Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Depois de publicarmos um artigo sobre os carros que só os homens compram, esta semana, queremos descobrir quais são os modelos mais populares entre as mulheres. Os resultados aqui apresentados são baseados no mesmo relatório utilizado para a listagem do homens, analisando os carros comprados nos EUA durante 2011.
O que nos impressiona em primeiro lugar é a diferença de percentagens. Enquanto que nos homens alguns modelos chegavam a atingir quase 100 por cento de exclusividade, as mulheres mostram um interesse mais modesto com valores em torno dos 50 a 60 por cento. Em segundo lugar, as prioridades dos compradores do sexo feminino parecem ser bastante diferentes das dos colegas do sexo masculino. As mulheres optam por valores como a funcionalidade, segurança e uma relação de custo-desempenho razoável, contrariando a imagem do impulso comprador feminino. Quando se trata de carros, os impulsos ficam com os homens.
Este é responsabilidade das mães com maior poder de compra. As mulheres são responsáveis por uma fatia de 52,7 por cento dos compradores do Compass nos EUA e, certamente, são responsáveis pelo crescimento exponencial que podemos ver nos segmentos de SUV e Crossover ao longo dos últimos anos.
Empatado em nono lugar, com o Compass surge o Nissan Juke. Outro, apesar de ser menos caro, para as mães que gostam de mostrar o seu humor a conduzir um carro um pouco esquisito. Enquanto que a criançada fica certamente encantada com o carro, o marido provavelmente não se importaria de ter um Juke-R.
Com uma percentagem de compradores do sexo feminino de 53%, o Toyota RAV4 está em oitavo. Apesar das considerações a respeito de espaço, visibilidade e segurança dos passageiros, muitas mulheres apostam nele também pela sua fiabilidade comprovada. Com muitas bocas para alimentar e para levar a todo o lado, cada centavo e centímetro quadrado conta.
Outro japonês que conquista o coração das mulheres. Tal como o RAV4, o CR-V, ganha pontos na boa relação custo-desempenho, oferecendo muito espaço para crianças, bagagens e sacos de compras, mantendo-se fiável e com baixos custos de manutenção. 53,4 por cento dos compradores do CR-V são mulheres.
O custo relativamente baixo no segmento de crossover faz do Hyundai Tucson uma opção competitiva para as mulheres. Com 54,0 por cento dos compradores do sexo feminino, este modelo parece satisfazer as suas expectativas.
No quinto lugar da nossa lista está o compacto Toyota Matrix. Oferece menos espaço e visibilidade no trânsito do que um SUV, um fator que é normalmente visto como favorável em termos de segurança, mas parece que o Matrix convence as mulheres com as suas dimensões úteis e um histórico da marca relativamente à fiabilidade e à eficiência de custos.
Finalmente uma escolha irracional! Com o Beetle é certamente o fator "tão giro!" que atrai uma percentagem de 54,6% de compradoras do sexo feminino. No entanto o encanto deste carro parece levar muitos homens a comprá-lo também.
No lugar mais baixo do pódio está outro Volkswagen, o Eos , que provavelmente atrai as mulheres devido à sua característica descapotável. O teto rígido retráctil oferece uma interessante mistura de experiência cabrio e sedan para quem gosta de um passeio de cabelo ao vento de vez em quando.
O segundo lugar marca o regresso das mães aos crossovers. O Rouge é o equivalente norte-americano ao Qashqai vendido na Europa e conta com uma percentagem de 56,9% de compradores do sexo feminino.
No entanto o mais "feminino" de todos é um carro sueco. Um país conhecido por seus valores feministas pode atrair simpatias das consumidoras com o Volvo S40 a colher os lucros, mas o mais provável é o histórico impecável de carros da Volvo em termos de segurança. Ao que parece nenhum crossover-SUV consegue competir com isso.