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Tal como previsto, o Mercedes-Benz W196R de 1954Mercedes-Benz W196 Motort...Alemanha, 1954 > 195515 fotografias
com que Juan Manuel Fangio venceu os Grandes Prémios de França e da Alemanha em 1954 estabeleceu um novo recorde de preço de um carro vendido em leilão. No leilão de Bonhams o carro de Fangio foi arrebatado por um preço final de 22.7 milhões de euros. Este foi também o preço mais elevado alguma vez pago por um carro de corrida e o mais elevado de sempre pago por um Mercedes-Benz.
Fangio venceu o seu primeiro Campeonato de Fórmula Um ao volante do Mercedes W196R naquela temporada. O carro vendido é o único Silver Arrow do pós-guerra em propriedade privada e um dos dez carros ainda existentes dos 14 produzidos. A Mercedes é proprietária de seis dos W196R e os outros três estão em coleções de museus.
"Se estivesse aqui hoje, Fangio iria abanar a cabeça e esboçar um sorriso. Ele era um homem humilde, originalmente um mecânico de uma cidade produtora de batatas na Argentina, e nunca se esqueceu das suas raízes enquanto piloto, era simplesmente um génio... Como homem não tinha inimigos, foi universalmente amado, mesmo por aqueles que ele vencia regularmente na pista", referiu Doug Nye, um historiador de corridas que pesquisou o carro para Bonhams.
O W196R era o carro de Fórmula 1 da Mercedes da temporada de 1954. Um carro especial de aerodinâmica foi construído para a corrida de alta velocidade em Reims, em França. Os restantes veículos tinham uma carroçaria convencional. O design foi basicamente transitado para a temporada de 1955, mas com uma distância entre eixos mais curta. Os carros ganharam títulos consecutivos em 1954 e 1955 e Fangio conquistou ambos.
A Mercedes doou este carro ao Museu Automóvel Nacional em Beaulieu, em Inglaterra, em 1973, e o museu vendeu-o em 1980.
O Mercedes não chegou a estabelecer o recorde alguma vez pago por um carro. No verão passado, um comprador pagou num leilão 26 milhões de euros por um Ferrari 250 GTOFerrari 250 GTOItália, 1962 > 19646 fotografias
que foi originalmente encomendado por Stirling Moss, mas que nunca foi conduzido por este devido ao acidente que pôs fim à sua carreira.
Para conheceres alguns dos carros mais caros vendidos em leilão consulta a galeria abaixo:
Leiloado pela Gooding & Company em 2011 em Pebble Beach, o carro obteve uma licitação de 8.2 milhões de euros e não só é o Duesenberg mais caro vendido num leilão, como também foi até recentemente o carro americano mais valioso no mundo.
Em 2008, este carro recebeu num leilão uma licitação recorde de 8.6 milhões de euros. O locutor de rádio britânico Chris Evans comprou o carro e posteriormente ele apareceu num episódio do Top Gear e foi conduzido por James May.
Este 1968 Ford GT/Mirage vendido por 8.8 milhões de euros no leilão RM Monterey a 18 de agosto de 2012, o valor mais elevado pago em leilão por um carro americano. Foi um dos três primeiros carros a envergar o azul e laranja da Gulf. Estreou como Mirage, empresa que construía carroçarias aerodinâmicas para os GT40 e que foi a primeira a usar fibra de carbono. Foi usado para filmar o filme Le Mans.
O Type D é reconhecido pela sua tecnologia avançada, à frente do seu tempo e em muitos aspectos semelhante aos atuais carros de corrida modernos. Um dos cinco Auto Union D-Type que ainda existem foi colocado a leilão em 2007, o seu valor foi estimado em mais de 9.6 milhões de euros, mas nenhum comprador foi encontrado.
O Ferrari 340/375 MM Berlinetta de 1953 com uma carroçaria da Pininfarina foi vendido por cerca de 9.9 milhões de euros num leilão na Suíça. Este é o único Ferrari conhecido que foi conduzido por três Campeões do Mundo durante a sua carreira competitiva - Alberto Ascari, Nino Farina e Mike Hawthorn.
O Bugatti Royale é um dos modelos mais cobiçados do mundo por causa da sua singularidade e design. Uma das suas versões, o Kellner Coupe foi vendido por cerca de 12.6 milhões de euros em 1990. Desde então, têm sido raras as ocasiões em que foi visto.
Em 2011, o 250 Testa Rossa estabeleceu um novo recorde para a Ferrari, ao ser vendido por uns inacreditáveis 13 milhões de euros num leilão na Itália.
Conduzido em 1954 e 1955 por Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, este carro venceu 9 das 12 corridas em que participou e conquistou os dois campeonatos com Fangio ao volante. Em 2013 o W196R de 1954 foi vendido por 22.7 milhões de euros, o preço mais elevado alguma vez pago por um carro de corrida e o mais elevado de sempre pago por um Mercedes-Benz.
Em 2010, este carro recebeu uma licitação na Califórnia, de aproximadamente 32 milhões de euros e tornou-se no carro mais caro alguma vez vendido num leilão. Este carro extremamente raro é admirado pela sua beleza e um outro semelhante é propriedade do estilista Ralph Lauren.
Os 40/50 hp com o chassis número 60551 recebeu a alcunha de "Silver Ghost", um nome que viria a identificar o modelo completo. Ficou famoso pela sua fiabilidade construindo o nome da Rolls-Royce. Este carro específico foi segurado pelo montante de 28 milhões de euros em 2005 e, recentemente, por 46 milhões de euros. Um preço de venda é desconhecido.
Apesar de nunca ter sido vendido e estar até hoje nas mãos da Mercedes-Benz, o valor do Uhlenhaut Coupé é uma questão de especulação. Que seria estratosférico se vendido é no entanto certo. Inalcançável, da era mais bem sucedida da Mercedes em competição, alguns especialistas sugerem um valor de leilão a rondar os 40 milhões de euros.
O carro mais valioso do mundo. Conduzido por Stirling Moss,ganhou em 1955 as míticas Mille Miglia e Moss tê-lo-á chamado o "melhor carro de corrida alguma vez produzido". Nunca foi vendido e permanece propriedade da Daimler AG. O seu valor pode apenas ser estimado, mas pode-se esperar que bata todos os recordes assim que vá a leilão.
EnciclopédiaMercedes-BenzW196W196 Motortyp 196 | Motor Linha 8 Cilindrada -- Velocidade Máxima 149 mph Transmissão 5, Manual Potência máxima -- Carroçaria -- Combustível -- Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |