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As entregas em maior número do RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
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ZoeRenault ZoeFrança, 2012 > presente7 fotografias
começaram quase um ano após os primeiros carros deixarem a linha de produção. A Renault lançou o Zoe lentamente, até agora os carros estavam apenas disponíveis para alguns compradores especiais, mas a fábrica de Flins vai agora apoiar a produção em massa.
O Zoe é construído sobre a mesma linha de produção do novo ClioRenault Clio Gen.4França, 2012 > presente92 versões
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. Os mesmos robots montam as peças, e a única mudança radical está na secção de estampagem que cria os painéis do carro. A carroçaria recebe 500 soldaduras suplementares para reforçar o piso traseiro de forma a proteger a bateria de colisões traseiras.
"A chegada de um veículo elétrico poderia ter introduzido uma série de mudanças, mas conseguimos mantê-las a um mínimo", revelou Didier Lehingue, vice-diretor da fábrica de Flins.
A Renault também construiu uma fábrica de baterias de 500 metros quadrados ao lado da fábrica de Flins para fornecer baterias ao Zoe. Por razões de segurança, está dividida numa área de 60V e uma área de 400v. A maioria das tarefas manuais são feitas na área de 60V, e a área de 400v é deixada para as montagens mais perigosas e automatizadas. Cada bateria tem uma selagem de 5m de comprimento instalada por robots que se encaixa entre os parafusos, ao longo do perímetro.
EnciclopédiaRenaultZoe Gen.1Zoe |