Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
À medida que 2012 chega ao fim, é novamente hora de olhar para trás a cantar "Adio, Adieu, Auf Wiedersehen, Goodbye..." a outro ano. Com o passar do tempo, uma forma de avaliar o ano que se despede pode não se ficar pelo relógio ou calendário, mas pelos modelos de carros que já foram o nosso presente e agora são o nosso passado.
Tal como todos os anos, também 2012 fez-se sentir nas carteiras dos fabricantes, para o bem e para o mal. Olhando para a lista de carros que foram excluídos dos catálogos e dos configuradores de carros online, vemos que, de alguma forma, alguns serviram para abrir caminho a uma nova escolha ainda mais tentadora que vai ser difícil de resistir, enquanto outros tiveram que encarar o fato de que foram uma desilusão a apanhar pó nos concessionários.
Mas vê só a nossa lista de carros descontinuados em 2012 e diz-nos: Vais sentir falta deles?
Lançado em 2005, o Clio III foi eleito "Carro Europeu do Ano de 2006". Sem surpresa, a terceira geração do subcompacto francês conquistou as ruas da Europa. Mas em 2012 chegou ao fim do seu mandato e abre caminho para o Clio IV. Embora a nova geração já esteja marcada como um sucesso comercial, apostamos que a geração anterior vai continuar a agitar o mercado de classificados!
O que dissemos sobre o Clio aplica-se ao Golf. À medida que a sexta geração se despede em 2012, o novo Golf deve continuar a história de sucesso para a Volkswagen. Mas, na nossa opinião, o Golf VI ainda parece surpreendentemente atual e o seu irmão de 2012 parece na verdade um irmão gémeo. Não temos a certeza se seremos capazes de os distinguir na rua!
Em 2012 a Mercedes retirou do mercado o seu Classe W169 mas não ficamos tristes, de todo. Este pequeno monovolume familiar um pouco sensaborão foi totalmente re-trabalhado pelos designers e voltou na forma do empolgante novo compacto W176 que vai ser um sério rival do A3, Série 1 e VW Golf. 70,000 pré-encomendas falam por si.
Um ano de 2012 menos positivo para a Mercedes veio através do Classe R. Vendas dececionantes levaram a empresa a tirá-lo de todos os mercados (exceto a China) e nós temos que concordar com a decisão. Este conceito pouco impressionante não é certamente um capítulo glorioso da história da Daimler, mas até os melhores falham por vezes...
Uma etapa ainda pior para o império Daimler: a Maybach. Baseado no chassis do Classe S, os Maybach foram criados para competir com a Rolls-Royce e Bentley. A marca vendeu 166 carros no primeiro ano e 244 em 2004, mas com a crise mundial as vendas desceram mais. Em 2010 caíram para 63 unidades e apenas 46 em 2011. Como consequência, a marca foi encerrada em 2012.
A Mercedes renovou o Classe A e a Audi não quis ficar para trás e por isso lançou um concorrente direto, a nova geração do A3 com um boost na potência. Com o 8V a ganhar vida através da nova plataforma VW, o 8P retira-se para o mercado em segunda mão.
É o ciclo da vida: uma geração abre caminho para uma nova. Este princípio também se aplica ao Porsche Boxster e assim o 987 deu lugar ao 981 em 2012. E ainda que o 987 tenha sido um excelente carro, não há razão para lamentações já que o Boxster 981 é ainda melhor.
A situação económica tem sido difícil ultimamente, por isso não admira que haja uma série de modelos que tenham que se despedir em 2012. Um desses casos é o RX-8 que a Mazda teve de retirar do mercado devido à taxa de câmbio Yen-Euro desfavorável. Mas espera! Há esperança: a Mazda pode trazer de volta um novo RX-7 em 2017.
Depois de 32 anos de produção, a AutoVAZ terminou a produção do Lada 2107 a 17 de abril de 2012. O carro era o equivalente russo do Citroen 2CV ou do VW Beetle. A AutoVAZ declarou que as vendas do modelo caíram 76% no primeiro trimestre. A IZH que tinha vindo a produzir o 2107 sob contrato continua a produzir o 2104, a versão carrinha do modelo, até ao final de 2012.