Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Le Mans

Christopher Bruce2012-06-14 23:32:11

Qualificação Le Mans: Audi conquista pole com Toyota perto da linha da frente

 
 
Slideshow
A Audi continua imbatível

Bem, não podemos ficar muito surpresos com a equipa que conquistou ontem o pódio nas 24 Horas de Le Mans, mas também tivemos algumas supresas mais abaixo na tabela. Depois de três sessões, duas ontem e uma no dia anterior, a ordem de partida para a 80ª edição do 24 Horas de Le Mans já está decidida e pela primeira vez um carro híbrido conquistou a pole em Le Mans.

André Lotterer no R18 e-tron quattroR18 e-tron quattroAudi R18 e-tron quattroAlemanha, 2012 > presente8 fotografias
2 vídeos
tem sido rápido em todas as sessões de qualificação e alcançou um tempo de 3:23.787 no início da sessão final que se manteve durante o resto da qualificação. O que pode ser uma surpresa é o facto de o outro e-tron quattro não ser sido o segundo carro mais rápido. Em vez disso, Loic Duval no R18 ultraR18 ultraAudi R18 ultraAlemanha, 2012 > presente11 fotografias
2 vídeos
fez um tempo de 3:24.078 e Anthony Davidson fez tudo o que podia no seu Toyota TS030TS030 HYBRIDToyota TS030 HYBRIDJapão, 2012 > presente5 fotografias
2 vídeos
para conseguir um lugar na fila da frente, mas não foi capaz de o fazer. A Toyota vai partir do terceiro lugar, apesar de Davidson ter feito o seu melhor tempo de qualificação na última volta com 3:24.842. O Audi e-tron quattro nº2 conduzido por Allan McNish foi o quarto mais rápido com 3:25.433, e o Toyota nº8 foi o quinto mais rápido com 3:25.488. O Audi nº4 está em sexto, com um tempo de 3:26.420. O mais rápido dos carros privados da classe LMP1 foi o HPD-ARX 03aHPD ARX 03aHonda HPD ARX 03aJapão, 2012 > presente2 fotografias
1 video
da Strakka Racing que conseguiu fazer um tempo de 3:29.622

Na classe LMP2 o Oreca 03 NissanOreca 03 NissanOreca Oreca 03 NissanFrança, 2011 > presente2 fotografias
da ADR Delta nº25 foi o mais rápido na classe com 3:38.181. O Oak Morgan-JuddMorgan JuddOAK Racing Morgan JuddFrança, 2012 > presente5 fotografias
1 video
da Oak Racing nº24 foi o segundo mais rápido com 3:38.598 e o terceiro mais rápido foi o Oreca 03-Nissan da Signatech Nissan que fez um tempo de 3:39.152. Como podemos verificar, a classe LMP2 está bastante renhida com os melhores da qualificação separados por menos de um segundo.

O DeltawingDeltaWingNissan DeltaWingJapão, 2012 > presente19 fotografias
3 vídeos
qualificou-se em 29º na classificação geral mas caso estivesse integrado na classe LMP2 teria conseguido o 16º lugar com uma volta de 3:42.612.

Na classe GTE Pro o Ferrari458 Italia GTCFerrari 458 Italia GTCItália, 2011 > presente5 fotografias
1 video
da Luxury Racing nº 59 foi o primeiro com uma volta de 3:55.393 enquanto que o Aston MartinVantage GTEAston Martin Vantage GTEReino Unido, 2012 > presente4 fotografias
1 video
nº 97 conseguiu chegar ao segundo lugar com um tempo de 3: 55,870. A completar os primeiros três lugares na classificação da categoria ficou o CorvetteCorvette C6.RChevrolet Corvette C6.REstados Unidos da América, 2012 > presente3 fotografias
nº 74 com uma volta de 3:55.910. Tal como na classe LMP2, os carros GT estão bastante próximos com os três primeiros carros a terem menos de um segundo de diferença entre eles.

O Porsche911 GT3 RSRPorsche 911 GT3 RSRAlemanha, 2011 > presente10 fotografias
nº 79 da Flying Lizard Motorsport continuou a liderar a classe GTE Am com um tempo de 3:57.594, tendo sido aliás mais rápido do que quatro dos carros da classe GTE-Pro. Atrás do Porsche ficou o Vantage nº 99 da Young Driver Aston Martin Racing que fez uma volta em 3:58.725 e o carro nº58 da Luxury Racing Ferrari que fez uma volta de 3:58.800.

A corrida começa já amanhã, às 14:00h, hora portuguesa. Poderás acompanhar toda a ação aqui no Autoviva.

Classificação Geral Qualificação - 24 Horas de Le Mans
Pos Cat Pilotos Chassis Pneus Desvantagem Melhor Tempo
1 1 LMP1 Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Treluyer Audi R18 e-tron quattro M - 3:23.787
2 3 LMP1 Romain Dumas, Loic Duval, Marc Gené Audi R18 Ultra M +0.291 3:24.078
3 8 LMP1 Anthony Davidson, Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin Toyota TS 030 - Hybrid M +1.055 3:24.842
4 2 LMP1 Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish Audi R18 e-tron quattro M +1.646 3:25.433
5 7 LMP1 Alexander Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima Toyota TS 030 - Hybrid M +1.701 3:25.488
6 4 LMP1 Marco Bonanomi, Oliver Jarvis, Mike Rockenfeller Audi R18 Ultra M +2.633 3:26.420
7 21 LMP1 Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane HPD ARX 03a - Honda M +5.835 3:29.622
8 12 LMP1 Nicolas Prost, Neel Jani, Nick Heidfeld Lola B12/60 Coupe - Toyota M +6.050 3:29.837
9 13 LMP1 Andrea Belicchi, Harold Primat, Jeroen Bleekemolen Lola B12/60 Coupe - Toyota M +8.079 3:31.866
10 17 LMP1 Sébastien Bourdais, Nicolas Minassian, Seiji Ara Dome - Judd M +9.279 3:33.066
11 22 LMP1 David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck HPD ARX 03a - Honda M +11.634 3:35.421
12 15 LMP1 Franck Montagny, Bertrand Baguette, Dominik Kraihamer Oak Pescarolo - Judd D +11.797 3:35.584
13 16 LMP1 Emmanuel Collard, Jean-Christophe Boullion, Stuart Hall Pescarolo 03 - Judd M +13.698 3:37.485
14 25 LMP2 John Martin, Jan Charouz, Tor Graves Oreca 03 - Nissan D +14.394 3:38.181
15 24 LMP2 Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla Morgan - Judd D +14.811 3:38.598
16 26 LMP2 Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov Oreca 03 - Nissan D +15.365 3:39.152
17 46 LMP2 Mathias Beche, Pierre Thiriet, Christophe Tinseau Oreca 03 - Nissan D +15.465 3:39.252
18 49 LMP2 Luis Perez Companc, Soheil Ayari, Pierre Kaffer Oreca 03 - Nissan D +15.924 3:39.711
19 48 LMP2 Jody Firth, Warren Hughes, Brendon Hartley Oreca 03 - Nissan D +16.090 3:39.877
20 35 LMP2 David Heinemeier Hansson, Bas Leinders, Maxime Martin Morgan - Nissan D +16.112 3:39.899
21 30 LMP2 Alexander Sims, Yelmer Buurman, Romain Ianneta Lola - Judd D +16.493 3:40.280
22 44 LMP2 Vincente Potolicchio, Ryan Dalziel, Thomas Kimber-Smith HPD ARX 03b - Honda D +16.684 3:40.471
23 45 LMP2 Bastien Briere, Jens Petersen, Shinji Nakano Oreca 03 - Nissan D +16.940 3:40.727
24 42 LMP2 Lucas Ordoñez, Martin Brundle, Alex Brundle Zytek Z11SN - Nissan D +16.951 3:40.738
25 38 LMP2 Simon Dolan, Sam Hancock, Haruki Kurosawa Zytek Z11SN - Nissan D +17.500 3:41.287
26 23 LMP2 Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson Oreca 03 - Nissan D +18.195 3:41.982
27 33 LMP2 Scott Tucker, Christophe Bouchut, Luis Diaz HPD ARX 03b - Honda D +18.437 3:42.224
28 41 LMP2 Christian Zugel, Ricardo Gonzalez, Elton Julian Zytek Z11SN - Nissan D +18.505 3:42.292
29 0 CDNT Marino Franchitti, Michael Krumm, Satoshi Motoyama Delta Wing Nissan M +18.825 3:42.612
30 40 LMP2 Michel Frey, Jonathan Hirschi, Ralph Meichtry Oreca 03 - Judd D +19.832 3:43.619
31 31 LMP2 Thomas Holzer, Mirco Schultis, Luca Moro Lola B12/80 Coupe - Lotus D +21.877 3:45.664
32 28 LMP2 Fabien Giroix, Stefan Johansson, Ludovic Badey Lola B12/80 Coupe - Nissan D +23.457 3:47.244
33 43 LMP2 Fabien Rosier, Philippe Thirion, Philippe Haezebrouck Norma MP 2000 - Judd D +24.238 3:48.025
34 59 LMGTE Pro Frédéric Makowiecki, Jaime Melo, Dominik Farnbacher Ferrari 458 Italia M +31.606 3:55.393
35 97 LMGTE Pro Adrian Fernandez, Stefan Mücke, Darren Turner Aston Martin Vantage V8 M +32.083 3:55.870
36 74 LMGTE Pro Oliver Gavin, Tommy Milner, Richard Westbrook Chevrolet Corvette C6 ZR1 M +32.123 3:55.910
37 71 LMGTE Pro Andrea Bertolini, Olivier Beretta, Marco Cioci Ferrari 458 Italia M +32.697 3:56.484
38 73 LMGTE Pro Jordan Taylor, Antonio Garcia, Jan Magnussen Chevrolet Corvette C6 ZR1 M +33.394 3:57.181
39 79 LMGTE Am Seth Neiman, Patrick Pilet, Spencer Pumpelly Porsche 911 RSR (997) M +33.807 3:57.594
40 77 LMGTE Pro Marc Lieb, Richard Lietz, Wolf Henzler Porsche 911 RSR (997) M +33.819 3:57.606
41 75 LMGTE Am Abdulaziz Alfaisal, Bret Curtis, Sean Edwards Porsche 911 RSR (997) M +34.248 3:58.035
42 80 LMGTE Pro Jörg Bergmeister, Patrick Long, Marco Holzer Porsche 911 RSR (997) M +34.930 3:58.717
43 99 LMGTE Am Allan Simonsen, Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen Aston Martin Vantage V8 M +34.938 3:58.725
44 58 LMGTE Am Pierre Ehret, Franck Montecalvo, Gunnar Jeannette Ferrari 458 Italia M +35.013 3:58.800
45 29 LMP2 Jean-Denis Deletraz, Keiko Ihara, Marc Rostan Lola B12/80 Coupe - Nissan D +35.108 3:58.895
46 88 LMGTE Am Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti Porsche 911 RSR (997) M +35.394 3:59.181
47 50 LMGTE Am Patrick Bornhauser, Julien Canal, Pedro Lamy Chevrolet Corvette C6 ZR1 M +35.405 3:59.192
48 66 LMGTE Pro James Walker, Jonny Cocker, Roger Wills Ferrari 458 Italia D +35.851 3:59.638
49 51 LMGTE Pro Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni, Toni Vilander Ferrari 458 Italia M +36.238 4:00.025
50 81 LMGTE Am Piergiuseppe Perazzini, Nicola Cadei, Matt Griffin Ferrari 458 Italia M +36.501 4:00.288
51 67 LMGTE Am Nicolas Armindo, Raymond Narac, Anthony Pons Porsche 911 RSR (997) M +36.545 4:00.332
52 61 LMGTE Am Robert Kauffman, Rui Aguas, Brian Vickers Ferrari 458 Italia M +36.904 4:00.691
53 57 LMGTE Am Tracy Krohn, Niclas Jonsson, Michele Rugolo Ferrari 458 Italia D +38.536 4:02.323
54 83 LMGTE Am Manuel Rodrigues, Alain Ferte, Philippe Illiano Ferrari 458 Italia M +38.674 4:02.461
55 70 LMGTE Am Jean-Philippe Belloc, Christophe Bourret, Pascal Gibon Chevrolet Corvette C6 ZR1 M +39.182 4:02.969
56 55 LMGTE Am Joël Camathias, Markus Palttala, Paul Daniels Porsche 911 RSR (997) P +39.874 4:03.661

 

Enciclopédia
AudiAudi
R18R18
R18 e-tron quattroR18 e-tron quattro
Motor
V 6 (120º vee)
Cilindrada
226 cu in
Velocidade Máxima
202 mph
Transmissão
6, Sequencial manual
Potência máxima
510 cv
Carroçaria
--
Combustível
Gasóleo / Electricidade
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

2 comentários

purista
É muito frustrante saber que os Toyota estão penalisados em potência. Como não serão concerteza os mais fiáveis vai ser uma luta muito desigual. Venha à Porsche dar porrada na Audi...
15.06.2012 @ 10:37
carlospualmeida
Onde estão os PUG HDI? Não correm este ano?
15.06.2012 @ 23:37
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Le MansTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar