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Carros Híbridos

Peugeot-Citroën e Bosch desenvolvem veículo híbrido de ar comprimido

As duas empresas acreditam que a tecnologia vai chegar aos modelos em 2016

 
 
Slideshow
O tanque de ar comprimido está montado junto ao escape e vai até ao centro do veículo

A PSA PeugeotPeugeotPeugeotFrança, 1882 > presente120 modelos
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-CitroënCitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
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e a Bosch desenvolveram um novo sistema híbrido em que as baterias são substituídas por um tanque de ar comprimido. A nova tecnologia híbrida chama-se Air Hybrid e, de acordo com a marca francesa, deverá estar à venda nos seus modelos do segmento B em 2016.

Segundo o grupo francês, o sistema pode ligar o carro por si só, durante curtos intervalos de tempo ou trabalhar associado a um motor de combustão interna. O sistema híbrido pode melhorar a economia de combustível em cerca de 35%. Num veículo como o Citroën C3C3 Gen.2Citroën C3 Gen.2França, 2009 > 2016111 versões
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ou o Peugeot 208208 Gen.1Peugeot 208 Gen.1França, 2012 > presente103 versões
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iria produzir 69g/km de CO2 e consumir 2.9l/100km. Na condução em cidade o sistema pode funcionar com o ar comprimido durante 60% a 80% do tempo. A PSA refere que os veículos com esta tecnologia serão mais baratos do que um híbrido tradicional e têm um custo de manutenção inferior.

O sistema funciona com um motor de combustão interna ligado a uma bomba hidráulica. Mais abaixo, no centro do veículo encontra-se um tanque para o ar comprimido. Durante a travagem a energia é regenerada e é utilizada para comprimir mais ar para o interior do tanque. O sistema funciona automaticamente em modo híbrido abaixo dos 70 km/h. De acordo com a PSA o sistema acrescenta cerca de 100kg ao peso do carro.

Segundo a Bosch o custo do sistema por cada grama de CO2 reduzido é equivalente a um sistema híbrido de bateria.

A PSA não referiu que autonomia terá um veículo com uma carga completa de ar comprimido. Também não foi abordada a questão da existência de qualquer som adicional que o sistema possa gerar no carro. O carregamento da bateria é relativamente calmo, enquanto que um compressor de ar pode ser muito ruidoso.

Esta tecnologia parece oferecer uma vantagem real sobre os sistemas híbridos oferecidos em carros pequenos neste momento. A questão é que a quantidade de energia que pode ser armazenada num tanque de ar comprimido é relativamente finita. Depois de saber o volume de ar que possui é possível calcular a energia. O desenvolvimento das baterias está a acontecer a um ritmo rápido porque são necessárias para os carros, portáteis, tablets, telefones e outros gadgets. Biliões estão a ser gastos para fazer com que as baterias tenham uma densidade de energia melhor. Apesar da tecnologia de ar comprimido da PSA e da Bosch parecer atrativa, neste momento é difícil vê-la como mais do que uma opção alternativa.

Enciclopédia
PeugeotPeugeot

1 comentário

Pneu_Queimado
Tecnologia interessante, é mais uma alternativa que pode e deve ser explorada.
24.01.2013 @ 12:44
Anonymous

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