A Peugeot anunciou a apresentação do novo protótipo Fractal para o Salão Automóvel de Frankfurt que decorre no mês de setembro. O veículo serve de invólucro à segunda geração do design interior da Peugeot i-Cockpit.
O Fractal conta com uma cabine de design minimalista, equipada com um pequeno volante que inclui touchpads que permitem controlar grande parte das funcionalidades do sistema de infoentretenimento. Além disso, o veículo conta ainda com um ecrã HUD de 7.7 polegadas e um painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas que pode ser personalizado pelo condutor.
A Peugeot refere em comunicado que 80% do design da cabine do Fractal foi concebido através de componentes impressos em 3D. A inspiração veio dos materiais e superfícies utilizados em auditórios e estúdios de gravação, refere a marca francesa. Um dos grandes destaques da cabine do Fractal vai para a nova geração do sistema de som que consegue criar uma ilusão de direção com o som, ao dar instruções de navegação. Os bancos do protótipo incluem um sistema “tátil” que emitem os sons graves.
No coração do Peugeot Fractal está um sistema elétrico constituído por dois motores de 102cv, cada um montado sobre um dos eixos. Em conjunto perfazem uma potência de 204cv. A marca francesa refere que o coupé de duas portas e quatro lugares tem uma autonomia de 450km graças à bateria de iões-de-lítio de 40kWh. Com apenas 1000kg de peso o Fractal consegue atingir os 100km/h em 6,8 segundos.
Outro dos destaques tecnológicos do Fractal vai para a capacidade do veículo conseguir alterar a distância ao solo, que pode ser de 11cm para a cidade e de 7cm para as autoestradas, de forma a melhorar a aerodinâmica e poupar a bateria.
Integrada no projeto eVADER, a Peugeot incluiu no Fractal um som próprio que permite alertar os pedestres e ciclistas da aproximação do veículo. Este som é uma resposta à nova regulamentação europeia que vai obrigar que todos os veículos elétricos emitam um som em andamento a partir de 2019.