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A produção do FiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
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500Fiat 500 (modern)Itália, 2007 > presente240 versões
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moderno começou na Polónia, em 2007, e cinco anos depois a Fiat já construiu a milionésima unidade do modelo subcompacto retro. Desde 2011 a marca italiana também começou a produzir o modelo no México para o vender na América do Norte. O carro começou a ser vendido oficialmente a 04 de julho de 2007. No primeiro ano no mercado foram vendidas 186.000 unidades.
O carro 1 milhão é uma versão Lounge em cor branca Funky e com um motor de 1.2l de 69cv.
O que distingue o 500 dos outros modelos é o facto de ser tão personalizável. A Fiat oferece o 500 em dois estilos de carroçaria (hatchback e descapotável) e seis linhas de acabamento (Pop, Pop Star, Colour Therapy, Lounge, Street e "By Gucci") e cinco versões de motores (1.2 69cv, 0.9 TwinAir Turbo 85cv, 1.4 16v 100cv, 1.2 EasyPower 69cv e 1.3 Multijet 16v 95cv), já para não falar das versões Abarth. Além disso a Fiat oferece ainda mais de 100 acessórios e uma longa lista de edições especiais.
Quando foi lançado, o 500 era o único carro da sua categoria com sete airbags de fábrica e foi o primeiro carro do seu tamanho a alcançar a pontuação de 5 estrelas no EuroNCAP. O modelo vinha ainda de fábrica com ESP, independentemente do motor.
A Fiat não teve medo de apresentar versões especiais do modelo. O AbarthAbarth 500 (modern)Itália, 2007 > presente59 versões
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chegou em março de 2008, o Abarth 500CAbarth 500CItália, 2010 > presente3 fotografias
em março de 2010 e o TwinAirFiat 500 TwinAirItália, 2010 > presente3 fotografias
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em julho de 2010. Houve ainda edições especiais da DieselFiat 500 1.3 Multijet by ...Itália, 2009 > presente2 fotografias
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, da GucciFiat 500 1.2 by GucciItália, 2011 > presente1 photo
e da Barbie.
O 500 foi lançado na América do Norte em 2010 e desde então já vendeu 73.000 carros.
Mas o que distingue o 500 atual do 500 de outros tempos?
O Fiat 500 foi lançado em 1957 e era alimentado por motores traseiros refrigerados a ar, com cilindrada de 479 cc, 499 cc ou 594 cc. A potência variava entre os iniciais 13 cv até aos mais recentes 23 cv, permitindo ao mais potente 500 atingir uma velocidade máxima de 97 km/h. O Fiat 500 tinha tração traseira e a transmissão era manual de 4 velocidades.
Em 2007 a Fiat apresentou o 500 moderno. O design é baseado no modelo clássico mas o carro vem com tecnologia moderna e opções de personalização intermináveis. Enquanto que o Fiat original era verdadeiramente económico, o espírito do novo 500 é um pouco diferente. Tornou-se num "estilo de vida" para jovens citadinos. Economia neste modelo refere-se mais ao espaço e consumo de combustível.
Ao longo dos seus 18 anos de vida, o Fiat 500 foi produzido em seis versões diferentes: Nuova, D, Giardiniera, Berlina, Lusso e Rinnovata. Mas já o modelo padrão em 1957 veio com um teto dobrável e foi, nesse sentido, um cabriolet. Hoje não é esse o caso. O novo Fiat 500 é produzido como hardtop e apenas o 500C é equipado com um teto removível.
Dois anos após o lançamento do 500 moderno, a Fiat acrescentou uma variante 500C cabriolet à gama um pouco mais cara do que a versão standard. A marca italiana também convidou nomes da moda mundiais, como a Diesel e a Gucci para desenhar edições especiais do novo modelo, reforçando o seu estatuto como uma representação de um estilo de vida, com infinitas opções em oposição à ideia original do carro.
A Fiat não esqueceu os condutores mais ambiciosos, e ofereceu versões desportivas modificadas pela casa de tunning Abarth. A cilindrada foi modificada para 594cc, o que permitiu ao carro atingir uma velocidade máxima de 120 km/h. E também hoje, a Fiat pode contar com o apoio dos engenheiros da Abarth para pôr qualquer car geek a babar...
A versão de desempenho 500 Abarth foi desvendada no Salão Automóvel de Genebra de 2007. Com o seu motor 1.4 turbo, uma potência de 135 cv às 5500 rpm e 180 Nm de binário e a sua suspensão desportiva, este deixa os Abarths de 1960 sem fôlego!
Em 1960 os italianos a versão 500 Giardiniera, ou carrinha, à linha 500. Esta mudança provou ser mais funcional para as famílias e profissionais, uma vez que a versão standard só tinha capacidade para dois passageiros. Mais lugares e espaço de carga pareceram convencer os clientes e a Giardiniera permaneceu em produção mais do que qualquer outro 500: até 1977.
Tal como a Giardiniera em 1960, também o 500L de 2012 veio dar um caráter mais funcional ao popular mini. Embora os modernos 500 já tenham espaço para quatro passageiros, continuariam a ser pequenos para uma viagem de fim de semana. O 500L combina elementos dos segmentos monovolume, SUV e compacto e parece um gigante quando comparado ao seu antecessor. Será que vai repetir o seu sucesso?
EnciclopédiaFiat500 (moderno) Gen.1 |