Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A organização responsável pelos testes de segurança de acidentes EuroNCAP lançou a lista dos veículos mais seguros que foram testados em 2012 em cada categoria. Para além disso, a organização também revelou os piores carros que foram testados no último ano.
A EuroNCAP testou 36 carros em 2012 e 26 deles receberam uma nota de cinco estrelas. Um modelo, o Isuzu D-MaxIsuzu D-MaxJapão, 2002 > presente39 versões
45 fotografias
1 video
teve quatro estrelas e oito modelos tiveram três estrelas.
Os dois piores carros que foram testados em 2012 foram o Jeep CompassJeep CompassEstados Unidos da América, 2007 > presente41 versões
68 fotografias
e o Renault TraficRenault Trafic Gen.2França, 2000 > presente125 versões
137 fotografias
, ambos receberam pontuação de duas estrelas. O Compass recebeu essa pontuação por causa das classificações de 61% em termos de proteção de adultos, 76% na proteção de crianças, 23% na segurança de pedestres e 43% em termos de assistência de segurança. O maior problema foi a falta de segurança dos peões e a falta de proteção de peito e pernas dos passageiros da frente.
O Trafic teve uma classificação de 58% na proteção de adultos, 79% na de crianças, 28% na proteção de pedestres e uma nota de segurança de 14%. O maior problema deste modelo é inexistência de air bags laterais e lesões no peito e nas pernas do condutor. Também teve uma má classificação em termos de lesão de pescoço.
Todos os vencedores por categoria receberam cinco estrelas.
Podes ver todas as classificações do EuroNCAP e mais detalhes sobre os carros que venceram o prémio no site oficial desta organização.
Agora está na hora de descobrirmos os vencedores:
O Renault Clio venceu o prémio de melhor de 2012 na classe supermini e destacou-se em tecnologia de segurança. Nessa categoria recebeu uma pontuação de 99%.
O V40 é hoje em dia um dos carros mais seguros na estrada. Venceu na categoria de familiar compacto e mostrou ser excelente em todos os critérios do teste EuroNCAP
O BMW Série 3 venceu o prémio de melhor do ano na classe familiar de grandes dimensões, em parte graças à sua classificação de 95% na segurança de adultos.
O B-Max é um dos vencedores ex-aequo na categoria MPV compacto. O modelo da Ford obteve resultados elevados em todas as áreas, mas o seu co-vencedor bateu-o ligeiramente em termos de segurança de adultos.
O 500L é o outro vencedor na categoria MPV compacto. O modelo da Fiat bateu o B-Max por 2% na classificação de segurança de adultos, mas nas restantes categorias teve classificações ligeiramente mais baixas.
A Ford voltou a ganhar com o Kuga na classe 4X4 compacto. O EuroNCAP atribuiu-lhe uma classificação de 100% em termos de equipamento de segurança e uma classificação de segurança de 94% de adultos.
O Hyundai Santa Fe venceu o prémio de melhor de 2012 na categoria 4X4 de grandes dimensões. O modelo disponível nas versões de cinco e sete passageiros obteve notas elevadas em todas as categorias, exceto na segurança auxiliar onde obteve uma nota de 86%.
O Ford Transit Custom oferece à marca norte-americana uma terceira vitória em sete categorias. Esta é a primeira vez que o EuroNCAP atribuiu o prémio ao melhor do ano na classe utilitário comercial e familiar. Contudo a classificação de segurança de peões foi de apenas 48%.