Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Top 10

Tom Mallett2012-12-05 12:49:52

Os piores carros de sempre

10. Jaguar X-Type - Demasiadas pessoas sabiam que era um Mondeo

O X-Type prejudicou substancialmente a imagem da Jaguar

O X-Type prejudicou substancialmente a imagem da Jaguar

© imagem cedida por: Jaguar
O JaguarJaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
X-TypeX-TypeJaguar X-TypeReino Unido, 2001 > presente35 versões
46 fotografias
não era um carro terrível, analisando racionalmente até era um bom carro. Uma das razões para isso era a de ser baseado no FordFordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
3718 fotografias
5 vídeos
MondeoMondeoFord MondeoReino Unido, 1993 > presente5 gerações
355 versões
474 fotografias
1 video
, um carro fiável e bem desenvolvido graças aos vastos recursos económicos e de engenharia da Ford.

O problema com o X-Type foi que a Jaguar falhou estrondosamente em esconder que o seu novo modelo criado para rivalizar com o BMWBMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
8471 fotografias
43 vídeos
Série 33 SeriesBMW 3 SeriesAlemanha, 1975 > presente6 gerações
953 versões
1566 fotografias
11 vídeos
não era mais do que um Ford disfarçado. No segmento em que estava inserido isto foi fatal. Esta imagem espalhou-se por todo o mundo e acabou por ferir a imagem da Jaguar, um problema que entretanto se veio a verificar ser muito dificil dar a volta. O S-TypeS-Type (modern)Jaguar S-Type (modern)Reino Unido, 1998 > 200813 versões
12 fotografias
não veio ajudar mas isso fica para outra história.

9. Mercedes CLK GTR

A produção do Mercedes CLK GTR foi limitada a 25 unidades

A produção do Mercedes CLK GTR foi limitada a 25 unidades

© imagem cedida por: Mercedes-Benz
Eu quero gostar do CLK GTRCLK-GTRMercedes-Benz CLK-GTRAlemanha, 1998 > 19982 versões
7 fotografias
, a sério que quero. Tem um design fantástico, ADN de competição, é muito rápido e extremamente exclusivo. No entanto, como um carro de estrada não era muito bom. Nada bom.

Richard Meaden (da revista Evo) experimentou um quando foi lançado e descreveu desta forma a sua condução: "Tinha um comportamento algo perigoso, com a incisão em curva e aceleração em potência particularmente delicadas e saída de traseira abrupta se ao curvar se levantava o pé. Ainda avariou durante o teste mas ao menos não descolou." Para além disso, tinha uma caixa de mudanças com shift paddle e uma embraiagem tradicional, combinação que simplesmente não funcionava, exigindo ao condutor a coordenação de um baterista de Jazz.

Ainda assim a MercedesMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
pedia 1.547.000 dólares por cada um dos 25 exemplares e quando foi a Le Mans descolou .... duas vezes.

8. Fiat Strada - Ferrugem

O Strada foi a razão pela qual a Fiat se viu forçada a abandonar o mercado norte-americano

O Strada foi a razão pela qual a Fiat se viu forçada a abandonar o mercado norte-americano

© imagem cedida por: Fiat
A publicidade do FiatFiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
4864 fotografias
35 vídeos
StradaStradaFiat StradaItália, 1979 > 198111 versões
17 fotografias
mostra uma fábrica tecnologicamente avançada, no entanto não consegue mostrar que muitos dos Strada já tinham ferrugem, mesmo antes de saírem dos portões.

O Strada tinha tanta ferrugem que as ações judiciais contra a Fiat levaram a marca a simplesmente deixar o mercado dos EUA. Ao menos os problemas de ferrugem acabaram por afastar as atenções do igualmente mau motor, que só tinha uns 75 cv, que se manifestavam com grande relutância.

A boa notícia que a Fiat deu aos clientes foi a opção de poderem escolher o carro em tom "ferrugem castanha", o que permitiria esconder alguns dos seus problemas. Cómica ironia.

7. Ford Pinto - Acidente

Apesar da sua tendência ardente o Pinto foi produzido durante 10 anos

Apesar da sua tendência ardente o Pinto foi produzido durante 10 anos

© imagem cedida por: Ford
Em vários aspetos o FordFordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
PintoPintoFord PintoEstados Unidos da América, 1970 > 19804 versões
3 fotografias
não foi um carro mau sendo certamente melhor do que o AMCAMCAMCEstados Unidos da América, 1954 > 198713 modelos
10 fotografias
1 video
GremlinGremlinAMC GremlinEstados Unidos da América, 1970 > 19789 versões
2 fotografias
. No entanto, tinha uma tendência para explodir numa bola de chamas no caso de ocorrer algum impacto traseiro.

Para piorar a situação a Ford fez um cálculo, que foi posteriormente divulgado, e que sugeria que a indemnização das vítimas seria substancialmente menor do que modificar a traseira do Pinto. Cerca de 71 milhões dólares para ser mais preciso.

O Pinto foi produzido entre 1970 e 1980 e foi um modelo razoavelmente bem-sucedido. Tem de ser dito que, tal como o Gremlin, não é o carro mais bonito do mundo, mas pelo menos o motor de 1.6 litros com 4 cilindros sustentou clubes de pilotos e marcas de automóveis de kit durante vários anos.

6. Landwind - Crash test

Depois de ser submetido aos testes de segurança, o Landwind X6 foi considerado perigoso para os passageiros

Depois de ser submetido aos testes de segurança, o Landwind X6 foi considerado perigoso para os passageiros

Quando foi lançado em 1998 o Izuzu Rodeo não era visto como um carro particularmente bom e na altura em que a JianglingJiangling MotorsJiangling MotorsChina, 1951 > presente4 modelos
1 photo
acabou com ele, em 2005, não era melhor.

Depois dos testes de segurança o Landwind X6Landwind X6 2.0Jiangling Motors Landwind...China, 2005 > presente1 photo
foi declarado perigoso, concedendo aos carros chineses uma reputação que continua a ser difícil de alterar.

5. Chevrolet Corvair - Acidente

O Corvair ficou famoso por ter dado origem a uma série de acidentes

O Corvair ficou famoso por ter dado origem a uma série de acidentes

© imagem cedida por: Chevrolet
O CorvairCorvairChevrolet CorvairEstados Unidos da América, 1960 > 19698 versões
5 fotografias
tornou-se num sinónimo de má conceção após uma série de acidentes no início dos anos 60. Ralph Nader teve muito ligado a esta reputação, depois de uma série de acidentes, ele escreveu o livro "Inseguro a qualquer velocidade".

A ChevroletChevroletChevroletEstados Unidos da América, 1911 > presente82 modelos
3556 fotografias
7 vídeos
não conseguiu desenvolver o chassis do Corvair para ter um comportamento seguro, o que teve repercussões espectaculares. A suspensão de eixo de balanço era capaz de ressaltar e tornar o Corvair de motor traseiro instável, com uma saída de traseira exagerada como principal problema.
 
A triste reputação que o Corvair alcançou é uma pena, pois na verdade é um carro relativamente atraente e tem algumas características interessantes.

4. Pontiac Aztek - Design

O Pontiac Aztek figura regularmente nas listas de carros mais feios

O Pontiac Aztek figura regularmente nas listas de carros mais feios

© imagem cedida por: Pontiac
O Pontiac AztekAztek FWDPontiac Aztek FWDEstados Unidos da América, 2001 > presente8 fotografias
tem recebido sempre o título de "carro mais feio do mundo", e é difícil defendê-lo depois deste rótulo indesejado.

Foi finalmente extinguido em 2005, um ano em que a PontiacPontiacPontiacEstados Unidos da América, 1949 > 201031 modelos
130 fotografias
só conseguiu vender um pouco mais de 5.000 daquelas monstruosidades. Em 2007 claro que ainda havia alguns restos, e outros 25 foram vendidos. Podemos dizer que foi quase um milagre, considerando o aspeto do carro.
 
Mas nem tudo era mau no Aztek. Só que para que as dores de cabeça inerentes ao seu aspeto fossem superadas era necessário que o modelo tivesse reinventado a roda. Onde é que eles tinham a cabeça?

3. Trabant - Feito de...

Uma lista extensa de problemas deu origem a uma lista de espera de 20 anos pelo Trabant

Uma lista extensa de problemas deu origem a uma lista de espera de 20 anos pelo Trabant

© foto de Asterion, licença: Atribuição
Entre 1957 e 1991 foram produzidas uma série de variantes do TrabantTrabantTrabantRepública Democrática Alemã, 1957 > 19914 modelos
21 fotografias
, mas naquilo que toca a este artigo eu prefiro pensar neles como uma linha contínua (mas algo divertida) de miséria.

Quando estava a funcionar, o motor de dois tempos chegava ao máximo da potência nuns inebriantes 18cvs, mas produzia gases nocivos suficientes para derrubar um elefante. Enquanto isso, a carroçaria era feita de Duroplast reforçado com fibras de madeira e algodão.
 
Para piorar ainda mais a situação havia uma lista de espera de 20 anos, devido às particularidades do regime e à quantidade de problemas que ocorriam durante a produção. No entanto, o fluxo constante de Trabants que cruzaram a fronteira depois da queda do muro de Berlim acabou por lhe conceder alguns elogios, tornando-se um carro de culto.
 
Podes saber mais sobre a história do Trabant aqui.

2. AMC Gremlin - Styling, etc.

O Gremlin foi uma criação de Richard Teague

O Gremlin foi uma criação de Richard Teague

O AMC GremlinGremlinAMC GremlinEstados Unidos da América, 1970 > 19789 versões
2 fotografias
resultou de uma tentativa apressada de bater a FordFordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
e a General MotorsGMGMEstados Unidos da América, 1998 > presente8 modelos
240 fotografias
no segmento dos "sub-compactos" na América. Infelizmente, naquele momento a AMCAMCAMCEstados Unidos da América, 1954 > 198713 modelos
10 fotografias
1 video
estava em plena crise, e o dinheiro era contado.

O designer do Gremlin, Richard Teague, era muito elogiado na altura, mas o Gremlin não viria a ser um dos seus melhores momentos. Aquilo que fizeram efetivamente foi enxertar uma nova frente na traseira de um AMC HornetHornetAMC HornetEstados Unidos da América, 1969 > presente1 photo
1 video
. Para completar o estilo monstruoso, a AMC introduziu um motor V6 sob o capot e falharam completamente na afinação do chassis.
 
Incrivelmente, o modelo foi produzido durante 8 anos e 672 mil unidades foram vendidos na América do Norte. Gostos não se discutem.

1. Carro Top Gear - Hammerhead Eagle i-Thrust

O Hammerhead Eagle i-Thrust é uma criação de Jeremy Clarckson, James May e Richard Hammond

O Hammerhead Eagle i-Thrust é uma criação de Jeremy Clarckson, James May e Richard Hammond

Se este carro fosse uma tentativa séria, tornaria o resto da lista irrelevante. No entanto, não é um carro a sério, mas é mau o suficiente para ser incluído como uma referência cómica.
 
O vídeo explica de forma eficaz o quão mau consegue ser o Hammerhead Eagle i-Thrust. Os destaques incluem o simplesmente atroz controlo do carro "no limite" (em linha reta), o desempenho dos travões e do requinte pouco impressionante. Como nota final deixa perceber como é dificil desenvolver um automóvel e como até os falhanços anteriores estão fora do alcance de amadores. 
 
 
Para veres mais imagens dos piores carros do mundo consulta a galeria abaixo:
 

3 comentários

FredSantos
O Hammerhead é qualquer coisa de genial...só mesmo no Top Gear
05.12.2012 @ 14:08
purista
Acho que o Fiat Strada era o Ritmo aqui na nossa terra, o meu ódio de estimação da lista é o X-Type, aberração que nunca deveria ter usado um emblema Jaguar (e concordo com o S-Type também!)
05.12.2012 @ 16:05
mantaray
O mercedes Mercedes CLK GTR era horrivel! Horrivel também e vitima de flop total foi o VW K70 e o Audi 90.
23.04.2013 @ 15:32
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10Top 10 Destaques do anoReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar