Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Leilão do Mercedes W196 R pode ser o mais caro de sempre

Apenas dez dos carros ainda existem e este é o único que está na mão de privados

 
 
Slideshow
O W196 R que será leiloado é o único que se encontra na mão de privados

É muito raro um dos carros de corrida Silver Arrows (Flecha Prateada) da MercedesMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
ser visto em público, muito menos a ser colocado à venda. No entanto este ano no Festival de Velocidade de Goodwood, no dia 12 de julho, um Fórmula 1 Mercedes-Benz W196 Type RW196 Motortyp 196Mercedes-Benz W196 Motort...Alemanha, 1954 > 195515 fotografias
de 1954 vai a leilão.

Juan Manuel Fangio levou este W196 R à vitória em 1954 nos Grandes Prémios da Alemanha e da Suíça e venceu nesse mesmo ano o seu primeiro Campeonato do Mundo de Pilotos de Fórmula 1 com a Mercedes. Este é o único do Silver Arrow do pós-guerra que está na mão de privados e um dos dez existentes das 14 unidades produzidas. A Mercedes possui seis dos restantes W196 R e os outros três estão em coleções de museus.

A Bonham ainda não publicou uma estimativa para a venda, mas a Mercedes acredita que este pode vir a ser o carro mais caro alguma vez vendido em leilão.

O W196 R era o carro de Fórmula 1 da Mercedes para a temporada de 1954. Um carro mais aerodinâmico foi produzido para a corrida de alta velocidade em Reims, em França. as restantes unidades tinham uma carroçaria convencional. O design transitou basicamente para a temporada de 1955 mas com uma distância entre eixos mais curta. Os carros venceram títulos consecutivos em 1954 e 1955, com Fangio a conquistar ambos os campeonatos.

A potência de ambos os carros vinha de um motor em linha de oito cilindros de 2.5 litros com controlo de válvulas desmodrómico. Os motores produziam entre 250cv e 290cv, dependendo da versão.

A Mercedes doou este carro ao National Motor Museum em Beaulieu, em Inglaterra em 1973 e o museu vendeu-o em 1980.

"O relatório do nosso perito significa que não há dúvidas de qualquer natureza sobre este carro de corrida e confirma plenamente e de forma inequívoca a história e a originalidade do veículo", explicou Michael Bock da Mercedes-Benz Classic.

Também em Goodwood a Mercedes vai realizar uma demonstração na pista com o W196 R da sua própria coleção, juntamente com outros Silver Arrows.

Mercedes-Benz 300 SLR Roadster

O carro mais valioso do mundo. Conduzido por Stirling Moss,ganhou em 1955 as míticas Mille Miglia e Moss tê-lo-á chamado o "melhor carro de corrida alguma vez produzido". Nunca foi vendido e permanece propriedade da Daimler AG. O seu valor pode apenas ser estimado, mas pode-se esperar que bata todos os recordes assim que vá a leilão.

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé

Apesar de nunca ter sido vendido e estar até hoje nas mãos da Mercedes-Benz, o valor do Uhlenhaut Coupé é uma questão de especulação. Que seria estratosférico se vendido é no entanto certo. Inalcançável, da era mais bem sucedida da Mercedes em competição, alguns especialistas sugerem um valor de leilão a rondar os 40 milhões de euros.

Ferrari 250 GTO

Há um novo campeão dos leilões no que toca ao preço de venda. Na edição de 2014 da Monterey Car Week um Ferrari 250 GTO foi vendido num leilão da Bonhams pela quantia recorde de 28,548,667.97 euros. Com esta venda o 250 GTO passa diretamente a ser um dos carros mais valiosos do mundo

Rolls-Royce 40/50 Silver Ghost

Os 40/50 hp com o chassis número 60551 recebeu a alcunha de "Silver Ghost", um nome que viria a identificar o modelo completo. Ficou famoso pela sua fiabilidade construindo o nome da Rolls-Royce. Este carro específico foi segurado pelo montante de 28 milhões de euros em 2005 e, recentemente, por 46 milhões de euros. Um preço de venda é desconhecido.

Bugatti Type 57SC Atlantic

Em 2010, este carro recebeu uma licitação na Califórnia, de aproximadamente 32 milhões de euros e tornou-se no carro mais caro alguma vez vendido num leilão. Este carro extremamente raro é admirado pela sua beleza e um outro semelhante é propriedade do estilista Ralph Lauren.

Mercedes-Benz W196 Motortyp 196

Conduzido em 1954 e 1955 por Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, este carro venceu 9 das 12 corridas em que participou e conquistou os dois campeonatos com Fangio ao volante. Em 2013 o W196R de 1954 foi vendido por 22.7 milhões de euros, o preço mais elevado alguma vez pago por um carro de corrida e o mais elevado de sempre pago por um Mercedes-Benz.

Ferrari 250 Testa Rossa

Em 2011, o 250 Testa Rossa estabeleceu um novo recorde para a Ferrari, ao ser vendido por uns inacreditáveis 13 milhões de euros num leilão na Itália.

Bugatti Type 41 Royale

O Bugatti Royale é um dos modelos mais cobiçados do mundo por causa da sua singularidade e design. Uma das suas versões, o Kellner Coupe foi vendido por cerca de 12.6 milhões de euros em 1990. Desde então, têm sido raras as ocasiões em que foi visto.

Ferrari 375 MM Pininfarina Berlinetta

O Ferrari 340/375 MM Berlinetta de 1953 com carroçaria da Pininfarina foi vendido por 12,75 milhões dólares num leilão na Suíça em 2013 e é o único Ferrari conhecido a ter competindo por três campeões da World Sports Car durante a sua carreira competitiva - Alberto Ascari, Nino Farina, e Mike Hawthorn.

Auto Union D-Type

O D-Type é reconhecido pela sua tecnologia avançada, à frente do seu tempo e em muitos aspectos semelhante aos atuais carros de corrida modernos. Um dos cinco Auto Union D-Type que ainda existem foi colocado a leilão em 2007, o seu valor foi estimado em mais de 9.6 milhões de euros, mas nenhum comprador foi encontrado.

Ford GT

Este 1968 Ford GT/Mirage vendido por 8.8 milhões de euros no leilão RM Monterey a 18 de agosto de 2012, o valor mais elevado pago em leilão por um carro americano. Foi um dos três primeiros carros a envergar o azul e laranja da Gulf. Estreou como Mirage, empresa que construía carroçarias aerodinâmicas para os GT40 e que foi a primeira a usar fibra de carbono. Foi usado para filmar o filme Le Mans.

Ferrari 250 GT SWB California Spider

Em 2008, este carro recebeu num leilão uma licitação recorde de 8.6 milhões de euros. O locutor de rádio britânico Chris Evans comprou o carro e posteriormente ele apareceu num episódio do Top Gear e foi conduzido por James May.

Duesenberg J

Leiloado pela Gooding & Company em 2011 em Pebble Beach, o carro obteve uma licitação de 8.2 milhões de euros e não só é o Duesenberg mais caro vendido num leilão, como também foi até recentemente o carro americano mais valioso no mundo.

Enciclopédia
Mercedes-BenzMercedes-Benz
W196W196
W196 Motortyp 196W196 Motortyp 196
Motor
Linha 8
Cilindrada
--
Velocidade Máxima
149 mph
Transmissão
5, Manual
Potência máxima
--
Carroçaria
--
Combustível
--
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Carros ClássicosTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar