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A Reuters e o jornal francês La Tribune estão a anunciar que a General MotorsGMEstados Unidos da América, 1998 > presente8 modelos
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está a negociar com a PSA PeugeotPeugeotFrança, 1882 > presente120 modelos
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CitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
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a criação de uma joint venture entre as suas unidades europeias OpelOpelAlemanha, 1863 > presente85 modelos
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e VauxhallVauxhallReino Unido, 1857 > presente31 modelos
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e as marcas francesas. Esta deverá ser a segunda fase de cooperação da GM com a PSA desde a aquisição de 8% da empresa em fevereiro.
O plano passa pela criação de uma nova joint venture da qual a GM seria proprietária de 30% e pagaria cerca de 7.7 biliões de euros para ajudar no arranque. Uma vez que iria possuir apenas 30%, a GM seria um dos acionistas, mas não proprietária da nova empresa e não teria de apresentar os dados financeiros da nova empresa no seu livro de encargos.
A GM espera que ao dar ao grupo francês uma participação de 70% no novo empreendimento permita tornar o negócio mais atrativo para o governo francês, que detém uma parte das ações da PSA.
De acordo com fontes internas, as tentativas de aprofundar o laço entre GM e PSA têm sido feitas logo após a aquisição de parte da PSA pelo grupo americano. Este plano de joint venture é apenas o mais recente cenário a ser negociado. Os dois grupos também já equacionaram vender a Opel à PSA e vender a PSA à GM.
"Existe demasiada capacidade, não apenas em termos de fábricas, mas também em termos de trabalhadores de colarinho branco. Esta seria uma forma de pegar em duas empresas e transformá-la numa só e livrarem-se de muitos desses recursos", referiu uma fonte próxima às negociações.
Se a fusão funcionar irá permitir a partilha de plataformas e motores entre as quatro marcas, o que poderá reduzir custos. Infelizmente se já existe capacidade em excesso neste momento, juntar as quatro empresas vai significar um excedente ainda maior. Isto significa que fábricas de um lado ou de outro vão ter que fechar.
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