Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Produzido de 1961 a 1992, o RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
4Renault 4França, 1961 > 199428 versões
122 fotografias
2 vídeos
, atualmente referido pelo nome genérico 4L, também é conhecido como o "carro Blue jeans" e o modelo que será para sempre associado à carrinha de distribuição de correio francês, a polícia francesa e o carro Boulangerie, claro.
Um indicador da sua popularidade em todo o mundo são os numerosos apelidos atribuídos ao versátil carro em diferentes países. Em Itália foi comercializado como "Sapo", em Espanha foi apelidado de "Cuatro Latas" (quatro caixas), na ex-Jugoslávia era conhecido como "Katcra" (Catarina), na Argentina ganhou o apelido de "El Correcaminos"(o corredor) e na Finlândia tornou-se no "Tiparellu" (gota).
Ao longo da sua existência acompanhou três gerações de clientes. Ao longo da década de 60, o Renault 4 convenceu os compradores com o seu design de caixa dupla e espaço interior variável. Emanava simplicidade graças ao equipamento modesto e estava disponível a um preço competitivo.
Assim, o R4 começou como um carro económico, mas rapidamente se tornou mais do que isso. A versão parisiense, lançada em 1963, apelou a uma clientela jovem, elegante e feminina e fez do 4L aquilo que hoje designamos por um carro que representa um estilo de vida.
Durante os anos 70 a geração seguinte continuou a ganhar terreno com os jovens. Muitos modelos foram vistos com decorações alusivas a símbolos de paz e amor e partes inferiores de sinos, o Renault 4 tornou-se o carro de culto de uma geração diferente e curiosa de despreocupados jovens hippies.
Na década de 80 o Renault 4 tornou-se parte integrante da vida quotidiana, de carrinha de entregas, carro familiar até campeão de rális. Muitas variantes ajustaram-se às necessidades da ampla base de clientes até que a produção terminou finalmente depois de mais de 30 anos em 1992.
E ainda hoje o Renault 4 tem um lugar cativo na paisagem automóvel: estão a florescer clubes muito ativos em todo o mundo e os inúmeros modelos sobreviventes são restaurados, modificados, competem em rális (4L Trophy) ou são simplesmente usados no dia-a-dia.
O Renault 4 tornou-se um ícone do mundo automóvel depois de se estabelecer como o carro francês mais vendido em todo o mundo, com mais de oito milhões de unidades vendidas em mais de 100 países.
Em 2011 a Renault e todos os fãs do R4 em todo o mundo celebraram o 50º aniversário deste modelo inesquecível.
O R4 foi o fruto de um protótipo. Em 1956 Pierre Dreyfus, então presidente da Renault, lançou a ideia de um carro "blue jeans". Tal como as calças agora familiares que são usados em todo o mundo, Dreyfus queria produzir um carro versátil, barato, com uma abrangência mundial, que poderia coincidir com as mudanças na sociedade que se estavam a desenrolar à medida que a década de 60 se aproximava.
O 4, o primeiro carro de passageiros de tração dianteira da Renault foi apresentado no Salão de Paris de 1961. Era algo novo pela sua forma, pelas soluções técnicas que adotou e, mais especialmente, pelo conceito que promoveu: urbano mas não snobe, utilitário mas não grosseiro. O novo Renault 4 era oferecido em quatro versões: R3, R4, R4L, R4L Super Confort, como carrinha e sedan.
O "Parisienne" entrou em cena em dezembro de 1963. Esta versão elegante do R4L foi o resultado de uma operação lançada em conjunto com a revista Elle. Famoso pelos seus painéis laterais decorativos e pelo seu interior especial, foi lançado em duas versões, uma com um padrão de vime e uma com um padrão de xadrez.
Em 1968 o Parisienne despediu-se, mas o Plein Air (tipo R 1123), uma versão cabriolet do Renault 4, chegou ao mercado. Produzido pela Sinpar, o "Plein Air", um torpedo despojado de portas e janelas laterais, era ideal para a praia e atividades recreativas.
O Renault 4 foi produzido em diferentes versões e variantes, tais como o Rodeo. Para esta versão, a Renault forneceu o Ateliers de Construction du Libradois (A.C.L.) com transmissões manuais do 4L para os motores de uma carroçaria de plástico desenhada e construída pela Teilhol. Uma longa lista de novas edições limitadas continuou a ser lançada, entre as quais a Safari, Jogging e Sixties.
Apresentado no Salão do Automóvel de 1975, o Safari foi inspirado pelo prazer e ostentava uma aparência exterior e características interiores pensadas especificamente para atrair os consumidores jovens.
Desde janeiro de 1978 o novo Renault 4 GTL apresentou um motor de 1108cc que já tinha sido visto no Renault 8. O desempenho melhorou e o consumo caiu numa média de 1l. No exterior a grelha do radiador e pára-choques eram cinzentos e foram acrescentados dois cruzamentos de proteção às extremidades dos pára-choques da frente.
Um Renault 4 de tração integral preparado pela Sinpar participou na segunda edição do Rally Paris-Dakar com os irmãos Claude e Bernard Marreau atrás do volante. O carro especial contou com um motor de 1397cc e 93cv e suspensão do Renault 5 Alpine. Os irmãos terminaram em terceiro.
Lançado em maio de 1986, o Clan & Savane foram as duas últimas evoluções do Renault 4. O Renault 4 TL foi renomeado "TL Savane" e o GTL tornou-se o "Clan". Os dois modelos podem ser facilmente identificados graças às palavras "Savane" e "Clan" na porta dianteira e da bagageira. O Savane usou as mesmas rodas do Renault 5 GTL e o Clan herdou as jantes de duas cores "Style" do Renault 12 e 16.
A introdução de normas antipoluição mais rígidas ditaram o fim do Renault 4. A 3 de dezembro de 1992 a Renault anunciou o fim do Renault 4 através de um comunicado de imprensa. Duas fábricas iriam continuar a produzir o Renault 4 após essa data e até 1994: em Marrocos e na Eslovénia. Mas depois de 30 anos em produção e com 8.135.424 unidades vendidas, o R4 deixou claramente a sua marca nos sucessores.
Nesta série de artigos "Carros de culto" estamos a relembrar alguns dos modelos mais emblemáticos da história automóvel. Se quiseres saber mais sobre outros carros igualmente famosos, aqui estão algumas sugestões para ti:
Também queremos ouvir a tua opinião! Já tiveste oportunidade de ser dono ou de guiar este carro? Conta-nos a tua experiência? Tens alguma lembrança especial relacionada com o Renault 4?
EnciclopédiaRenault4R4 Super | Motor Linha 4 Cilindrada 46 cu in Velocidade Máxima 68 mph Transmissão 4, Manual Potência máxima 32 cv Carroçaria Berlina Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |