10. Jaguar X-Type - Demasiadas pessoas sabiam que era um Mondeo
O X-Type prejudicou substancialmente a imagem da Jaguar
O
Jaguar X-Type não era um carro terrível, analisando racionalmente até era um bom carro. Uma das razões para isso era a de ser baseado no
Ford Mondeo, um carro fiável e bem desenvolvido graças aos vastos recursos económicos e de engenharia da Ford.
O problema com o X-Type foi que a Jaguar falhou estrondosamente em esconder que o seu novo modelo criado para rivalizar com o BMW Série 3 não era mais do que um Ford disfarçado. No segmento em que estava inserido isto foi fatal. Esta imagem espalhou-se por todo o mundo e acabou por ferir a imagem da Jaguar, um problema que entretanto se veio a verificar ser muito dificil dar a volta. O S-Type não veio ajudar mas isso fica para outra história.
9. Mercedes CLK GTR
A produção do Mercedes CLK GTR foi limitada a 25 unidades
Eu quero gostar do
CLK GTR, a sério que quero. Tem um design fantástico, ADN de competição, é muito rápido e extremamente exclusivo. No entanto, como um carro de estrada não era muito bom. Nada bom.
Richard Meaden (da revista Evo) experimentou um quando foi lançado e descreveu desta forma a sua condução: "Tinha um comportamento algo perigoso, com a incisão em curva e aceleração em potência particularmente delicadas e saída de traseira abrupta se ao curvar se levantava o pé. Ainda avariou durante o teste mas ao menos não descolou." Para além disso, tinha uma caixa de mudanças com shift paddle e uma embraiagem tradicional, combinação que simplesmente não funcionava, exigindo ao condutor a coordenação de um baterista de Jazz.
Ainda assim a Mercedes pedia 1.547.000 dólares por cada um dos 25 exemplares e quando foi a Le Mans descolou .... duas vezes.
8. Fiat Strada - Ferrugem
O Strada foi a razão pela qual a Fiat se viu forçada a abandonar o mercado norte-americano
© imagem cedida por:
FiatA publicidade do
Fiat Strada mostra uma fábrica tecnologicamente avançada, no entanto não consegue mostrar que muitos dos Strada já tinham ferrugem, mesmo antes de saírem dos portões.
O Strada tinha tanta ferrugem que as ações judiciais contra a Fiat levaram a marca a simplesmente deixar o mercado dos EUA. Ao menos os problemas de ferrugem acabaram por afastar as atenções do igualmente mau motor, que só tinha uns 75 cv, que se manifestavam com grande relutância.
A boa notícia que a Fiat deu aos clientes foi a opção de poderem escolher o carro em tom "ferrugem castanha", o que permitiria esconder alguns dos seus problemas. Cómica ironia.
7. Ford Pinto - Acidente
Apesar da sua tendência ardente o Pinto foi produzido durante 10 anos
© imagem cedida por:
FordEm vários aspetos o
Ford Pinto não foi um carro mau sendo certamente melhor do que o
AMC Gremlin. No entanto, tinha uma tendência para
explodir numa bola de chamas no caso de ocorrer algum impacto traseiro.
Para piorar a situação a Ford fez um cálculo, que foi posteriormente divulgado, e que sugeria que a indemnização das vítimas seria substancialmente menor do que modificar a traseira do Pinto. Cerca de 71 milhões dólares para ser mais preciso.
O Pinto foi produzido entre 1970 e 1980 e foi um modelo razoavelmente bem-sucedido. Tem de ser dito que, tal como o Gremlin, não é o carro mais bonito do mundo, mas pelo menos o motor de 1.6 litros com 4 cilindros sustentou clubes de pilotos e marcas de automóveis de kit durante vários anos.
6. Landwind - Crash test
Depois de ser submetido aos testes de segurança, o Landwind X6 foi considerado perigoso para os passageiros
Quando foi lançado em 1998 o Izuzu Rodeo não era visto como um carro particularmente bom e na altura em que a
Jiangling acabou com ele, em 2005, não era melhor.
Depois dos
testes de segurança o
Landwind X6 foi declarado perigoso, concedendo aos carros chineses uma reputação que continua a ser difícil de alterar.
5. Chevrolet Corvair - Acidente
O Corvair ficou famoso por ter dado origem a uma série de acidentes
O
Corvair tornou-se num sinónimo de má conceção após uma série de acidentes no início dos anos 60. Ralph Nader teve muito ligado a esta reputação, depois de uma série de acidentes, ele escreveu o livro "Inseguro a qualquer velocidade".
A
Chevrolet não conseguiu desenvolver o chassis do Corvair para ter um comportamento seguro, o que teve repercussões espectaculares. A suspensão de eixo de balanço era capaz de ressaltar e tornar o Corvair de motor traseiro instável, com uma saída de traseira exagerada como principal problema.
A triste reputação que o Corvair alcançou é uma pena, pois na verdade é um carro relativamente atraente e tem algumas características interessantes.
4. Pontiac Aztek - Design
O Pontiac Aztek figura regularmente nas listas de carros mais feios
O
Pontiac Aztek tem recebido sempre o título de "carro mais feio do mundo", e é difícil defendê-lo depois deste rótulo indesejado.
Foi finalmente extinguido em 2005, um ano em que a
Pontiac só conseguiu vender um pouco mais de 5.000 daquelas monstruosidades. Em 2007 claro que ainda havia alguns restos, e outros 25 foram vendidos. Podemos dizer que foi quase um milagre, considerando o aspeto do carro.
Mas nem tudo era mau no Aztek. Só que para que as dores de cabeça inerentes ao seu aspeto fossem superadas era necessário que o modelo tivesse reinventado a roda. Onde é que eles tinham a cabeça?
3. Trabant - Feito de...
Uma lista extensa de problemas deu origem a uma lista de espera de 20 anos pelo Trabant
Entre 1957 e 1991 foram produzidas uma série de variantes do
Trabant, mas naquilo que toca a este artigo eu prefiro pensar neles como uma linha contínua (mas algo divertida) de miséria.
Quando estava a funcionar, o motor de dois tempos chegava ao máximo da potência nuns inebriantes 18cvs, mas produzia gases nocivos suficientes para derrubar um elefante. Enquanto isso, a carroçaria era feita de Duroplast reforçado com fibras de madeira e algodão.
Para piorar ainda mais a situação havia uma lista de espera de 20 anos, devido às particularidades do regime e à quantidade de problemas que ocorriam durante a produção. No entanto, o fluxo constante de Trabants que cruzaram a fronteira depois da queda do muro de Berlim acabou por lhe conceder alguns elogios, tornando-se um carro de culto.
Podes saber mais sobre a história do Trabant
aqui.
2. AMC Gremlin - Styling, etc.
O Gremlin foi uma criação de Richard Teague
O
AMC Gremlin resultou de uma tentativa apressada de bater a
Ford e a
General Motors no segmento dos "sub-compactos" na América. Infelizmente, naquele momento a
AMC estava em plena crise, e o dinheiro era contado.
O designer do Gremlin, Richard Teague, era muito elogiado na altura, mas o Gremlin não viria a ser um dos seus melhores momentos. Aquilo que fizeram efetivamente foi enxertar uma nova frente na traseira de um
AMC Hornet. Para completar o estilo monstruoso, a AMC introduziu um motor V6 sob o capot e falharam completamente na afinação do chassis.
Incrivelmente, o modelo foi produzido durante 8 anos e 672 mil unidades foram vendidos na América do Norte. Gostos não se discutem.
1. Carro Top Gear - Hammerhead Eagle i-Thrust
O Hammerhead Eagle i-Thrust é uma criação de Jeremy Clarckson, James May e Richard Hammond
Se este carro fosse uma tentativa séria, tornaria o resto da lista irrelevante. No entanto, não é um carro a sério, mas é mau o suficiente para ser incluído como uma referência cómica.
O
vídeo explica de forma eficaz o quão mau consegue ser o Hammerhead Eagle i-Thrust. Os destaques incluem o simplesmente atroz controlo do carro "no limite" (em linha reta), o desempenho dos travões e do requinte pouco impressionante. Como nota final deixa perceber como é dificil desenvolver um automóvel e como até os falhanços anteriores estão fora do alcance de amadores.
Para veres mais imagens dos piores carros do mundo consulta a galeria abaixo: