Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
está a lançar no Salão Automóvel de Nova Déli o Kwid ConceptRenault Kwid ConceptFrança, 2014 > 2014, um SUV compacto que pretende destacar o compromisso da Renault com novos mercados, como a Índia, bem como a capacidade da empresa produzir produtos atrativos neste segmento. O carro tem um design robusto, mas divertido e está recheado de pormenores tecnológicos, incluindo um mini-helicóptero.
O Kwid Concept é o primeiro protótipo da Renault destinado aos mercados emergentes e foi desenvolvido em conjunto por designers de todo o mundo, em França, Índia, Rússia, Brasil e Japão.
O novo protótipo da Renault foi concebido com a colaboração da Renault Design India e é revestido pela pétala "Explore" da estratégia de design baseada no ciclo de vida da Renault. As proporções e dimensões do veículo, bem como as saliências muito curtas dão a impressão de um veículo vigoroso, enquanto que as rodas de grandes dimensões que saem dos pára-lamas o tornam parecido com um buggy. O veículo vem com uma transmissão de duas rodas motrizes, mas esconde-se atrás da fachada de um todo-o-terreno.
O interior do Kwid Concept foi projetado para parecer um casulo confortável e é inspirado num ninho de pássaro. Os bancos do veículo, suspensos sobre uma base sólida branca, dão uma impressão de leveza. O veículo também possui ar condicionado traseiro com controlos nas costas do banco do condutor, bem como ventilação através de perfurações concêntricas. O painel de instrumentos é um tablet integrado que comanda a navegação de um mini-helicóptero, o Flying Companion.
Com o objetivo de oferecer um experiência de condução segura e divertida, o Flying Companion é o primeiro "gadget" deste tipo na indústria automóvel. O mini helicóptero sai da parte traseira do tejadilho do Kwid Concept e pode ser comandado através de dois modos, o modo automático utilizando uma sequência de vôo pré-programada e localização GPS, bem como o modo manual, que permite que o Flying Companion seja controlado utilizando um tablet no interior do veículo. O mini-helicóptero pode ser utilizado para uma série de funções, incluindo a avaliação do trânsito, tirar fotografias à paisagem e detetar obstáculos na estrada.
"Os clientes nos novos mercados são muito mais jovens. As suas expectativas são diferentes e os clientes são basicamente jogadores. Tendem a ter um interesse maior por tecnologia e por se divertir. Este protótipo responde a essas necessidades de várias formas, mas principalmente graças ao Flying Companion que torna a condução segura e divertida. Esta é a primeira vez na longa história da indústria automóvel que podemos conduzir em terra com um olho no céu. É uma característica incrível!" refere Serge Mouangue, Gestor de Marca e Gestor do Laboratório Cooperativo de Inovação.
O Kwid Concept está preparado para receber a tecnologia de condução elétrica, incluindo uma tomada de carregamento atrás do logotipo da Renault. No entanto, o veículo foi equipado com a última geração dos motores 1.2 litros a gasolina turbo, combinado com uma transmissão de dupla embraiagem EDC que oferece o prazer de condução com baixo consumo de combustível. Outras características de tecnologia incluídas no veículo são o banco elétrico central instalado sobre um trilho central, abertura automática das portas, iluminação LED, ausência da alavanca de velocidades (foi instalado um comando com botões ao lado do volante). O ecrã tátil TFT vertical funciona como painel de instrumentos e também fornece acesso a serviços de conetividade.
Reiterar o compromisso com a Índia
Sendo o primeiro protótipo Renault a ser revelado fora da Europa, o Kwid Concept demonstra o lugar importante que a Índia tem na estratégia global da marca francesa, bem como a capacidade da empresa de oferecer produtos atrativos no segmento de carros compactos.
"Esta é a primeira vez que optamos por revelar um protótipo fora da Europa e este é um sinal eloquente do nosso compromisso com a Índia. Os clientes jovens na Índia são muitas vezes percurssores de tendências, sempre ansiosos por inovar quando se trata de tecnologia e condução agradáveis", afirmou Gilles Normand, Presidente da Região Ásia-Pacífico, da Renault SAS.
EnciclopédiaRenault |