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Bem, não podemos ficar muito surpresos com a equipa que conquistou ontem o pódio nas 24 Horas de Le Mans, mas também tivemos algumas supresas mais abaixo na tabela. Depois de três sessões, duas ontem e uma no dia anterior, a ordem de partida para a 80ª edição do 24 Horas de Le Mans já está decidida e pela primeira vez um carro híbrido conquistou a pole em Le Mans.
André Lotterer no R18 e-tron quattroAudi R18 e-tron quattroAlemanha, 2012 > presente8 fotografias
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tem sido rápido em todas as sessões de qualificação e alcançou um tempo de 3:23.787 no início da sessão final que se manteve durante o resto da qualificação. O que pode ser uma surpresa é o facto de o outro e-tron quattro não ser sido o segundo carro mais rápido. Em vez disso, Loic Duval no R18 ultraAudi R18 ultraAlemanha, 2012 > presente11 fotografias
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fez um tempo de 3:24.078 e Anthony Davidson fez tudo o que podia no seu Toyota TS030Toyota TS030 HYBRIDJapão, 2012 > presente5 fotografias
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para conseguir um lugar na fila da frente, mas não foi capaz de o fazer. A Toyota vai partir do terceiro lugar, apesar de Davidson ter feito o seu melhor tempo de qualificação na última volta com 3:24.842. O Audi e-tron quattro nº2 conduzido por Allan McNish foi o quarto mais rápido com 3:25.433, e o Toyota nº8 foi o quinto mais rápido com 3:25.488. O Audi nº4 está em sexto, com um tempo de 3:26.420. O mais rápido dos carros privados da classe LMP1 foi o HPD-ARX 03aHonda HPD ARX 03aJapão, 2012 > presente2 fotografias
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da Strakka Racing que conseguiu fazer um tempo de 3:29.622
Na classe LMP2 o Oreca 03 NissanOreca Oreca 03 NissanFrança, 2011 > presente2 fotografias
da ADR Delta nº25 foi o mais rápido na classe com 3:38.181. O Oak Morgan-JuddOAK Racing Morgan JuddFrança, 2012 > presente5 fotografias
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da Oak Racing nº24 foi o segundo mais rápido com 3:38.598 e o terceiro mais rápido foi o Oreca 03-Nissan da Signatech Nissan que fez um tempo de 3:39.152. Como podemos verificar, a classe LMP2 está bastante renhida com os melhores da qualificação separados por menos de um segundo.
O DeltawingNissan DeltaWingJapão, 2012 > presente19 fotografias
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qualificou-se em 29º na classificação geral mas caso estivesse integrado na classe LMP2 teria conseguido o 16º lugar com uma volta de 3:42.612.
Na classe GTE Pro o FerrariFerrari 458 Italia GTCItália, 2011 > presente5 fotografias
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da Luxury Racing nº 59 foi o primeiro com uma volta de 3:55.393 enquanto que o Aston MartinAston Martin Vantage GTEReino Unido, 2012 > presente4 fotografias
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nº 97 conseguiu chegar ao segundo lugar com um tempo de 3: 55,870. A completar os primeiros três lugares na classificação da categoria ficou o CorvetteChevrolet Corvette C6.REstados Unidos da América, 2012 > presente3 fotografias
nº 74 com uma volta de 3:55.910. Tal como na classe LMP2, os carros GT estão bastante próximos com os três primeiros carros a terem menos de um segundo de diferença entre eles.
O PorschePorsche 911 GT3 RSRAlemanha, 2011 > presente10 fotografias
nº 79 da Flying Lizard Motorsport continuou a liderar a classe GTE Am com um tempo de 3:57.594, tendo sido aliás mais rápido do que quatro dos carros da classe GTE-Pro. Atrás do Porsche ficou o Vantage nº 99 da Young Driver Aston Martin Racing que fez uma volta em 3:58.725 e o carro nº58 da Luxury Racing Ferrari que fez uma volta de 3:58.800.
A corrida começa já amanhã, às 14:00h, hora portuguesa. Poderás acompanhar toda a ação aqui no Autoviva.
Pos | N° | Cat | Pilotos | Chassis | Pneus | Desvantagem | Melhor Tempo |
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1 | 1 | LMP1 | Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Treluyer | Audi R18 e-tron quattro | M | - | 3:23.787 |
2 | 3 | LMP1 | Romain Dumas, Loic Duval, Marc Gené | Audi R18 Ultra | M | +0.291 | 3:24.078 |
3 | 8 | LMP1 | Anthony Davidson, Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin | Toyota TS 030 - Hybrid | M | +1.055 | 3:24.842 |
4 | 2 | LMP1 | Dindo Capello, Tom Kristensen, Allan McNish | Audi R18 e-tron quattro | M | +1.646 | 3:25.433 |
5 | 7 | LMP1 | Alexander Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima | Toyota TS 030 - Hybrid | M | +1.701 | 3:25.488 |
6 | 4 | LMP1 | Marco Bonanomi, Oliver Jarvis, Mike Rockenfeller | Audi R18 Ultra | M | +2.633 | 3:26.420 |
7 | 21 | LMP1 | Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane | HPD ARX 03a - Honda | M | +5.835 | 3:29.622 |
8 | 12 | LMP1 | Nicolas Prost, Neel Jani, Nick Heidfeld | Lola B12/60 Coupe - Toyota | M | +6.050 | 3:29.837 |
9 | 13 | LMP1 | Andrea Belicchi, Harold Primat, Jeroen Bleekemolen | Lola B12/60 Coupe - Toyota | M | +8.079 | 3:31.866 |
10 | 17 | LMP1 | Sébastien Bourdais, Nicolas Minassian, Seiji Ara | Dome - Judd | M | +9.279 | 3:33.066 |
11 | 22 | LMP1 | David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck | HPD ARX 03a - Honda | M | +11.634 | 3:35.421 |
12 | 15 | LMP1 | Franck Montagny, Bertrand Baguette, Dominik Kraihamer | Oak Pescarolo - Judd | D | +11.797 | 3:35.584 |
13 | 16 | LMP1 | Emmanuel Collard, Jean-Christophe Boullion, Stuart Hall | Pescarolo 03 - Judd | M | +13.698 | 3:37.485 |
14 | 25 | LMP2 | John Martin, Jan Charouz, Tor Graves | Oreca 03 - Nissan | D | +14.394 | 3:38.181 |
15 | 24 | LMP2 | Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla | Morgan - Judd | D | +14.811 | 3:38.598 |
16 | 26 | LMP2 | Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov | Oreca 03 - Nissan | D | +15.365 | 3:39.152 |
17 | 46 | LMP2 | Mathias Beche, Pierre Thiriet, Christophe Tinseau | Oreca 03 - Nissan | D | +15.465 | 3:39.252 |
18 | 49 | LMP2 | Luis Perez Companc, Soheil Ayari, Pierre Kaffer | Oreca 03 - Nissan | D | +15.924 | 3:39.711 |
19 | 48 | LMP2 | Jody Firth, Warren Hughes, Brendon Hartley | Oreca 03 - Nissan | D | +16.090 | 3:39.877 |
20 | 35 | LMP2 | David Heinemeier Hansson, Bas Leinders, Maxime Martin | Morgan - Nissan | D | +16.112 | 3:39.899 |
21 | 30 | LMP2 | Alexander Sims, Yelmer Buurman, Romain Ianneta | Lola - Judd | D | +16.493 | 3:40.280 |
22 | 44 | LMP2 | Vincente Potolicchio, Ryan Dalziel, Thomas Kimber-Smith | HPD ARX 03b - Honda | D | +16.684 | 3:40.471 |
23 | 45 | LMP2 | Bastien Briere, Jens Petersen, Shinji Nakano | Oreca 03 - Nissan | D | +16.940 | 3:40.727 |
24 | 42 | LMP2 | Lucas Ordoñez, Martin Brundle, Alex Brundle | Zytek Z11SN - Nissan | D | +16.951 | 3:40.738 |
25 | 38 | LMP2 | Simon Dolan, Sam Hancock, Haruki Kurosawa | Zytek Z11SN - Nissan | D | +17.500 | 3:41.287 |
26 | 23 | LMP2 | Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson | Oreca 03 - Nissan | D | +18.195 | 3:41.982 |
27 | 33 | LMP2 | Scott Tucker, Christophe Bouchut, Luis Diaz | HPD ARX 03b - Honda | D | +18.437 | 3:42.224 |
28 | 41 | LMP2 | Christian Zugel, Ricardo Gonzalez, Elton Julian | Zytek Z11SN - Nissan | D | +18.505 | 3:42.292 |
29 | 0 | CDNT | Marino Franchitti, Michael Krumm, Satoshi Motoyama | Delta Wing Nissan | M | +18.825 | 3:42.612 |
30 | 40 | LMP2 | Michel Frey, Jonathan Hirschi, Ralph Meichtry | Oreca 03 - Judd | D | +19.832 | 3:43.619 |
31 | 31 | LMP2 | Thomas Holzer, Mirco Schultis, Luca Moro | Lola B12/80 Coupe - Lotus | D | +21.877 | 3:45.664 |
32 | 28 | LMP2 | Fabien Giroix, Stefan Johansson, Ludovic Badey | Lola B12/80 Coupe - Nissan | D | +23.457 | 3:47.244 |
33 | 43 | LMP2 | Fabien Rosier, Philippe Thirion, Philippe Haezebrouck | Norma MP 2000 - Judd | D | +24.238 | 3:48.025 |
34 | 59 | LMGTE Pro | Frédéric Makowiecki, Jaime Melo, Dominik Farnbacher | Ferrari 458 Italia | M | +31.606 | 3:55.393 |
35 | 97 | LMGTE Pro | Adrian Fernandez, Stefan Mücke, Darren Turner | Aston Martin Vantage V8 | M | +32.083 | 3:55.870 |
36 | 74 | LMGTE Pro | Oliver Gavin, Tommy Milner, Richard Westbrook | Chevrolet Corvette C6 ZR1 | M | +32.123 | 3:55.910 |
37 | 71 | LMGTE Pro | Andrea Bertolini, Olivier Beretta, Marco Cioci | Ferrari 458 Italia | M | +32.697 | 3:56.484 |
38 | 73 | LMGTE Pro | Jordan Taylor, Antonio Garcia, Jan Magnussen | Chevrolet Corvette C6 ZR1 | M | +33.394 | 3:57.181 |
39 | 79 | LMGTE Am | Seth Neiman, Patrick Pilet, Spencer Pumpelly | Porsche 911 RSR (997) | M | +33.807 | 3:57.594 |
40 | 77 | LMGTE Pro | Marc Lieb, Richard Lietz, Wolf Henzler | Porsche 911 RSR (997) | M | +33.819 | 3:57.606 |
41 | 75 | LMGTE Am | Abdulaziz Alfaisal, Bret Curtis, Sean Edwards | Porsche 911 RSR (997) | M | +34.248 | 3:58.035 |
42 | 80 | LMGTE Pro | Jörg Bergmeister, Patrick Long, Marco Holzer | Porsche 911 RSR (997) | M | +34.930 | 3:58.717 |
43 | 99 | LMGTE Am | Allan Simonsen, Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen | Aston Martin Vantage V8 | M | +34.938 | 3:58.725 |
44 | 58 | LMGTE Am | Pierre Ehret, Franck Montecalvo, Gunnar Jeannette | Ferrari 458 Italia | M | +35.013 | 3:58.800 |
45 | 29 | LMP2 | Jean-Denis Deletraz, Keiko Ihara, Marc Rostan | Lola B12/80 Coupe - Nissan | D | +35.108 | 3:58.895 |
46 | 88 | LMGTE Am | Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti | Porsche 911 RSR (997) | M | +35.394 | 3:59.181 |
47 | 50 | LMGTE Am | Patrick Bornhauser, Julien Canal, Pedro Lamy | Chevrolet Corvette C6 ZR1 | M | +35.405 | 3:59.192 |
48 | 66 | LMGTE Pro | James Walker, Jonny Cocker, Roger Wills | Ferrari 458 Italia | D | +35.851 | 3:59.638 |
49 | 51 | LMGTE Pro | Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni, Toni Vilander | Ferrari 458 Italia | M | +36.238 | 4:00.025 |
50 | 81 | LMGTE Am | Piergiuseppe Perazzini, Nicola Cadei, Matt Griffin | Ferrari 458 Italia | M | +36.501 | 4:00.288 |
51 | 67 | LMGTE Am | Nicolas Armindo, Raymond Narac, Anthony Pons | Porsche 911 RSR (997) | M | +36.545 | 4:00.332 |
52 | 61 | LMGTE Am | Robert Kauffman, Rui Aguas, Brian Vickers | Ferrari 458 Italia | M | +36.904 | 4:00.691 |
53 | 57 | LMGTE Am | Tracy Krohn, Niclas Jonsson, Michele Rugolo | Ferrari 458 Italia | D | +38.536 | 4:02.323 |
54 | 83 | LMGTE Am | Manuel Rodrigues, Alain Ferte, Philippe Illiano | Ferrari 458 Italia | M | +38.674 | 4:02.461 |
55 | 70 | LMGTE Am | Jean-Philippe Belloc, Christophe Bourret, Pascal Gibon | Chevrolet Corvette C6 ZR1 | M | +39.182 | 4:02.969 |
56 | 55 | LMGTE Am | Joël Camathias, Markus Palttala, Paul Daniels | Porsche 911 RSR (997) | P | +39.874 | 4:03.661 |
EnciclopédiaAudiR18R18 e-tron quattro | Motor V 6 (120º vee) Cilindrada 226 cu in Velocidade Máxima 202 mph Transmissão 6, Sequencial manual Potência máxima 510 cv Carroçaria -- Combustível Gasóleo / Electricidade Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |