Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Carros e Países: Reino Unido

Ao serviço de Sua Majestade: o Aston Martin DB5

Tendo em conta que vivi em Inglaterra toda a minha vida esta deveria ser fácil não é? Mas, como de costume, existem uma série de pretendentes, quer seja o Jaguar E-TypeE-TypeJaguar E-TypeReino Unido, 1961 > 19753 gerações
21 versões
114 fotografias
1 video
, que sintetizava beleza, elegância e uma (um pouco fictícia) velocidade máxima, ou o Austin AllegroAustin AllegroReino Unido, 1973 > 19835 versões
que se tornou num símbolo dos maus velhos tempos da British Leyland, ou talvez devesse ser o popular MiniMiniAustin MiniReino Unido, 1967 > 19895 gerações
13 versões
14 fotografias
de Alex Issigonis?

Infelizmente, o Mini foi estrela de um filme chamado The Italian Job, que foi filmado em Itália, por isso vou escolher o Aston Martin DB5DB5Aston Martin DB5Reino Unido, 1963 > 19658 versões
68 fotografias
1 video
conduzido por James Bond... o veículo do arquétipo do distinto e desportivo cavalheiro Inglês.

Na verdade não acho que o DB5 seja o Aston de estrada mais bonito, aliás esse título deve ir para o DB4 GT ZagatoDB4 GT ZagatoAston Martin DB4 GT ZagatoReino Unido, 1960 > 19633 fotografias
, mas afinal, quem é que já ouviu falar de um deles? Não, tem de ser o DB5 que Sean Connery conduziu em Goldfinger e é o DB5 que simboliza a Inglaterra em todo o mundo quer se esteja em Hollywood, Xangai ou o RAC junto à Praça de St. James, em Londres.

Pode-se argumentar que o E-Type é melhor para conduzir e é tão bonito quanto o DB5, e eu pergunto então por que diabos é que pagarias mais cerca de 250 mil euros pelo AstonAston MartinAston MartinReino Unido, 1914 > presente62 modelos
1872 fotografias
24 vídeos
? A resposta está nos filmes e na sensação que se sente quando se entra num Aston, existe simplesmente o “fator X” que falta ao JaguarJaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
.

Quando se conduz um Aston Martin qualquer, mesmo que se pense que é um carro melhor do que o equivalente Jaguar ou não, tem-se aquele momento em que se pergunta se se poderia ser capaz de dizer: o meu nome é Mallett, Tom Mallett... e é claro que não podemos, mas é um sonho agradável. Na Jaguar só pensamos "ah, isto é bom."

Infelizmente é a Jaguar que tem, aparentemente, o futuro mais saudável por agora e eu estou realmente preocupado com o futuro da Aston Martin, o que é uma pena, porque a empresa tem feito alguns dos mais belos, masculinos, emocionantes, mais rápidos e icónicos carros de todos os tempos. Mas isso é outra história.

Em vez de contar-vos a história completa do DB5 e explicar onde foi construído (Newport Pagnell) ou os anos durante os quais foi produzido (1963-1965) vou explicar-vos com que "extras" estava equipado o James Bond DB5.

Metralhadoras saíam do pára-choques dianteiro, um escudo à prova de bala saía da mala e um banco de passageiro ejetável permitia despachar um inimigo através do tejadilho a qualquer altura... isto tudo aliado a um conjunto de lâminas de trituração de pneus que surgiam no centro das capas das jantes com um simples toque de um botão.

Será que o banco ejetável era aquilo que eu mais queria para o meu carro? Não, não é. Eu não posso usar nenhuma destas artimanhas sem acabar a passar algum tempo nos calabouços de Sua Majestade. No entanto, acredito que teria algumas hipóteses de evitar a prisão (e algumas multas por excesso de velocidade) se usasse o sistema de matrícula giratória no carro. As matrículas de Bond tinham BMT216A, JB007 e Goldfinger como as suas três opções. Pergunto-me que inscrição teria a minha? Boa sorte Sr. Plod!

O que posso eu dizer sobre o DB5? Os seus 320 cavalos na versão Vantage não me parecem tão genuinos quanto os de um 997 Carrera911 Carrera S PDKPorsche 911 Carrera S PDKAlemanha, 2008 > presente4 fotografias
e tem certamente um comportamento dinâmico de um carro antigo, com controlos pesados ​​e sem qualquer magia eletrónica para te salvar de ti mesmo quando perceberes inevitavelmente que não és o James Bond, nem o Stirling Moss.

Mas não se trata da condução? Não, trata-se de ser James Bond.


Para descobrires mais sobre os carros de James Bond, confere aqui a nossa lista:

Ford Mondeo

Seria de esperar que um agente secreto como 007 apenas conduzisse carros caros e espetaculares. Mas no filme Casino Royale (2006) Bond mostrou o contrário ao conduzir um Ford Mondeo, nas Bahamas. Este pode muito bem ser o Mondeo mais exclusivo do mundo já que foi produzido à mão no Estudio de Design da Ford na Alemanha e enviado para as Bahamas antes mesmo do modelo ser posto à venda.

Rolls-Royce Silver Shadow

O próximo carro na nossa lista apareceu várias vezes nos filmes de James Bond. O Rolls-Royce Silver Shadow foi visto em "On Her Majesty's Secret Service" (1969), "The Man with the Golden Gun" (1974), "Licence to Kill" (1989) e "The World Is Not Enough" (1999), mas só foi conduzido pelo agente secreto no filme de 1989.

Aston Martin DBS V12

Tem de se dar crédito a todos os James Bonds por serem conhecidos pelas suas capacidades de condução, mas uma coisa é certa, quando se trata de preservar os carros todos falham. O Aston Martin DBS V12 que aparece em Quantum of Solace é um bom exemplo disso mesmo. O carro acaba desfeito depois de uma perseguição cruel e selvagem em Siena, Itália.

BMW Z8

O BMW Z8 ficou famoso no filme de James Bond The World is not Enough por ter sido cortado ao meio pelas serras controladas por um helicóptero. Sentimos um profundo pesar pelo carro e concordamos com o agente secreto ao serviço de Sua Majestade quando diz que o "Q não vai gostar disto!"

 

Aston Martin V8 Vantage Volante

Em The Living Daylights Timothy Dalton estreou-se na pele do agente secreto mais famoso do mundo. Um dos prémios para qualquer 007 é a oportunidade de conduzir grandes máquinas e fazer parte de espetaculares cenas de perseguição. O ponto alto neste filme é sem dúvida a cena em que o Aston Martin V8 Vantage Volante corta um carro da polícia com um laser.

Range Rover Classic Descapotável

Em Octopussy um Range Rover Classic Descapotável foi utilizado por Roger Moore, na pele do agente secreto, para transportar no interior de um reboque de cavalos o Jet Acrostar que tinha acabado de roubar com a ajuda da própria Octopussy.

Lotus Esprit Turbo

Em For Your Eyes Only James Bond pode conduzir dois Lotus Esprit Turbo especialmente encomendados. O primeiro, um modelo branco conduzido por James Bond em Espanha, é destruído quando um bandido aciona o seu sistema de auto-destruição ao partir a janela do lado do condutor. O segundo é um modelo vermelho conduzido por Bond num resort de ski no norte de Itália.

Citroën 2CV

O 2CV também teve o seu momento de glória nas mãos do 007 no filme For Your Eyes Only. A ilha grega de Corfu é o cenário de uma perseguição cheia de derrapagens com um carro verdadeiramente inesperado para os padrões de Bond.

AMC Hornet

Esta é uma das cenas mais incríveis dos filmes de James Bond. Em The Man With the Golden Gun 007 está a perseguir Scaramanga num AMC Hornet que roubou num concessionário em Banguecoque, na Tailândia. A dada altura Bond parece estar num beco sem saída, mas numa manobra incrível atravessa o rio e continua a perseguição a Scaramanga, que acabará por fugir num avião.

Tanque T-95

São Petersburgo foi o local de uma das mais gigantescas perseguições do agente secreto ao Serviço de Sua Majestade. Em Golden Eye James Bond parece uma criança a brincar com um brinquedo novo ao conduzir pelas ruas da cidade russa a bordo de um tanque T-95.

Aston Martin V12 Vanquish

Em Die Another Day tivemos direito a mais uma perseguição alucinante de James Bond. Desta vez, 007 vai atrás do vilão Zao dentro de um Vanquish V12 numa perseguição sobre o gelo no exterior do Palácio de Gelo na Islândia. Uma característica deste carro é a "camuflagem adaptável" - um dispositivo de camuflagem que lhe permite tornar-se praticamente invisível com um simples botão.

Lotus Esprit

Este é provavelmente um dos veículos mais extravagantes que Q alguma vez entregou a Bond. Este Lotus Esprit foi entregue a Bond por Q na Sardenha e é capaz de se transformar num submarino. O carro apareceu no filme "The Spy Who Loved Me".

Ford Mustang Mach 1

Em Diamonds are Forever o Ford Mustang Mach 1 realizou uma das mais espetaculares perseguições da história dos filmes de James Bond. Foi em Las Vegas e o ponto alto foi definitivamente ver o Mustang em duas rodas a conduzir através de um beco estreito. Existe ainda um mistério por resolver sobre isso: como é que o carro saiu do beco nas outras duas rodas?

BMW 750iL

Esta perseguição num estacionamento tornou-se numa das cenas mais famosas da história dos filmes de James Bond. Em Tomorrow Never Dies o agente 007 conduz através de um controlo remoto o seu 750iL no banco de trás, enquanto é atacado por um arsenal de armas. Graças a Deus Q encheu o carro de gadgets espetaculares para que os possamos ver em ação.

Aston Martin DB5

O Aston Martin DB5 foi sempre o mítico carro que pertenceu a James Bond. Em Skyfall o modelo da Aston Martin volta a aparecer num filme onde a lealdade de Bond a M será testada quando o seu passado volta para assombrá-la.

 

Outros artigos desta série:

O carro que melhor representa a Alemanha: o Porsche 911 Turbo
Carros e Países: Itália - Ferrari F40
Carros e Países: França
Carros e Países: Japão

Enciclopédia
Aston MartinAston Martin
DB5DB5
DB5 James BondDB5 James Bond
Motor
Linha 6
Cilindrada
244 cu in
Velocidade Máxima
--
Transmissão
5, Manual
Potência máxima
329.5 cv @ 5500 rpm
Carroçaria
Coupé
Combustível
--
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

2 comentários

mantaray
O mitico Jaguar E - Type é simplesmente um sonho do mundo automóvel, cheio de classe e garra. O Aston DB4 também tem o seu charme, embora mais pesado e com linhas mais antiquadas.
11.01.2013 @ 09:37
l_fontes
Mas tem a mística à volta do James Bond... mas concordo que o E-Type seria sem dúvida uma óptima escolha para representar o Reino Unido
11.01.2013 @ 17:49
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Cultura AutomóvelTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar