Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A PeugeotPeugeotFrança, 1882 > presente120 modelos
3839 fotografias
7 vídeos
já está a caminho da Argentina onde no próximo dia 4 de janeiro arranca a edição de 2015 do Rali Dakar. A equipa francesa terminou os testes em Marrocos e os pilotos mostram-se agradados com os resultados e com a velocidade do 2008 DKRPeugeot 2008 DKRFrança, 2015 > 2015.
As três duplas da Peugeot, compostas por Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, Carlos Sainz/Lucas Cruz e Cyril Despres/Gilles Picard estiveram no leste de Marrocos para avaliar a performance e a durabilidade do carro.
As condições encontradas naquela região não eram as esperadas para esta altura do ano mas permitiu experimentar o carro e fazê-lo evoluir em diferentes contextos devido às fortes inundações. No entanto, para preparar o Dakar, quanto mais difíceis forem as condições de testes, mais realistas estes se tornam. Os três pilotos encontram-se, portanto, bem preparadas para a mais exigente das provas de automobilismo depois de testarem as suas viaturas em circunstâncias muito variadas.
As equipas encontraram vários obstáculos em Marrocos. Mesmo por entre as pedras, dunas de areia, pistas estreitas em cascalho e nas vastas extensões planas os pilotos salientaram a elevada velocidade do 2008 DKR, em especial o experiente Stéphane Peterhansel.
“Ao longo da minha carreira já aqui vim talvez algumas 15 vezes e nunca conduzi tão depressa. É simplesmente fantástico o modo como, por exemplo, trabalham as suspensões do Peugeot 2008 DKR”, refere Peterhansel.
“Mesmo no topo das dunas, é incrível ter tanta aderência com apenas duas rodas motrizes. O carro é muito rápido, embora seja difícil saber o ponto em que se encontra face aos adversários. Uma coisa é certa, é um modelo bem-nascido. Como é um carro de duas rodas motrizes, é necessário adaptar o estilo de condução – sem grandes ‘atravessadelas’ - algo que consegui fazer durante os testes”.
Cyril Despres, o rookie da equipa, comentou: “Tenho ainda muito a aprender, mas sinto-me no carro como em casa. O modo como se conduz não é muito diferente do de uma moto, mas é muito menos cansativo para as pernas e joelhos. Pela primeira vez desde há muito tempo não cometi erros nesta sequência de testes antes do início de um Dakar, para além de que, percebi, realmente, quão difícil era conduzir e navegar ao mesmo tempo. Pergunto-me mesmo como o consegui fazer porque, desde que aprendi a trabalhar com o meu co-piloto, vi o quanto lhe cabe em responsabilidade!”.
Também Carlos Sainz pôde testar a grande variedade de estradas africanas trabalhando nas afinações e fazendo longos conjuntos de testes – mais de 250 km de cada vez – de modo a reproduzir os dias intensos, característicos do Dakar.
“Este programa é um novo desafio”, reconhece o bicampeão do Mundo de Ralis. “Construir um carro para o Dakar é sempre uma tarefa difícil, mas construir um que corresponda a um conceito totalmente novo é algo muito interessante e em que acredito na totalidade.”
A edição de 2015 do Rali Dakar decorre entre os dias 4 e 17 de Janeiro de 2015 e vai percorrer 9.000 quilómetros através da Argentina, Chile e Bolívia.
EnciclopédiaPeugeot2008 Gen.12008 DKR | Motor Linha 3 Cilindrada 73 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima 110 cv Carroçaria SUV Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |