Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Top 10

Tom Mallett2012-09-06 10:53:09

Os carros mais importantes dos últimos 100 anos

10. Audi Ur Quattro

Integrar tração às quatro rodas num carro normal não é visto como uma novidade nos dias de hoje, mas em 1980 foi revolucionário. A AudiAudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
8213 fotografias
27 vídeos
 iria mudar a forma como as pessoas encaravam a tração integral ao destruir a concorrência com os seus temíveis carros de rali.

Michele Mouton tornou-se a primeira mulher a ganhar um campeonato mundial de rali em 1981 e os carros continuaram a tornar-se mais rápidos. Ao longo da década de 1980 a concorrência tentou recuperar o atraso e em 1986 o Quattro produzia cerca de 600 cv.
 
Porque é que o QuattroQuattroAudi QuattroAlemanha, 1980 > 19915 versões
11 fotografias
2 vídeos
é tão relevante? Não só porque nos deu a tração integral, mas também porque projetou a Audi para a ribalta, uma fabricante que construiu a sua reputação com base num só carro, o Quattro.

Para veres o Audi Ur Quattro em ação clica aqui.

O Audi Quattro com tração integral tornou-se num feroz concorrente das provas de rali

O Audi Quattro com tração integral tornou-se num feroz concorrente das provas de rali

© imagem cedida por: Audi

9. Volkswagen Beetle

A VolkswagenVolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
introduziu o BeetleBeetleVolkswagen BeetleAlemanha, 1938 > 200339 versões
102 fotografias
3 vídeos
em 1938 e o modelo permaneceu em produção até 2003, tornando-se no design produzido durante o maior espaço de tempo da história da indústria automóvel. Não só possuia uma constituição admirável, como foi pioneiro na estrutura de motor traseiro e deu a Dr. Ferdinand Porsche a sua maior oportunidade.

A Volkswagen continuou a refinar o Beetle, e em 1963 equipou-o com um motor a gasóleo de 1.3 litros capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 60 segundos. Por fim, em 2003, a Volkswagen decidiu retirar o Beetle do mercado, tendo o último carro saido da linha de produção no México. No entanto, nesta altura o Beetle já tinha feito mais do que suficiente para cimentar a sua posição na história automóvel.

Este anúncio captava a verdadeira essência do Beetle de uma forma bastante divertida.

O Beetle tornou-se num ícone e não demorou muito a renascer com um look mais moderno em 1997

O Beetle tornou-se num ícone e não demorou muito a renascer com um look mais moderno em 1997

© foto de canteiro, licença: Atribuição

8. Ford Focus 1ª Geração

Neste caso posso até ser um pouco parcial uma vez que já fui proprietário de mais do que um destes carros. No entanto, em 1998, a FordFordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
3718 fotografias
5 vídeos
tinha descarrilado com uma sucessão de modelos EscortEscort (UK)Ford Escort (UK)Reino Unido, 1955 > 20007 gerações
70 versões
28 fotografias
1 video
desinteressantes, insípidos e que prejudicavam a sua reputação. O FocusFocus (UK)Ford Focus (UK)Reino Unido, 1998 > presente3 gerações
370 versões
578 fotografias
veio reacender a chama da Ford.

A Ford redefiniu o que poderia ser esperado de um "hatchback", não só tinha uma boa dinâmica de condução, até mesmo para os padrões de 2012, como também tinha um aspeto fantástico. Para mim foi o Focus que iniciou a longa viagem da Ford de volta ao topo.

Relembra aqui o Focus RSFocus RS WRCFord Focus RS WRCReino Unido, 2001 > presente3 fotografias
conduzido por Colin McRae e Nicky Grist na temporada de 2001 do WRC.

O Focus teve desde o seu lançamento um design jovem, desportivo e dinâmico

O Focus teve desde o seu lançamento um design jovem, desportivo e dinâmico

© imagem cedida por: Ford

7. Renault Espace

A RenaultRenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
inventou um novo segmento com o Renault EspaceEspaceRenault EspaceFrança, 1984 > 20065 gerações
78 versões
99 fotografias
e a marca francesa continua a inovar no que toca a transportar famílias numerosas. O Espace é um monovolume, que quase pode ser considerado elegante e que continuamente nos surpreende com inovações.

A Renault decidiu mesmo integrar um dos seus motores de Fórmula 1 no Espace em 1995. Quantos monovolumes têm sido considerados dignos de tal tratamento pelos seus criadores?

Se não acreditas num monovolume com um motor de F1 então vê este vídeo que o comprova.

O Espace foi pioneiro na sua capacidade de transporte

O Espace foi pioneiro na sua capacidade de transporte

© imagem cedida por: Renault

6. BMW Série 3

Foi um momento importante aquele em que o típico "Mondeo Man" da Grã-Bretanha parou de comprar o fiável FordFordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
3718 fotografias
5 vídeos
e deu uma oportunidade ao BMW de tamanho semelhante. Em 2011, 42.471 unidades do Série 33 SeriesBMW 3 SeriesAlemanha, 1975 > presente6 gerações
953 versões
1566 fotografias
11 vídeos
foram vendidas no Reino Unido, colocando o carro na 6ª posição do top 10 dos carros mais vendidos, enquanto que o Mondeo não figurou nessa lista.

O Série 3 tem vindo a estabelecer novos padrões num dos setores mais importantes no mercado europeu de automóveis. Os relatórios sugerem que a mais recente geração, o F30BMW 3 Series Gen.6 [F30/F31]BMW BMW 3 Series Gen.6 [F30/F31]Alemanha, 2012 > presente115 versões
355 fotografias
1 video
, se vai estabelecer mais uma vez como a referência no setor. Quando se trata de sedans de maior dimensão, a Mercedes pode dominar com o seu Classe SS-ClassMercedes-Benz S-ClassAlemanha, 1972 > presente6 gerações
293 versões
353 fotografias
1 video
, mas a BMWBMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
8471 fotografias
43 vídeos
reescreveu o livro das regras quando se trata do seu sedan compacto de 4 portas.

Para ficares a saber um pouco mais sobre este carro icónico vê este vídeo.

O BMW Série 3 veio desafiar e destronar o Ford Mondeo das listas dos carros mais vendidos no Reino Unido

O BMW Série 3 veio desafiar e destronar o Ford Mondeo das listas dos carros mais vendidos no Reino Unido

© imagem cedida por: BMW

5. Ford F150

A FordFordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
é importante e a pick-up Série FF-SeriesFord F-SeriesEstados Unidos da América, 1948 > presente13 gerações
126 versões
148 fotografias
foi durante muitos anos o modelo mais importante da Ford, contribuindo com mais de metade dos lucros anuais da marca.

Mais de 30 milhões de unidades foram vendidas desde 1949, tornando-o no segundo veículo mais vendido de todos os tempos, logo atrás do ToyotaToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
4570 fotografias
10 vídeos
CorollaCorollaToyota CorollaJapão, 1966 > presente11 gerações
179 versões
108 fotografias
. O F-150 é a variante mais famosa e foi este modelo que representou os valores americanos ao longo dos anos mais pródigos da América na segunda metade do século XX.

Aqui podes aprender mais sobre a história do F-150.

No seu ano de lançamento, 1948, o primeiro Ford F-1 vendeu 289,227 unidades e estabeleceu o recorde de maior número de pick-ups produzidos pela marca americana

No seu ano de lançamento, 1948, o primeiro Ford F-1 vendeu 289,227 unidades e estabeleceu o recorde de maior número de pick-ups produzidos pela marca americana

© imagem cedida por: Ford

4. Toyota Prius

Vários fabricantes têm tentado romper com os métodos tradicionais de propulsão, mas foi o ToyotaToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
4570 fotografias
10 vídeos
PriusPriusToyota PriusJapão, 1997 > presente4 gerações
62 versões
149 fotografias
2 vídeos
que se tornou sinónimo de preocupação ambiental.

O Prius foi alvo de fortes campanhas de marketing com celebridades a abraçar a sua iniciativa "verde" e o Governo do Estado da Califórnia a dar isenção de impostos aos moradores que adquirissem o Toyota.
 
Pode ser difícil alcançar a economia de combustível que a Toyota afirma ser possível, mas nenhum outro carro abraça tão obviamente a cultura e a política da sociedade ocidental moderna.

Este anúncio retrata na perfeição os princípios que levaram ao desenvolvimento do Prius.

O Prius desafiou a hegemonia dos motores a gasóleo e gasolina e continua a simbolizar a consciência ambiental

O Prius desafiou a hegemonia dos motores a gasóleo e gasolina e continua a simbolizar a consciência ambiental

© imagem cedida por: Toyota

3. Mercedes-Benz Classe S

O mundo automóvel espera com a respiração suspensa a chegada do mais recente Classe SS-ClassMercedes-Benz S-ClassAlemanha, 1972 > presente6 gerações
293 versões
353 fotografias
1 video
. Este adota tecnologias que estarão disponíveis em modelos mais comuns no futuro e, geralmente, está no topo da lista das preferências dos executivos.

O Classe S atual, que foi o primeiro carro com infra-vermelhos de visão noturna e os sistemas de pré-colisão da Mercedes-BenzMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
, foi introduzido em 2005 e continua a ser o melhor sedan de grande porte à venda no mercado. O Classe S é importante porque permanece como um sinónimo da mais recente tecnologia.

E se a tecnologia é o que distingue o Classe S, fica a saber um pouco mais sobre as suas caraterísticas e sistemas de segurança aqui.

O Mercedes Classe S é sinónimo de tecnologia e foi pioneiro na adoção do sistema de infra-vermelhos de visão noturna

O Mercedes Classe S é sinónimo de tecnologia e foi pioneiro na adoção do sistema de infra-vermelhos de visão noturna

© imagem cedida por: Mercedes-Benz

2. Issigonis Mini

Alex Issigonis projetou o MiniCooperMini CooperReino Unido, 1961 > 19702 gerações
2 versões
24 fotografias
após a Crise do Suez de 1956 em resposta ao fluxo de "bubble cars" alemães de consumo eficiente que inundaram o Reino Unido. Issigonis rompeu com a tradição ao introduzir o motor de quatro cilindros transversais e a tração dianteira no carro.

O Mini original é importante por uma panóplia de razões. Mudou a percepção das pessoas acerca da tração dianteira no automobilismo, tornou-se num ícone britânico e foi produzido durante 41 anos sem interrupção. Mais importante ainda, a meu ver pelo menos, é que também foi o primeiro carro a não ser direcionado especificamente a uma classe social, uma vez que era adorado por estrelas da música, donas de casa, aristocratas e cidadãos comuns.

aqui como se saíram os Minis em competição no Rali de Monte Carlo de 1965.

O icónico Mini Cooper S venceu quatro vezes o Rali de Monte Carlo entre 1964 e 1967

O icónico Mini Cooper S venceu quatro vezes o Rali de Monte Carlo entre 1964 e 1967

© imagem cedida por: Mini

1. Ford Modelo T

O FordFordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
Modelo TModel TFord Model TEstados Unidos da América, 1908 > 19205 versões
41 fotografias
2 vídeos
é importante não só porque levou o veículo motorizado às classes médias, mas porque mudou práticas de fabrico em todo o mundo, simbolizando, ainda, os sonhos e aspirações da nação que iria dominar o século XX.

O Modelo T foi produzido entre 1908 e 1927, com mais de 15 milhões de exemplares a sair das fábricas de produção do Michigan naquela época. Era capaz de viajar a velocidades de até 72 km/h e podia utilizar diferentes tipos de combustível como o querosene, a gasolina ou o etanol. Em 1920 era vendido por apenas 240 dólares, o equivalente a 4000 dólares hoje em dia. Henry Ford alterou com sucesso a indústria automóvel para sempre.
 
E se te quiseres tornar num expert no que toca ao Modelo T então não percas este vídeo e fica a saber um pouco mais sobre a sua história e até como o ligar.

O Modelo T foi marcou profundamente o início do século XX e o arranque da indústria automóvel acessível às massas

O Modelo T foi marcou profundamente o início do século XX e o arranque da indústria automóvel acessível às massas

© imagem cedida por: Ford

 

Outros Tops que te podem interessar

Os 10 modelos mais vendidos de todos os tempos
  
Os 10 carros com mais quilómetros

Ou então também podes visitar a nossa secção de TOPS onde podes encontrar todas as nossas listagens até à data

Enciclopédia
FordFord
Model TModel T
Model TModel T
Motor
Linha 4
Cilindrada
176 cu in
Velocidade Máxima
42 mph
Transmissão
2, Manual
Potência máxima
20 cv @ 1800 rpm
Carroçaria
Berlina
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
$ 1.042

13 comentários

PedroTurbo
Boa lista, destaco o Beetle, o Mini e o Ford Model T, são carros que deram muito à indústria automóvel e serão sempre os mais lembrados
23.07.2012 @ 18:23
vpafap
Por mim a lista poderia continuar...
23.07.2012 @ 18:45
jorge.machado.7334
Tive um Focus de 1ª geraçao e agora um de 3ª ou 4ª (2007) nao quero outra coisa :D
24.07.2012 @ 13:47
asbo
Faltam os 2cv e as 4L
24.07.2012 @ 14:34
ccarvalhogomes
faltam também os meganes, os mercedes 190, os bmw 530, entre outros, como o ford anglia (o meu pai teve um), os fiat 127, ford capri, fiat 500 e 600.... há muitos que marcaram os 100anos....
24.07.2012 @ 17:48
barrobas
carros que não merecem estar na lista e muitos que faltam, #Boca de sapo" "Arrastadeira", "pão de forma" "2Cv" "Jeep Willys" e tantos outros, deixo uma sugestão gearpatrol.com/2011/12/02/fea...
mais
24.07.2012 @ 21:50
luis.fdefranco
ainda bem que vem finalmente o ford mutang
06.10.2012 @ 00:04
cokeman
1º michelle mouton nunca ganhou um titulo mundial de ralis... 2º entre muitas opções o focus?!?!?!?!? 3º a arrastadeira como primeiro carro de tração dianteira merece por merito proprio um luga...
mais
07.10.2012 @ 16:34
mantaray
Falta o Ford Mustang e o Fiat 500, ícones do mundo automóvel.
08.01.2013 @ 12:00
mantaray
O 2CV e o Citroen DS também.
08.01.2013 @ 12:00
mantaray
O mercedes class S??????? Não sei porquê!!!
08.01.2013 @ 12:01
mantaray
O Focus merece bem. Foram e são carros fantásticos, os melhores do segmento em tudo.
08.01.2013 @ 12:03
joao.m.morgado
Renault 16 Muito à frente da sua época.
08.01.2013 @ 13:38
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10Top 10 Destaques do anoReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria

Enciclopédia

fechar