a eficiência.

Com um limite de rotações de 7500rpm, o Nissan DIG-T R produz 380Nm de binário. Com 10cv por kg o novo motor tem, na realidade, melhor relação peso-potência do que os novos motores que vão ser utilizados esta temporada na Fórmula 1.

O Nissan Zeod RC vai ocupar o lugar na "Garage 56" este ano nas 24 horas de Le Mans, uma participação adicional reservada pelo Automobile Club de l'Ouest para tecnologias novas e inovadoras que nunca tenham sido vistas na clássica prova francesa de resistência.

"A nossa equipa de motores fez um trabalho verdadeiramente notável, com o motor de combustão interna", afirma Darren Cox, Diretor Global da Nissan Motorsport.

"A Nissan vai-se tornar na primeira grande fabricante a usar um motor de três cilindros numa grande competição internacional de automobilismo. Queremos manter a nossa posição como líderes da indústria focando-nos na redução de tamanho. As lições aprendidas com o desenvolvimento do motor poderão ser vistas em futuros carros de estrada da Nissan".

"O nosso objetivo é estabelecer novos padrões em termos de eficiência no que diz respeito a todos os aspetos do carro - motorização, aerodinâmica e condução. No que toca aos motores temos trabalhado em estreita colaboração com a equipa da Total não só para reduzir o atrito no interior do motor, mas também em todos os componentes do motor. O atrito é o inimigo da potência e combater isso foi dos principais objetivos de eficiência no qual nos concentramos" explicou Cox.

O Nissan Zeod RC estreou-se em pista pela primeira vez na semana passada, com ambos os motores de combustão interna e elétricos instalados. Ambos estão ligados a uma caixa de cinco velocidades, que transfere a potência para o asfalto através de pneus Michelin.

O protótipo da Nissan vai passar por um extenso programa de testes nos próximos quatro meses antes de fazer a sua estreia competitiva nas 24 Horas de Le Mans em junho.

Enciclopédia
NissanNissan

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Le MansTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar