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A Alpine está em 2012 a comemorar o seu 50º aniversário e a Renault está a comemorar a marca com o lançamento de um protótipo de um Alpine moderno.
Exterior
Em termos de design, o Alpine A110-50, apresentado no Mónaco, inspira-se no protótipo Renault Dezir. Van den Acker redesenhou a frente para a tornar mais parecida com a dos clássicos Alpine A110, incluindo faróis de nevoeiro em LED que evocam o carro original. Contudo, mantém a maior parte da carroçaria fluida do Dezir. Ao A110-50 foi acrescentada uma janela traseira, o que faz com que o motor esteja visível.
Aerodinamicamente, o A110-50 cria uma grande quantidade de downforce e está equipado com um separador dianteiro e um difusor e uma grande asa em forma de Y na traseira. Também foi necessário acrescentar mais arrefecimento não só pela aparência, mas porque o A110-50 é significativamente mais potente do que o Dezir. A entrada de ar esquerda é para o motor enquanto que a da direita é para o arrefecimento da caixa de velocidades.
Na realidade, o chassis do carro é idêntico ao do Mégane Trophy com o mesmo comprimento e motor e até no cockpit a entrada de ar frio é a mesma que na versão de corrida do Mégane. Foi modificado ligeiramente para que o motor pudesse encaixar mais abaixo no chassis. Para um serviço mais rápido durante a competição, a carroçaria conta com macacos pneumáticos integrais. 47,8% do peso assenta sobre as rodas dianteiras de 21 polegadas.
"Para todos os membros da equipa era um sonho trabalhar num protótipo Alpine. Queríamos que o veículo fosse claramente atual, enquanto relembra o seu património", disse van den Acker.
Interior
O interior do carro é praticamente todo ele automobilístico com uma gaiola de segurança completa. O banco do piloto tem o nome A110-50 bordado e vem com cintos de segurança de competição. O painel é uma unidade modificada do carro da Fórmula Renault 3,5.
Motor
A potência do carro vem do motor V6 3.5l de 400cv do Mégane Trophy que foi combinado com uma caixa sequencial manual de seis velocidades. A suspensão está equipada com amortecedores Sachs totalmente ajustáveis, mas o carro não tem ABS nem controlo de tração. Os travões têm à frente 356 milímetros com pinças de seis pistões e 330 mm atrás, com quatro pistões.
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Renault
A Renault foi fundada em 1898 por Louis Renault, pelos seus irmãos Marcel e Fernand e pelos seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer. A empresa foi criada em Boulogne-Billancourt, local onde ainda hoje continua sedeada. O primeiro carro lançado pela marca foi Renault Voiturette 1CV, em 1898. Depois da 2ª Guerra Mundial, em que a Renault forneceu a Alemanha Nazi, com o final da guerra Louis Renault fo... mais